O CANAL DE NOTÍCIAS DE TODO AVENTUREIRO

kit-aventureiro

sexta-feira, 10 de julho de 2020

EDIÇÃO #016 - GATOLINO NOTÍCIAS

Gatolino 



A COMIC-CON DO MDM FOI UM SUCESSO!

Salve Aprendizes e Aventureires, 

O R.P.G. Mestre dos Magos realizou seu primeiro evento, que foi maravilindo! Começou no sábado, 27/06, e foi até o domingo, 28/06. Foi o dia INTEIRO, contando com 15 mesas de diversos sistemas! Como D&D 5e, Mutantes e Malfeitores, Call of Cthulhu 7e, 3D&T e diversas outras!

Nas colunas, temos mais uma incrível do Alexandre Soares Lee, hoje sobre Lendas Urbanas nas histórias de RPG! E recebemos duas pessoas do nosso Instagram para falar sobre RPG aqui no jornal. Está tudo muito fantástico! Não deixe de conferir logo abaixo no Tópico 4!

Quero fazer um convite honroso para você, que tem algo interessante pra falar do universo RPGista e acha que daria uma boa coluna, entre em contato com o Gamaliel, a Pamy ou o LASANHA para escrever no nosso jornalzinho! O Gatolino Notícias está precisando de você para ser um colunista convidado!

Esta edição foi escrita por mim, supervisionada pela Pamy, pelo Gamaliel e pelo LASANHA. Diante mão estou feliz pois eles não atrasaram o meu XP que vale mais que a Bitcoin Cash!

Tópico 1. Iniciantes e Eventos

O Chuvi  realizou uma aula para iniciantes do sistema de RPG ESOTERRORISTS! Isso mesmo, aquele mesmo sistema que inspirou o podcast do youtuber Cellbit! Nessa aula o Chuvi explicou tudo sobre o sistema, desde o universo, criação de ficha e mecânicas.

O Dan464  realizou uma aula do nosso tão querido D&D 5e! Nessa aula ele ensinou "como levar a sua ficha ao extremo" falando sobre as classes, raças e tudo que você precisa saber para montar e trazer imersão e personalidade ao seu personagem.

Yori  trouxe algo muito interessante para os iniciantes também, algo "light", simples e que todos precisamos praticar em algum momento, a interpretação, imersão e como transformar a sua jogatina em algo mais "leve".

Realmente essas semanas nós tivemos alguns mistos de regras de sistemas e ajuda com reinterpretação, mas falando em sistema, o Adriano fez uma aula de iniciantes falando sobre o sistema GURPS, montar a ficha, o combate e tudo que você, aventureiro precisa saber!

Tópico 2. Notícias Gerais

No dia 26 de junho foram abertas as inscrições para o MDM Con, o evento dedicado a one-shots e com o intuito de mostrar a todos como nós podemos movimentar o servidor quando queremos 
O evento durou 2 dias e contou com 15 mesas! Isso mesmo, 15 one-shots! Nós agradecemos de coração à todos os envolvidos, players e narradores.

A forja de relíquias foi aberta! Caso você tenha alguma ideia para relíquia preencha o padrão que está encontrado no forjadereliquias para poder contribuir para as relíquias de eventos do servidor! E de bônus ganhar o cargo criador/escritor como uma forma de mostrar que nós reconhecemos a sua criatividade 

No dia 1 de junho nos tivemos uma live de Call Of Catchullu com o nosso querido Jorge Valpaços! Espera, você não sabia sobre a nossa twitch tv? Então por favor venha da uma olhada https://www.twitch.tv/mestre_dos_magos_rpg (lembrando que você também saberá quando está tendo live no avisos-do-reino)

Tópico 3. Entrevista

O corpo administrativo adverte: Procure não fazer piadas com outras pessoas, as vezes é engraçado para você mas não ao próximo, não exponha as pessoas ao ridículo.

A entrevista de hoje será algo bem interessante, ela abriu um tempinho da sua agenda para bater um papo conosco e esse foi o resultado! Com vocês a atual dona do servidor @Madeline Ford !

PERGUNTA #1: Como você descobriu o RPG de mesa e entrou para o mestre dos magos?

RESPOSTA #1: Eu conheci graças ao meu irmão mais velho, ele queria jogar e não tinha mestres, então eu decidi narrar pra  ele e pros amigos dele. Foi super divertido! Não tinha nada, só eles jogando com os personagens preferidos deles de anime deles em um mundo caótico.
Conheci o   mestre dos magos no inicio dele, pelo face, numa das lives do Jonas. Ele era super divertido e todos gostavam de ouvir ele narrar e acabei me apaixonando pelo server e cá estamos!

