AGORA O GATOLINO NOTÍCIAS TEM UM SITE!
Salve Aprendizes e Aventureires,
É isso mesmo, fizeram um site para o Gatolino Notícias, devo confiar a vocês que levou um mês e algumas semanas para ser finalizado. Então já peço com muito carinho que confiram como está lá. Espero que gostem como eu gostei, todas as edições estão no site. Inclusive todas as próximas edições serão publicadas lá. Por isso estou implorando para vocês irem ver, pois lá dá pra comentar, fazer um feedback legal e miau!
Vai ser uma honra ter você por lá meus adoráveis Leitores do Reino!
Eis o link: https://gatolinonoticias.blogspot.com/
Entra mesmo!
Além disso, devo lhes informar que nós estamos tendo lives com dias e horários fixos! Todas as quartas-feiras, sextas-feiras e domingos a partir das 20:30 (Horário de Brasília) na nossa Twitch: https://www.twitch.tv/mestre_dos_magos_rpg Inclusive, abrimos até um novo tópico sobre vocês mandarem alguns memes das lives para mim, e na próxima edição eu postar aqui no Gatolino Notícias como sua autoria. Veja mais no novo Tópico 5.
Também no decorrer da semana tivemos um dia muito importante, o Dia dos Pais, onde vimos um texto da Staff do MdM que dizia que pai nem sempre é aquele que nos gera, mas também aqueles que nos criam quando os pais se afastam, e que nós jogadores de RPG devíamos conduzir nossos filhos para esse grande hobby do RPG e fazer com que eles se divirtam e sejam amados!
Hoje temos cinco colunas incríveis! "RPG como ferramenta de criação compartilhada, pelo Bruno Fasanaro - 'Fasa'", "Contar e encantar, pelo Jean Carlo", "TTRPG: A popularidade de D&D e seu efeito nas mesas, pelo Leandro Fogaça", "Ladinagem, pelo Lance Lanclaste" e "De anotações a ficha, pelo Magnus Kishikawa"!
A entrevista de hoje é com um Pupilo, imagina quem seja?! Confira no Tópico 3.
Quero fazer um convite honroso para você, que tem algo interessante pra falar do universo RPGista e acha que daria uma boa coluna, entre em contato com o Gamaliel, a Pamy ou o LASANHA para escrever no nosso jornalzinho! O Gatolino Notícias está precisando de você para ser um colunista convidado!
Esta edição foi escrita por mim, supervisionada pela Pamy, pelo Gamaliel e pelo LASANHA. Diante mão estou feliz pois eles não atrasaram o meu XP que vale mais que todo o dinheiro do dono da Amazon, Jeff Bezos!
Tópico 1. Eventos e aulas
A programação favorita dos mestres do servidor do Mestres Dos Magos voltou, isso mesmo uma Conclave Dos Magos! A mesa redonda dos narradores de rpg de mesa. Agradecimentos destinados ao nosso pupilo LiTTyy e o Arauto Criativo Ace WarlocK!
Décadas se passaram e nós não tinhamos eventos por aqui... até agora! 3 eventos seguidos rapazeada! Chuvi realizou um evento de portador da relíquia com o sistema Kult: Divindade Perdida, logo em seguida Tales S. preparou um evento de faixa etária livre do sistema de rpg Hora de Aventura RPG! O último dessa rajada de eventos foi fechado com chave de ouro com uma batalha de grandes heróis narrada pelo IANNK.
Miawzawa deu uma aula de 3D&T onde contou sobre os cenarios que podem ser inseridos nesses sistema maravilhoso. 3D&T nunca enjoa!
A criação de fichas pode ser algo complicado para os novatos, mas por sorte o Smyte Rock nos ensinou sobre montagem do personagem em uma aula de iniciantes!
Uma aula dinâmica é sempre boa não acha? tixa_henrique Explicou sobre a evolução do D&D entre as edições e bateu um papo com todos os presentes.
Muitos narradores tem muita dificuldade em certas coisas como administrar os temas ou a narração na hora do combate e por sorte (mestre) luther fez uma aula completa abordando esses e outros assuntos muito importantes para guiar os mestres novatos. Dale Luther!
