O CANAL DE NOTÍCIAS DE TODO AVENTUREIRO

kit-aventureiro

quarta-feira, 10 de junho de 2020

EDIÇÃO #002 — GATOLINO NOTÍCIAS


Gatolino 



FORBIDDEN LANDS 

Salve Aventureiros e Aprendizes,

Sou eu de novo! O Gatolino, o estagiário que mais rala aqui no MdM. Eu vou avisar que essa quinzena foi de muito trabalho , mas muito divertida. Primeiro porque eu vi mesas e eventos incriveis acontecendo durante a semana de eventos especiais do aniversário do Mestre dos Magos. Depois eu descobri mexendo nas mesas dos grãos mestres alguns segredos bem interessantes que serão revelados nessa edição. Eu só posso falar que é sobre um financiamento coletivo que eu devo participar. 

Claro que as colunas e as matérias continuam. O Culto Oculto do Eavatar está falando de um sistema pós apocaliptico épico, Mutante Ano Zero. Já o Malk Carioca tem mais uma coluna do Mundo das Trevas falando um pouco sobre a evolução de personagens. 

E para fechar a edição eu tirei do Eavatar em qual evento do Rio de Janeiro que ele vai mestrar. Esse pupilo acha que vai ficar longe da gente indo mestrar presencialmente… Sabe nada! 

Que tenham muitos críticos em suas vidas!

Gatolino

PS: Se você quer escrever para o Gatolino noticias mande uma mensagem para a Diva mais conectada do nosso amado servidor, a Pamy. O Gamaliel  e o Eavatar  apenas fazem que eu trabalhe ganhando XP que vale mais que pontos de recursos na ficha.  Mas tudo sob a supervisão da Pamy.


Tópico 1. Notícias de Eventos e Aulas

O Evento de Aniversário foi um sucesso e foram temas que os jogadores mais queriam jogar! Na edição passada eu disse quais foram os vencedores dos quatro eventos. E hoje irei falar os outros três que venceram! 

No dia 08/11 o Malk Carioca mestrou uma aventura de Terror, onde numa pequena cidade, uma jovem de 17 anos, que estava desaparecida, foi encontrada morta... BUUUUUUUW! O vencedor deste evento foi o NeNeko, parabéns! Agora portador de um monóculo raro, criado por magos para desmascarar espiões que usam magia de invisibilidade ou para enganar a mente e ludibriar vítimas. Faça bom uso!

Se equiparam com espada e escudo?! Pois o tema mais votado, Fantasia Medieval, mestrado pela Aya (09/11) foi incrível! Houve magia, lendas, heróis épicos, em uma guerra sangrenta de fé e patriotismo! O Jooso47 venceu este evento e portou Garras do Lobo, que dá 1d10+2 de dano cortante! E se o dado der acerto crítico, ele poderá jogar mais 1d10 extra de dano! Uau...

O último evento de Aniversário iria ser narrado pelo querido Tales S., mas por forças maiores, ele ficou impossibilitado de narrar e foi anunciado uma nova mesa com o mesmo tema de Apocalipse, o Eavatar narrou uma aventura no ano atual, 2019, onde as máquinas despertaram... O grupo começou numa prisão federal! E eles tiveram que sobreviver a Casa de Ferro... O vencedor (P)Aura Magnusen agora tem um Anel do Aríete. Este anel cria uma cabeça de carneiro espectral e realiza uma jogada de ataque com +7 de bônus! Se atingir, o alvo sofre 2d10 de dano de energia!(editado)
.
Voltando para os eventos com tema livre, o mestre aprendiz Lynux(Akino Taji) fez um evento sobre Digimons! Onde os jogadores eram crianças que tinham um digimon, e enfrentaram uma criatura verde horripilante, o Ogremon virando várias formas diferentes. Com bastante esforço e ações inteligentes, eles conseguiram vencer! Foi uma aventura incrível! O bravo vencedor foi o Zè Tampero que agora porta um Digimemória, onde Omega Canon desfere um gigante raio que pulveriza tudo em seu caminho e o Omega Sword brande uma espada feita de chamas que corta até mesmo o mais forte dos metais arcanos.