PERGUNTA #2: Como você cuida da imagem do servidor para as pessoas que vem de fora?

RESPOSTA #2: Cada um tem sua própria imagem daqui! O server tem muitas historia boas e ruins como qualquer outro lugar. Acho que isso é bem relativo, porque o que eu faço na parte externa e convidar as pessoas para tirar suas próprias conclusões sobre o mdm.

PERGUNTA #3: O que mais você faz além de cuidar do Server? Tem algum hobbie?

RESPOSTA #3: Eu tenho uma vida kkkkkkk. Eu estudo, trabalho, saio, cuido da pequena Sophia... Jogo, cuido de outros server, hmmm, faço live, coisas assim.

Tópico 4. Espaço livre

Lendas Urbanas nas histórias de RPG
- Por Alexandre Soares Lee

Lendas Urbanas nas histórias de RPG
“Dizem que após um ataque do Pérola negra ninguém sobrevive!
- Se ninguém sobrevive quem conta a história?
“Sparrow, Cpt Jack – A maldição do Pérola negra”

Lendas Urbanas, Creepypastas ou as histórias de velhos bêbados da taverna. Histórias de terror assim como os romances épicos são contadas em todos os cantos, passados pelo conhecido “boca a boca”. 

Todo mundo já ouviu uma história de terror que não estava num livro. Não importa o idioma, cenário ou época. Um exemplo? Voce já ouviu falar da lenda da Hanako? Segundo a lenda ela era uma menina que estava brincando de esconde e esconde, entrou no terceiro banheiro e de lá nunca saiu. Seu espírito assombra os banheiros daqueles que ousam pronunciar seu nome 3 vezes. Talvez agora você tenha já ouvido falar dessa história correto? Sim Hanako San é o nosso equivalente a loira do banheiro. Ou seja não existe uma lenda que não possa ser adaptada. Mas existem algumas peculiaridades em lendas Urbanas que foi corrigido nos textos de algumas creepypastas que vamos deixar aqui para você tanto desenvolver suas histórias como quem sabe criar a sua própria lenda urbana.

Para inicio vamos explicar um fato que fica na duvida de muitos. Qual a diferença entre Creepypasta e lenda Urbana? Nenhuma. Alguns vão dizer que elas são diferentes por X ou Y motivos. Mas na realidade o que as difere são apenas a forma como são contadas. Creepypastas são histórias da internet e lendas urbanas costumam ser mais locais. Mas como visto com o exemplo da loira do banheiro ou país muda, mas as regras das lendas não. Dito isso vamos aos pontos para intensificar uma boa lenda urbana em qualquer cenário de RPG.

1° Ponto – o Inicio.
Toda história tem um inicio. Entenda isso, eu disse “Inicio” não começo. Esse é um fator bem interessante que essas lendas nos mostram. Voce pode até descobrir aonde tudo se iniciou, mas saber como tudo começou pode ser o grande ápice para os jogadores. 
“Começou nos arredores daquela floresta, sempre tinha alguém que dizia ter visto um homem alto, vestido de forma elegante. As crianças era as que mais falavam dele. Diziam que ele ficava em suas janelas como se as estivesse observando, mesmo seu rosto não tendo olhos. A maioria dizia que eram história para assustar crianças. Até as mesmas começarem a sumir somente deixando desenhos de um homem alto para trás”

O trecho acima é uma elaboração da famosa lenda do Slender Man. Você pode iniciar a história como uma investigação, aonde seus jogadores vão aos poucos descobrindo sobre a lenda local, aonde os fatos são confundidos com crendices populares o que nos leva ao próximo ponto.

2° ponto – Rituais.
“NÃO olhe diretamente para qualquer um dos dois espelhos. Não deixe que a vela apague”
- Trecho do Ritual dos três Reis
Lendas Urbanas as vezes começam porque alguém resolveu fazer algo que não devia. Se você tem alguma familiaridade com terror com certeza já deve ter ouvido falar do ritual do copo, ou da tabua ouija. Eles são bons pontos iniciais. Mas até ai o cinema já explorou por demais isso. Se você está lendo esse artigo quer idéias tanto para um RPG medieval quanto para algo contemporâneo. 

“Ele deixou uma nota que dizia: 4° andar, 2° andar, 10° andar, 5° andar, espere ela entrar, 1° andar. Fazem 10 anos que ele fez esse ritual. Ainda tenho a gravação dele saindo daquele elevador. Mas nunca descobri realmente aonde o mesmo parou.”