Hey, você! Já ouviu falar da Iniciativa Iniciantes? Agora vai ouvir! todas as Sextas-feiras mesas que acontecem no mesmo horário para ensinar como Jogar RPG ou algum sistema. Faça a sua pré-reserva e venha jogar Starfinder ou Cthullu Dark: Almas Torturadas ou The Esoterrorist 2E: Operação Chifres. Só o melhor para vocês :heart:
Aqui dúvidas não tem vez! Fungo fez uma aula de iniciantes ensinando o básico do básico para ensinar e mostrar a magia do rpg de mesa. "CHEGA DE FULERAGEM".
Sabe o que é uma sessão zero? Não gosta da ideia? Nós podemos mudar isso e com "nós" quero dizer a nossa +Orion com a sua aula "milagres da sessão 0".
Bora passar umas noites sem dormir? Bora! Por que vamos estar jogando Vampire the Masquerade 5e com o TIO ROB (Alt+F4) [MVP] ASP e o Ace WarlocK depois da aula sobre tudo o que você precisa saber de narrações de terror.
Dattebayo ninjas de todas as idades! O Ruan Fernandes ensinou a como jogar Shinobi no Sho. Bora proteger a nossa aldeia!
O microfone as vezes está ruim e isso é o maior medo dos jogadores de rpg nesse período de pandemia, mas o rpg de texto está aí para esses casos. Ignus nos mostrou que isso é possível e deu algumas dicas para te ajudar na sua primeira mesa de rpg textual.
Todos adoramos o D&D 5e, mas que tal falarmos do avô maneiro dele? O D&D 3.5! tixa_henrique ataca novamente com uma iniciantes introdutória com D&D!!!
"Pathfinder 2e é um sistema de rpg ao 2d20 system que se assemelha ao Dungeons and Dragons". Isso chamou a sua atenção não chamou? Hehe venha participar das aulas do Dilson e conheça um pouco mais desse sistema tão criativo!
Tópico 2. Notícias Gerais
A administração é uma trabalho árduo e é necessário pessoas muito qualificadas para isso. Ninguém é mais qualificado para isso do que a nossa LuNa 15🌙 e o nosso menino Frost!!! Dale
Agora o R.P.G Mestre Dos Magos tem um site! \o/ um oferecimento da equipe de mídias sociais
Segue o link: https://gatolinonoticias.blogspot.com/
Agora nós temos lives com dias e horários fixos! Todas as Quartas, sextas e domingo a partir das 20:30 (horário de Brasília) na nossa Twitch: https://www.twitch.tv/mestre_dos_magos_rpg
(Esse texto foi realizado pelo Gamaliel em homenagem ao Dias dos pais 09/08).
Texto do Dia dos Pais
O pai nem sempre é aquele que nos gera, às vezes é aquele que nos cria, às vezes os avós e os tios podem fazer o papel de pai, assim também como mãe pode fazer papel de pai. Aquele que cria como pai dá exemplo, é uma coisa maravilhosa, mais maravilhosa que qualquer sessão de RPG ou acerto crítico. É muito bom contar com quem cuida de nós e estar do nosso lado nos dias tristes e também nos mais felizes de nossas vidas. Enfim, desejo hoje um Feliz Dia dos Pais! Que futuramente quando formos pais, possamos conduzir nossos filhos para esse grande hobby do RPG e fazer com que eles se divirtam e sejam amados!
CONHEÇA AS MOEDAS DE EVENTOS
A função das moedas de evento é proporcionar uma compra de relíquias, utilizando um mercado digital, que possui dinheiro virtual como forma de compra de relíquias.
O dinheiro virtual é ganho com mérito e presença na mesa.
Sem nenhuma ligação monetária com outras Moedas digitais.
Mercado de relíquias
Está localizado no salão de eventos aonde pode se ver a raridade,custo,criador etc...
Preços/Premiação
- preços
Relíquias comuns: 5
Relíquias incomuns: 10
Relíquias lendárias: 15
- Premiações:
Jogador premiado e narrador: 5
Participação na mesa do evento sem má etiqueta: 1
Função
Compra de Relíquias que podem ser utilizadas em mesas que os mestres permitirem.
Responsáveis
Equipe de eventos
Lara
Raposa
CueioZinho
Equipe de Relíquias
Gsp
🌑 Riku 🌕
m o o n
Tópico 3. Entrevista
Respeito e civilidade são mandatórios em todas as interações no servidor. O seu direito termina onde o do próximo começa, não confunda liberdade de expressão para violar o direito do próximo.
