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quarta-feira, 10 de junho de 2020

EDIÇÃO #003 — GATOLINO NOTÍCIAS

Gatolino 







VISTA SUA ARMADURA POIS EMBARCAMOS EM UMA AVENTURA MEDIEVAL

Salve Aventureiros e Aprendizes!

Que quinzena! Pelos bigodes do bom Rei Tom Tildrum, o evento de fantasia medieval foi algo extraordinário! Quantas aventuras legais que ocorreram durante essa semana. Mas esse foi apenas um dos eventos que tivemos aqui. Eu mal posso esperar pelo próximo tema. Eu espero que seja sobre gatos mágicos falantes para eu testar o meu sistema, o Dados e Novelos. 

As colunas estão ótimas. Malk Carioca volta com a coluna Mundo das Trevas, os cultistas podem ficar felizes pois temos também O Culto Oculto do Eavatar, mas nessa edição temos o nosso primeiro colunista vindo da comunidade. O Fungo veio com uma coluna especial que pode ajudar muito quem tem o seu sistema proprio e quer melhorar. 

E para completar a minha felicidade, eu entrei de fininho na sala de reuniões e vi na tela do telefone da Pamy que a página do Facebook do nosso servidor bateu 14 mil curtidas. É muita gente. Que bom, mais gente pra jogar conosco! 

Valeu pessoal,

Gatolino

PS: Caso você queira escrever para o nosso jornal fale com a Pamy. O Eavatar e o Gamaliel ainda são os responsáveis de supervisionar o meu trabalho e me pagar em XP, que vale mais que Nuyens.

Tópico 1. Notícias de Eventos e Aulas

A mestre Lara é incrível sim ou claro? No evento do dia 21/11, ela sugeriu dois tipos de sistemas para os jogadores escolherem qual jogar: Toon ou D&D 5e. O escolhido foi o tão divertido Toon, onde os jogadores eram personagens de cartoons que assinaram um contrato pra lá de estranho. Logo em seguida um vórtice se abriu na frente deles e os sugaram para um tenebroso jardim! O anfitrião Jack explicou as regras da aposta macabra! O vencedor Raposa ganhou o Extrato de Ooze, que pode ser usado como agente corrosivo para destruir qualquer material se deixado lá por tempo suficiente. Há duas formas de uso, 1° como agente corrosivo e 2° para aprimorar armas, para ter uma ação bônus acrescentado 1d6 de dano ácido no próximo golpe (e apenas no próximo golpe). 

Você gosta de Velho Oeste? Espero que tenha participado do evento do mestre Raposa, onde um grupo de bandidos de gado se encontravam fugindo das autoridades máximas a três anos! O vencedor valente do Velho Oeste, foi o maxine que agora porta um Rifle Irlandês de Sr. Gordo. O Speed eye faz com que o personagem consiga prever os movimentos do oponente, gastando 3 pontos de balas corridas, assim podendo dar 3d6 a mais de dano. Parabéns e faça bom uso!(editado)

Em outro evento da mestre Lara (24/11), com o sistema Pathfinder 2, os aventureiros se encontravam de frente a uma masmorra que "adentra" o sub-solo. Pois um sacerdote chamado Penterax, pediu um favor dos aventureiros, explicando que há muitos anos um aventureiro foi explorar uma antiga catacumba e nunca mais voltou, e ele carregava consigo um item muito importante: a espada de seus ancestrais. E o velho Penterax ofereceu toda sua economia para que eles completassem essa missão honrosa! O vencedor do evento foi o Sr. Yamui que se sobressaiu neste evento e agora porta o Dado Viciado, que dá a habilidade sortudo permitindo que role novamente quaisquer jogadas que o envolvam. O segundo resultado é o que prevalece, mesmo que seja pior do que a primeira. Pode ser usado três vezes por dia. E o portador também tem vantagem em qualquer teste de enganação!