Acima fiz uma pequena adaptação da creepypasta do ritual do elevador. 
De certa forma você como narrador pode adaptar o ritual de varias formas, tanto fazendo os jogadores descobrirem o ritual como eles estando no mesmo mas existe um ponto muito importante que abordaremos a seguir que faz todas essas lendas se tornarem tão populares.

3° ponto – Individualidade.
Não importa a lenda urbana ou creepypasta. Todas elas têm suas características que afetam um individuo. Ou você já ouviu falar de alguma lenda urbana que ataca um grupo? 
“Eu estou te dizendo que eu vi. Ela só tinha metade do corpo, carregava uma foice em uma das mãos e se arrastava muito rápido pelos cotovelos! Corri como nunca pela minha vida. Só conseguia ouvir duas coisas. As batidas do meu coração que estavam aceleradas e o som dos cotovelos dela quando batiam no chão TEC. TEC. TEC. TEC” 

Tec Tec – lenda urbana japonesa 

E é com esse ponto que lhes ensino o fato primordial de uma lenda Urbana no RPG. Não importa a história que você use. Quando for apresentar ela a narre para cada jogador de forma individual. Faça com que cada um deles passe pelo medo de enfrentar o desconhecido sozinho. Tendo que descrever ele mesmo para o resto do grupo o que ele viu ou o que sentiu ao enfrentar a entidade.

Lendas urbanas e Creepypastas são uma grande fonte de inspiração para tanto enriquecer seu cenário, como ser o antagonista da sua história. O segredo para você cativar seus jogadores estará na descrição.

Escola da Ladinagem 
- Por Lance Lancastle

Olá meus caros aventureiros, me chamo Lance Lancastle, sou um hallfling, e estou aqui hoje nessa coluna muito bem conhecida em Forgoten Helms, no Gatolino Notícias, porque em um mundo desses, onde perigos se escondem a cada esquina, devemos estar sempre preparados, e em todos os grupos sempre é necessário aqueles que sabem aquela malandragem, aquele linguajar estranho das ruas, se você é essa pessoa ou deseja se tornar essa pessoa, então pegue sua adaga, prepare suas ferramentas de ladino, destranque a porta de seu interesse e prepare seu ataque furtivo, aqui na coluna do gatolino notícias teremos uma breve experimentação de nossas valiosas lições, não perca seu teste de percepção e não deixe de ler as lições de Lance Lancastle, da escola de ladinagem e nunca desista de uma boa empreitada, afinal sempre podemos tirar proveito de toda e qualquer situação e informações, então boas aventuras e boa sorte, pois todos nós precisamos... 

ABRAM OS PORTÕES!
-Por Magnus Kishikawa 

2020. Um ano de grandes e muitos desafios. Em todos os sentidos. Olhar para dentro e escutar o coração, ou melhor, olhar para dentro e ver aquele personagem especial que reside em você. Este, é aquele momento da história em que o personagem tem um conflito interno, talvez não explícito, mas tem. Aquele momento em que não é apenas o personagem que se desenvolve, mas o jogador e o mestre. Muitas coisas estão acontecendo, e queria falar sobre uma que me provocou recentemente. 

Meu tio, gosta de RPG também, e me mandou um dia desses um meme, como todo bom amigo rpgista faz de vez em quando com seu parceiro. Falava sobre os jogadores antigos serem muito mais divertidos pelo fato de simplesmente entrarem na Dungeon e meter o pau no necromante e nos goblins. Isso, bem, era até que engraçado. Mas a outra parte do meme dizia sobre os jogadores atuais serem entediantes por quererem deixar mulheres e todos os tipos de pessoas participarem da mesa. Mas isso não é algo entediante! Isso, é deixar pessoas conhecerem umas às outras. Isto é, fazer um laço que estava desamarrado sem motivo, é a simples química de Gimli e Legolas, se vocês me entendem. Isto é, aquela fala que todos já ouviram em uma história ou em um filme meio rpgístico: ABRAM OS PORTÕES!

Vamos gente, qual o motivo de não deixar esses "NPCs" tão diferentes e que merecem ser acolhidos por todos e com igualdade participarem das mesas? Mais uma cerveja, por favor!

E é isso aí, erguemos as canecas todos juntos, pois quanto mais canecas, mais mãos para erguerem este vasto mundo de RPG que irá crescer como um carvalho pelos anos! 

A sua saúde, e カンパーイ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

      Agradecemos a todos por lerem nossas colunas.