PERGUNTA #1: Como foi a sua primeira experiência como rpg de mesa e como conheceu o Mestre Dos Magos?
RESPOSTA #1: Bom... A minna primeira experiência com rpg de mesa foi com meu primo. Ele ja jogava a um tempo, e eu tinha acabado de descobrir o universo de RPG então pedi para ele narrar uma aventura. Ele costumava jogar como jogador, mas ficou disposto a narrar uma campanha presencial. Chamei alguns amigos da minha escola, que até então não tinham conhecido o rpg de mesa, apresentei a eles e convenci eles a jogar. A sessão foi bem divertida, uma pena que a mesa não continuou, somente jogamos mais duas sessões após a primeira. Realmente gostei da experiência então decidi continuar, e de cara fui narrar uma campanha para os mesmos amigos. Infelizmente por conta da pandemia do COVID-19, a mesa foi interrompida, então a alternativa que eu tive para não abandonar o RPG foi jogar pelo aplicativo discord. Tempo depois cheguei a conhecer a comunidade Mestre dos Magos.
PERGUNTA #2: Como entrou para a staff do Mestre Dos Magos?
RESPOSTA #2: Eu entrei para a staff do Mestre dos Magos após realizar a entrevista do GM Riku. Desde que eu entrei no servidor, me interessei bastante por conta da organização e compromisso com a comunidade. Então, ciente que eu era capaz, juntamente com a vontade de puder contribuir ao servidor, resolvi fazer a entrevista para tentar entrar na Staff.
PERGUNTA #3: Quais as suas tarefas aqui no server?
RESPOSTA #3: Bom... A minha tarefa no Mestre dos Magos é forjar reliquias, que podem ser utilizadas em eventos, oneshots divulgadas no servidor(caso haja consentimento do mestre) e em outras circunstâncias.
.
PERGUNTA #4: Você foi o criador das novas "moedas de evento" aqui do servidor? De onde tirou essa ideia?
RESPOSTA #4: Sim, eu idealizei o sistema de moedas do Mestre dos Magos e a loja de relíquias. Eu basicamente havia entrado a pouco tempo na staff, então pensei em ideias legais para inovar, eu ja guardava a ideia a um certo tempo.
PERGUNTA #5: De onde tira inspirações para as suas relíquias?
RESPOSTA #5: Bom... Eu geralmente tiro um tempo para pensar em ideias legais. Geralmente costumo ficar um tempinho olhando imagens legais de RPG no aplicativo "Pinterest", que também me ajuda bastante, e faz as ideias fluirem.
Tópico 4. Espaço livre
RPG como ferramenta de criação compartilhada
- Por Bruno Fasanaro - “Fasa”
Como o título dá o spoiler vamos falar de como usar RPG para integrar uma equipe, amigos
e aquele jogador que não pensou em escrever um background então seus pais estão mortos
e ele espera na taverna. (Quem nunca?) É comum para a pessoa que assume o posto de
DM, principalmente nas aventuras prontas, que venham a apresentar um universo novo de
imaginação e aventura, com todo seu esforço e amor, com o objetivo de obliterar o grupo ou
mesmo contar uma boa história. Por isso, as vezes, caímos na armadilha e a aventura fica
mais “nos trilhos” tirando a possibilidade dos jogadores se expressarem e contribuírem com
a criação, vamos então às dicas de como criar um melhor sinergia. (Contagem de
buzzwords: 1)
- Escolha compartilhada de um sistema e de regras da casa. Às vezes as pessoas só
queriam ir pro espaço e você apareceu com aquela aventura super produzida de Call of
Cthulhu na qual aprendeu a envelhecer papel e aplicar lacres de cera (não, é só um cisco no
olho). Briefing é super importante, em eventos um pouco menos já que a maioria dos jogos
vem com o sistema e proposta prévias, mas com os seus amigos é bom perguntar antes de
tirar do chapéu aquele Warhammer 40K que só você gosta. (ah não, o cisco voltou)
- Ficha, a carta de amor do jogador. Eu gosto muito desse conceito, vi pela primeira vez
com o Marcelo do podcast Vozes da Terceira Terra. É basicamente adequar a aventura e
ficha dos jogadores. O Bardo colocou lábia no talo? Coloca um NPC com uma informação
útil. A maior skill do Clérigo é religião? Então ele sabe como parar o ritual maligno. Eu sei, é
uma dica simples, mas seguindo o método por vezes a aventura quase se escreve sozinha e
integra melhor o personagem ao Storytelling.