Espero que tenham gostado dos eventos como eu gostei. Se quiser fazer algum evento, não se acanhe, fale com o Gamaliel para agendar, e caso haja dúvida ou precise de ajuda, ele irá te ajudar!

Agora venham saber das aulas incríveis que aconteceram no decorrer da semana. O mestre (P) Marks Kenny fez uma aula no dia 07/11 sobre o famosíssimo Dungeons & Dragons 5e, como criar uma ficha de personagem, como interpretá-lo deixando a mesa mais dinâmica, como funciona o combate com grid e o que fazer para ter sua primeira mesa presencial.

Já o mestre Yori fez uma aula sobre o Basic Role Playing. Apresentando o sistema, um pouco do histórico, algumas dicas de interpretação, criação de personagem e aventura utilizando o sistema.

Por fim tivemos o Grão Mestre Tales S. com uma aula incrível dos primeiros passos no RPG, sobre o que afinal é RPG, como jogar, e ajudando os mestres iniciantes e suas primeiras aventuras. Até eu que nunca mestrei aprendi muita coisa. Quero pra já meu cargo de Mestre Aprendiz.

Todas as aulas foram muito boas. Se você quer contribuir o seu conhecimento de RPG, agende uma aula com o Volatus!

Para participar de eventos ou aulas só ficar ligadin em #iniciantes-e-eventos.


Tópico 2. Notícias em Geral

- Curiosidade de Gato

Como eu disse antes, eu dei uma olhada na mesa dos Grãos Mestres e eu vi algo imperdível por lá. 

A Editora Sagen está começando daqui a pouco o o financiamento coletivo do Forbiden Lands, um jogaço que eu vi o Eavatar ficar suspirando junto com os cultistas do Culto Oculto.

O jogo foi desenvolvido por um time de craques do RPG Mundial, como Ben Milton do Maze Rats, Karl Stjernberg do Rad-Hack e o Patrick Stuart do Veins of the Earth. E o jogo ganhou apenas quatro Ennies, o maior prêmio de RPG de todo o mundo! Olha só quanto poder que o jogo tem! 

Bem, eu não sei muito mais porque quando eu estava bisbilhotando a Lara e a Hida Li Chan chegaram pra mesa e eu não peguei todos os detalhes. Mas eu memorizei o endereço da comunidade deles no Facebook que é esse aqui:  https://www.facebook.com/groups/994062434258617/

Eu tô tão hypado. Mal posso esperar que o pessoal já comece a fazer as missões rapidas ou as quests implacáveis, porque eu quero jogar muito esse sistema! 

Abraços,

Gatolino que fica imaginando se o xp que ele recebe do jornal é suficiente para fazer um gato heroico em Forbiden Lands.


- A Forja de Relíquias foi aberta!

Muitos participaram do pequeno concurso de criação de relíquias, tendo como base os itens mágicos muito raros de D&D 5e. Dando a ideia do nível de poder médio, e mantendo os bônus e propriedades. A Forja foi fechada segunda-feira (18/11). Quer saber quais foram os vencedores?! Fique de olho na próxima edição do Gatolino Notícias.

- Hoje teremos uma entrevista sobre mesas presenciais e online. Tá muito mágico, você tem que conferir!

Agora é hora de parabenizar os ex-mestres aprendizes que fizeram boas narrações, conseguiram os 20 UP Votes e conseguiram o cargo Mestre de Mesa. São eles: (DM) JonhyIXD, mΔth & Raposa. Parabéns!(editado)
.
O corpo administrativo adverte: As marcações de Everyone e Here dentro dos chats #missões-rápidas e #deleted-channel não funcionam mais, nesses chats devem ser utilizadas as marcações One Shots e Campanhas, caso contrário os jogadores não serão notificados.