- O RPG Mestre dos Magos deu início a uma semana de evento incrível! Onde grandes mestres narraram Fantasia Medieval.

Começamos com o mestre maxcosta(25/11) narrando uma aventura numa floresta que despertava um mal escondido há séculos! Foi de disparar o coração nesse suspense! O ilustre EpicFenix venceu e ganhou uma capa que quando usada, torna um par de asas de morcego por uma hora ou até repetir a palavra de comando com uma ação. Elas fornecem deslocamento de vôo de 18 metros! Voa, Batman! E quando elas desaparecem, o jogador não poderá usá-las novamente por 1d12 horas. 

Segundo dia da semana de Fantasia Medieval foi com o mestre Sr. Yamui, onde o Telmar Irian, o Ágil, esperava aventureiros a procura de recompensas, na Taverna do Porco de Ouro. Os aventureiros tiveram que impedir um casamento entre Gnart, o Furioso e Yela, a Bela, pois se esse casamento acontecesse, seria o fim do Reino de Vangrak! O vencedor deste evento foi o ImRyzer, parabéns! Agora ele porta um Machado Furioso que recebe +1 de bônus nas jogadas de ataque e dano feitas com esta arma mágica. E toda vez que uma criatura hostil causar dano ao jogador enquanto esse machado estiver com ele, vai ser bem sucedido num teste de resistência de Sabedoria CD 15 ou entrará em frenesi! 

Dando continuidade aos eventos de Fantasia Medieval, os aventureiros tiveram uma excelente narração do mestre (M) Darkenesses1997, sobre uma história misteriosa de uma relíquia que estava escondida dentro de um templo abandonado. Houve diversos enigmas, onde caso os jogadores errassem eram punidos com flechas ou armadilhas. Quem conseguisse a Taça de Tártaros, poderia ter uma artimanha contra a morte! O bravo vencedor foi o Just a Dog, esta taça surte efeito quando seu dono coloca qualquer tipo de sangue de inimigo dentro dela. Com isso o sangue se transforma em pílulas que concedem, a cada 500ml de sangue, 4d4+4 de vida para qualquer criatura que as ingerir!

O mestre Deleted User realizou um evento com o sistema Savage Worlds, onde os aventureiros estavam numa terra devastada por guerras incessantes entre o Sulnato dos Sarranids liderados pelo Sultão Hakim e sua letal cavalaria leve do deserto. O vencedor, como os demais depois deste deveram jogar 1d50 (o número de relíquias que temos no acervo) e o número que cair é a sua Relíquia, como por exemplo do vencedor ortherik (clerigo) que tirou a Relíquia de n° 8, um machado que foi forjado no fogo do vulcão Frac, onde o jogador ganha habilidade de usar uma ação bônus para lançar um cone de lava de 10,5 metros que dá 2d6+4 de dano flamejante! Isso apenas uma vez por dia, e também dá 1d12+2 de dano cortante!

O mestre Alinar Von Sin fez uma aventura com o estilo de comédia para todos se divertirem, onde os jogadores tiveram que enfrentar o "bom" velhinho. O nome do vencedor é Gendo, agora porta o Machado do Gigante, que consegue invocar um guerreiro do plano espiritual para lutar ao seu lado por uma hora!

A mestre diva Hida Li Chan também fez uma mesa com tema natalino, onde um grupo de jovens universitários precisavam de crédito extra na faculdade. Foram convidados a participar de uma excursão em um museu dentro do shopping! Em uma apresentação, algo misterioso aconteceu! Bennett conseguiu se destacar dos demais e ganhou um item muito valioso que passou de mãos em mãos, tem o seu poder de invocar uma criatura demoníaca ou angelical uma vez ao dia!(editado)
Espero que tenham gostado dos eventos como eu gostei. Se quiser fazer algum evento, não se acanhe, fale com o Gamaliel para agendar, e caso haja dúvida ou precise de ajuda, ele irá te ajudar!