- Exercício de interpretação. Quer engajar aquele jogador que é mais quieto? Sabe o cara
da estalagem que não tem nome, passe para o jogador um papel com uma descrição de
personalidade, algo simples como uma cacoete, aparência, ou o Ivo Holanda e 3 rumores da
cidade e peça para ele interpretar esse personagem, mediante propina claro, no meu caso
normalmente ofereço 1d6 para adicionar as rolagens. Nem sempre funciona, mas sempre
deixa a mesa mais divertida. (Contagem de buzzwords: 4)
- Criando com os jogadores. A melhor coisa que pode acontecer para a criação
compartilhada e quando os jogadores “adotam” alguma coisa, pode ser uma cidade, NPC,
ou mesmo um plano. Independente o que for, de um pouco de liberdade para customização
fazendo perguntas como “dê um nome para a cidade”, ou “como era o criador dessa guilda”
e deixe que possam tirar algum proveito. Por exemplo o templo fornece 1d4 poções, NPC
alquimista pode ceder um frasco de fogo grego, o anão resgatado volta como amigo e se
torna o ferreiro da cidade.
Essas dicas são mais gerais, mas com criatividade as possibilidades se tornam infinitas,
sinceramente espero ter deixado suas mesas mais divertidas e inclusivas. Bons jogos.
Bruno, o “Fasa”
Contar e encantar
- Por Jean Carlo
Sempre fui apaixonado por RPG no geral. Boa parte da minha infância foi dedicado aos RPGs eletrônicos. Na adolescência, eu vi pela primeira vez uma mesa de RPG. Não tinha entendido nada, mas parecia incrível.
Quando cheguei a fase adulta, criei coragem e chamei alguns amigos para jogar. Sistema próprio. Todo desbalanceado. O único resultado foi a diversão e semanas de risadas.
A partir daquela experiência, decidi sempre querer mestrar. Mesmo sem saber nada e sem conhecer algum sistema, eu me encantava ao criar histórias e ver os jogadores atravessando-as de forma imprevisível.
Mas minha maior frustração foi ver que muitos dos jogadores com quem joguei não gostavam de interpretar. Eu tentava guiá-los, mas sem sucesso. E este é o ponto que mais me surpreende neste mundo.
Mesmo sendo um iniciante, eu percebo que a melhor experiência que provém de uma mesa, é quando todos, sem pensar no mundo exterior, assumem as funções que lhes são dadas na ficha, e se moldam nesta nova aventura. Um mestre criativo e bom narrador é sempre fundamental, mas jogadores que interpretam e encenam, são mágicos.
A todos os jogadores, peço que saiam de si e tragam seu lado ator/atriz em cena. Sejam parte das histórias, sejam presentes em cada mundo. Vivam cada conto e encantem cada momento.
TTRPG: A popularidade de Dungeons and Dragons e seu efeito nas mesas
- Por Leandro Fogaça
Para aqueles de nós que desbravaram garagens e mesas de cozinha no início dos anos 90 com lapiseiras Pentel e livros fotocopiados de forma clandestina em alguma Xerox de escola, reconhecer a imensa popularidade que o RPG Dungeons and Dragons atingiu nos últimos cinco anos causa certa estranheza, uma mistura de sensações como orgulho hipster (tipo “eu era cool antes dessa hype toda”) e certa claustrofobia (“quem é essa gente toda aqui?”). Mas é inegável: para um pequeno hobby que foi perseguido como satanista pela onda conservadora que tomou força após os loucos anos 70, ver D&D alcançar o estrelato trazendo celebridades como Vin Diesel ou Jon Favreau em seu encalço, dentre tantos outros, é certamente uma surpresa (de Rage Against the Machine a Stranger Things, a lista de entusiastas é imensa).