Tópico 3. Entrevista

Hoje a nossa entrevista será com o mestre de mesa @Engenheiro do Vácuo sobre os dois lados da moeda entre as mesas presenciais e as mesas online, também iremos querer saber um palpite deste ilustre aventureiro, de como as duas mesas poderiam melhorar!
Pergunta #1: De início, eu quero te agradecer por ter aceitado a entrevista. Devo dizer que você é um bom mestre, e também um excelente jogador do RPG Mestre dos Magos, por isso te convidei para esta entrevista. Porém hoje vamos focar mais em você como jogador! O que você acha de bom e ruim em uma mesa presencial?
Resposta #1: Uma mesa presencial tem pouquíssimos pontos negativos, diria que a imersão é mais fácil por conta dos gestos e expressões podendo ser passada em tempo real. Em contra partida, achar um bom tom para música e passar algumas imagens se torna difícil pelo ambiente e a procura demorada de imagens pelo dispositivo que estão armazenadas, mas nada que uma boa descrição com gestos das formas e expressões de pessoas resolva.

Pergunta #2: Quando você joga uma sessão online, como no MdM, o que você sente falta e quais são as vantagens de jogar assim?
Resposta #2: Perca de tempo explicando expressões e gestos seria a maior desvantagem, ao meu ver uma mesa online é mais propensa a faltar player, isso é do meu ponto de vista como narrador e jogador que já jogou algumas mesas presenciais. A vantagem se dá pela descrição de cenários ser feita por imagens, só retocando alguns pontos específicos que o narrador queira deixar em evidente.

Pergunta #3: Chegando ao fim desta entrevista pra lá de interessante, o que você queria que a sessão online e a sessão presencial tivesse para chegar numa mesa perfeita?
Resposta #3: Ambas as opções vão possuir prós e contras, o online tem como contornar toda a parada magica de gestos e expressões com webcam, mas nem todo mundo possui uma. A mesa presencial contornar os problemas é meio custoso, imprimir as fotos é um tanto estranho e a segunda opção é pegar alguns aparelhos para facilitar as imagens que também é estranho. Cada uma tem problemas que podem ser resolvidos, mas sempre custando algo que podem ser acessível ou não.

Tópico 4. Espaço Livre

- O culto Oculto
Por Eavatar

Mutante Ano Zero - Uma surpresa Nórdica

Esse é um jogo que entrou no radar do Culto Oculto graças a um paradoxo. Recentemente foi lançado um jogo de computador pela Paradox Entertainment (Stellaris, Vampire the Mascarade, Bloodlines 2, dentre outros) baseado em um sistema de RPG, só que o sistema que inspirou o bom jogo tático nem de longe é um dos grandes bestsellers do RPG, tanto aqui quanto internacionalmente. 

Mutant Ano Zero é o terceiro jogo relacionado a franquia Mutant da editora de RPG sueca Fria Liga, a mesma editora de Tales of the Loop e Forbiden Lands, a ser lançado pela editora Sagen. E o primeiro a contar com a engine lúdica Corriolis como o centro do sistema. 

Nesse jogo você joga com um mutante, um ser humano ou animal que passou por uma série de mutações e que vive em um local chamado Arca e que um de seus objetivos é encontrar um local considerado mitológico chamado Eden, além do fato que você tem que proteger a Arca de ameaças externas como os Hellriders ou outros grupos de mutantes que querem te tirar do seu local seguro.

A ambientação desse jogo é um pouco diferente de um jogo tradicional envolvendo a temática pós apocalíptica. Você é fruto de experiencia genética, algo feito antes ou durante a hecatombe nuclear que devastou o mundo. A sua sobrevivência foi planejada no Eden e foram eles que deram para os mutantes a Arca, onde tinha tudo para que vocês sobrevivessem, incluindo comida enlatada e remédios, só que tudo está no fim. Remédios, comida e as condições de sobrevivência está decaindo dia após dia. Ele é um tanto diferente do que imaginamos de pós apocalipse, como os filmes da série Mad Max ou Eu sou a lenda/Omega Man. 

Mutant Ano Zero conta com a versátil e potente engine lúdica chamada Corriolis como base mas com diversas regras adaptadas como o bom sistema de mutações e as perícias adequadas para a ambientação. Um dos pontos altos do sistema é o uso inteligente de rolamentos envolvendo grupos e de dados especiais. No caso de Mutant Ano Zero você não precisa ter um dado especial para se jogar, mas o jogo conta com dados especiais que dão um pouco mais de sabor, uma vez que o jogo usa o símbolo de radiação nos dados para ativar certas manobras ou situações.