Mas não é uma surpresa para as mentes criativas responsáveis por esse sucesso. Mike Mearls, Chris Perkins e os executivos da Wizards of the Coast celebraram em 2019 o maior momento do jogo desde sua criação, e estar na sua melhor forma aos 50 anos de idade não é para qualquer um. Afinal, foram 5 bilhões de minutos assistidos via streaming de algum jogo de D&D em 2019 – e pensar que o salto do ano anterior foi de 60% só nos faz imaginar qual seria o fechamento desses números em um ano de quarentena e confinamento como esse 2020. Poderemos conversar especificamente sobre esse lado da expansão comercial de D&D no mercado de games em um futuro artigo – avise o Gatito se esse tema (ou outro!) interessa a você.
O que eu quero hoje é convidar o leitor para uma reflexão sobre os impactos dessa explosão de popularidade do D&D na prática e como isso afeta as nossas mesas de jogo. Vamos lá?
Não pretendo me aprofundar nesse tema aqui (se você é um critter como eu e quer ver no Gatito um artigo sobre esse fenômeno, avisa a gente!), mas reconhecer o alcance de sua influência é o mínimo que a velha guarda de RPG pode fazer, com um ressentido aceno de cabeça – a contribuição dessa equipe é determinante para D&D estar onde está hoje, ponto.
Partindo do princípio que a maioria dos jogadores de Dungeons and Dragons hoje tem menos de 30 anos (segundo a WoTC) e tiveram seu primeiro contato com o sistema através da mais nova 5e, reconhecer a influência de Critical Role, com um milhão e meio de expectadores a cada semana, é meramente a constatação do óbvio. Mas isso nos leva ao jogo em si, e o reflexo disso nas expectativas geradas nesses ansiosos novos jogadores, por uma experiência in game semelhante a que eles viram nessas glamourosas partidas de streamers-celebrities como Acquisitions Inc. ou mesmo Critical Role.
A psicologia diz que a expectativa é a frustração premeditada. Critical Role é um grupo de RPG que joga junto há mais de 10 anos. São amigos de infância, vizinhos, atores profissionais que vivem da indústria do entretenimento e colocam seus talentos na mesa de um forma espontânea e teatral. Criaram, ao longo de vários anos jogando juntos, um espaço seguro e confiável de experimentações usando técnicas profissionais de teatro, voz, narrativa e storytelling, com recursos consagrados como timing, plot hooks, deixas e muita generosidade – e esse espaço é o cenário perfeito para que interpretações dramáticas e imersivas venham à tona, tanto do DM como dos jogadores.
O problema está em esperar tamanha sintonia e profundidade em uma mesa ordinária de RPG do mundo real. Aceitar que seu mestre não é um talento nato como Matt Mercer deve partir do princípio que você não é um jogador como Sam Riegel ou Taliesin Jeffe, e buscar isso de início é frustrante e infrutífero. Construir essa fortaleza narrativa, um grupo integrado e coeso, leva tempo – tempo de estudo e pesquisa, tempo para encontrar jogadores com visões que se complementam e tempo de mesa (o XP do mundo real, como as horas de vôo de um piloto) para que essas forças criativas encontrem seu espaço e possam desenvolver seus personagens – e mais, suas relações também enquanto jogadores. Mas é importante lembrar: trata-se apenas de um estilo de jogar, dentre tantas outras possibilidades, nada mais.
Seja como for, eu acredito que é importante para qualquer grupo de jogo discutir as expectativas logo no início de uma campanha para que todos possam começar na mesma página e evitar qualquer dissonância ou frustração – isso deveria estar na pauta de qualquer “sessão zero”. No entanto, é responsabilidade de TODOS na mesa fornecer conteúdo e adicionar experiências para que TODOS se divirtam com a história, construindo isso pacientemente, sessão a sessão, de forma respeitosa e generosa. Mestre, a responsabilidade da diversão em uma mesa de RPG não é só sua! Compartilhe – e mais, COBRE isso dos seus jogadores!
Quando assistimos atores e celebridades jogando partidas incríveis de RPG, é claro que desejamos aquilo pra gente – mas isso exige, além de tempo, um nível de comprometimento que recai sobre os ombros de TODOS. Consolide seu estilo e suas expectativas com os outros jogadores e o Mestre e em algum lugar nessa mistura única você encontrará o estilo especial de narrativa da sua mesa – na medida e proporção do esforço coletivo ali depositado. Um mergulho profundo como as jornadas dramáticas de personagens como Scanlan ou Caleb pode acontecer em qualquer cozinha ou garagem por aí, mas a diversão está em encontrar seu próprio caminho, mesmo que esse caminho leve a outro lugar – mesmo que esse lugar seja em outra mesa!
No conflito de expectativa versus realidade, você pode relaxar e baixar suas expectativas, curtindo despretensiosamente sua viagem a cada sessão – ou pode melhorar a sua realidade, aprofundando-se nas técnicas que podem te levar aonde você quer chegar. De qualquer forma, o que não pode acontecer é você desistir de jogar RPG por não ter encontrado ainda a mesa que você sempre sonhou. Acredite, ela existe, e está esperando VOCÊ construí-la com suas próprias mãos!
Ladinagem
- Por Lance Lanclaste
Olá olá, bom dia boa tarde e boa noite aventureiros da távola redonda, aqui quem fala mais uma vez é seu anfitrião Lance Lancastle da Escola de Ladinagem de Lance Lancastle e hoje meus amigos faremos um tour pela entrada ao terceiro e último estágio de nossas aulas, a escolha do sei caminho.
Em nossa escola atualmente temos 7 especializações e são elas: o Famoso Batedor de Carteiras, O Assassino, O Truquista, O Inquiridor, O Mentor, o Batedor e o Espadachim, cada qual com suas especificações e caminhos de aprendizados, conta hoje como se fosse uma do que vocês chamam de "faculdade" e com ela que você se torna único e especial, casa um de seu jeito, mas é a partir daí que você escolhe oque você quer ser e seu caminho se define.
Como hoje essa coluna já está muito grande falaremos só um pouco do Famoso Batedor de Carteiras
Você é daqueles que gostam de invadir casas, roubar bolsas, subir em telhados e se especializar nesse tipo de coisa? Então essa é a sua faculdade, neste curso você aprende a subir, a ser rápido com as mãos, e aproveitar cada oportunidade ao máximo possível, te ensinamos a como desarmar armadilhas da maneira mais rápida possível, e como pensar mais rápido ainda antes do inimigo que no final parecerá que existem dois de você em uma batalha, ficou interessado? Mande-me um bombo correio e marque uma aula gratuita...
Ps: Não nós responsabilizamos por itens perdidos ou roubados...
DE ANOTAÇÕES A FICHA
- Por Magnus Kishikawa
Muitos jogadores hoje em dia querem introduzir amigos, conhecidos, familiares e companheiros amorosos ao incrível mundo de RPG. No entanto, muitos destes não possuem paciência e/ou tempo para fazer a ficha. E isso faz com que eles não queiram jogar. E você fica desanimado pelo seu colega. O que fazer a respeito então?
Em minha experiência, tive muita dificuldade em introduzir estes. Mas não é impossível. Comece chamando para um RPG meio improvisado, sem a ficha, apenas com algumas habilidades e estatísticas básicas. Fale que para anotar tais, será menos de cinco minutos (tente fazer com que assim seja).
Além disso, não crie histórias muito complicadas, que exigiria muitas rolagens complicadas para um iniciante. Derrotar alguns monstros em uma masmorra já é o suficiente. Mas enriqueça o que acontece na masmorra. Descreva paredes, colunas, runas. Descreva os monstros e tesouros. E por vezes, faça algo diferente, para seus jogadores não ficarem apenas derrotando monstros e colecionando tesouros. Um encontro com um Flumph, um gnomo prisioneiro de Orcs, um mago excêntrico, uma jovem princesa raptada por um gigante. E deixe seus jogadores realmente se sentirem como os personagens. Ao final da sessão, se tudo tiver ocorrido bem, você pode chamá-los para uma próxima sessão, adicionando algumas coisas em suas anotações, algumas novas habilidades. Assim, aos poucos, um desses seus colegas terá a ficha completa!
É um processo demorado? Sim, é um processo demorado. Mas se você realmente quer jogar com esses seus amigos, você fará isso por eles.
Bem, vou deixando vocês por aqui, e sorte nos dados!
Tópico 5. Memes das lives
Que bom que você veio até este novo tópico! Esse tópico na próxima edição pode ter um meme feito por você sobre as nossas lives na Twitch, que acontecem todas as quartas, sextas e domingo lá pelas 20:30. É só tirar um print de alguma cena engraçada ou careta que os jogadores ou mestre fez, colocar aquela legenda marota e mandar no meu privado, sim, no meu privado (Discord:@Gatolino Notícias#5747) que na próxima edição eu irei postar aqui como sua autoria!
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