Para o mestre Mutant Ano Zero é uma aula de como usar a Metatrama ao seu favor. O jogo ensina como usar os elementos da Metatrama, bem como dá ferramentas para você construir a zona ao redor da Arca de forma bem curiosa. Nada impede que você faça o jogo ser passado no centro de São Paulo com o Hospital das Clínicas como a Arca ou, quem sabe, em Corumbá ou na sua cidade ao invés de fazer o jogo passado na Suécia ou nos Estados Unidos.

Mutant Ano Zero é um daqueles jogos que vale a pena jogar, porém se você quer algo com uma pegada mais Mad Max esse não é o seu jogo. O foco não é ficar andando pelo deserto sem fim com carros adaptados e guitarristas que lançam fogo de suas guitarras.

- Mundo das Trevas
Por Malk Carioca

Muito se fala sobre a evolução dos personagens e os livros não são muito bons em dar exemplo nesse aspecto. É visto que muitos personagens de jogadores chegam a um nível de anciões (pelo menos os anciões que estão nos livros) muito rápido, as vezes com menos de 1 ano de jogo em ON, fazendo alguns narradores ficarem sem saber o que fazer (e muitas vezes eles acabam elevando os poderes e Disciplinas dos NPC a níveis estratosféricos).
Muitas vezes as principais culpadas disso são o excesso de experiência na ficha e a insistência dos jogadores em aumentarem habilidades, atributos e/ou Disciplinas que os mesmos sequer treinaram ou pesquisarem direito. Simplesmente porque querem gastar experiência.
Ai sempre tem dois argumentos oficiais: "Mas o livro diz que os jogadores podem evoluir mais rápido que os NPC's" e "Mas o livro diz que as Disciplinas podem surgir do nada (não com essas palavras que o livro diz, mas ok)". Mas ai vamos refletir em outros dois pontos? O primeiro seria o seguinte:

Disciplinas podem evoluir de forma espontânea, mas a força, destreza e vigor dos mortais também, certo? Basta que você treine essas características constantemente, pois quanto mais se usa, mais rápido elas evoluem (inclusive é por isso que o Sabá começa com um ponto a mais em Disciplinas).
O Segundo seria a questão mecânica mesmo, pois se atributos custam nível x 4 pra aumentar e Disciplinas custam entre nível x 5 à nível x 7, porque nos jogos as Disciplinas sempre acabam aumentando mais rápido que os atributos? Assim como ninguém vai de Força 1 pra força 5 em um ou dois anos de treinamento, porque é tão comum ver Disciplinas aumentando tão rápido assim, incluindo as físicas? Elas não deveriam aumentar conforme a necessidade (e conhecimento) do vampiro surgisse? Se você consegue fazer tudo com Transe, por exemplo, pra que vai querer aprender Convocação? Se você já lida com tudo muito bem com Ordenar Esquecimento, pra que quer aprender Condicionamento?
Tem alguns que pegam mentor na ficha pra tentar burlar isso, porem se esquecem que o Mentor tem os problemas deles, podendo até incluir o jogador em alguns deles (mentor, aliados e contato são antecedentes que muitas vezes funcionam numa via de mão dupla), fazendo com que ele não tenha tempo, disposição ou paciência pra ficar toda santa noite ensinando o jogador.
Dito tudo isso, verificamos que na teoria um vampiro demoraria algumas décadas pra evoluir as Disciplinas, principalmente os poderes de 4º e 5º nível, fora que também é reparado que muitos jogadores desejam evoluir poderes apenas por evoluir, muitas vezes sem o corpo ou a mente do personagem ter se acostumado com o nível anterior (vemos muito isso com Quimerismo, aonde os jogadores querem porque querem dar dano com ilusões e tudo que fazem é com cruel realidade, como se o personagem nunca tivesse tido os outros níveis de Quimerismo, por exemplo). Como vocês fazem pra que o jogo mantenha essa coerência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

      Agradecemos a todos por lerem nossas colunas.