Agora venham saber das aulas incríveis que aconteceram no decorrer da semana. 

O mestre Raposa (26/11) deu uma aula sobre personagens cativantes! Os tipos de personagens, suas características físicas e vocais e como dar vida a eles. Quando terminou essa aula, fiquei louco pra interpretar!

E o mestre HekaPoo (30/11) tirou dúvidas sobre RPG, o que é, como jogar e conversou sobre coisas básicas. Eu sempre que termino uma aula de inciantes meu QI sobe!

Todas as aulas foram muito boas. Se você quer contribuir o seu conhecimento de RPG, agende uma aula com o Volatus!

Para participar de eventos ou aulas só ficar ligadin em iniciantes-e-eventos.

Tópico 2. Notícias em Geral.

- No último sábado de novembro (30/11), o mestre certificado Jack O Medico narrou o seu sistema próprio para o quarto dia do evento de Fantasia Medieval e juntamente o evento dos Portadores da Relíquia. A história começou no Reino de Engardem, onde os bardos que eram simples cantores se tornaram líderes de estado. Encontraram então uma criatura alta, com braços longos, um sorriso amarelado e pontiagudo. Houve uma luta com a criatura. Mas aquilo tudo era um pesadelo, um instrumento de música fez com que eles saíssem daquele dali. O dono da taverna Itward conseguiu fazer com que a criatura ficasse adormecida. O vencedor foi o Raposa, conseguindo manter a Relíquia e ganhando a tão almejada tag Lendário Guardião da Relíquia. E quem ganhou o Canto do Criador foi o Alinar Von Sin, que tem o efeito de transformar as criaturas que aparecem na música em realidade, podendo assim tanto distrair quanto fazer ataques mentais.

- A Noel L.T.D.A. fez uma parceria com os elfos do MdM! Com isso estaremos recebendo cartinhas na #deleted-channel com pedidos de mesa e os elfos que desejarem poderão aceitar esses pedidos e fazer as mesas! Para cada mesa você ganha 1 ponto no "cartão-de-pontos-dos-funcionários", existem cargos para alguns marcos na pontuação e ouvi dizer que haverá até um prêmio para o funcionário do mês! Alguns cargos mudaram para a temática natalina, ficaram sensacionais! Mestre de Evento agora está como Guardião dos Presentes, temos também os Elfos do Papai Noel que são os Pupilos, As Renas do Papai Noel, que são os ADM Arcano, e tem diversos outros. Quem atender os pedidos de mesas ganharão cargos especiais, como Anão de Jardim e outros quando realizarem mais mesas! Essa parceria dura até dia 25 de dezembro, então aproveitem!

- O acervo-de-relíquias está atualizado, contendo agora 50 relíquias! Você que quer fazer um evento e quer uma relíquia muito boa, pode pegar alguma de lá!

Dessas 50 relíquias teve uma que se destacou bastante que foi a do Jack O Medico. Seu nome é The Terror Zeans e sua história é incrível. O Anel do Caos, que passou por dezenas de mãos por dezenas de reis mas ninguém o controlou e sempre que usado ele trazia a destruição e a morte.

Quando colocado em sua própria mão o espírito do próprio Senhor do Caos. O jogador deverá fazer um teste de resistência Mental. Caso falhe: Fica 3 turnos em Stun e perde o uso do anel. Caso passe: Receberá 3 magias de uso de combate! São elas: Bola de Fogo (dano 10), Cura (1d4 + valor do nível) e Berseker (durante 4 turnos recebe um bônus de +2 em ações que envolvam o corpo e recebe bônus de força duplicado em armas de combate corpo a corpo).

Só devo meus parabéns para esses ilustres Criadores! Uma salva de palmas!

- Hoje vamos ter uma entrevista muito mágica sobre oneshots, campanhas e o que o mestre pode melhorar em sua narração! Não deixem de ver!

- Agora é hora de parabenizar o Sr.dino que obteve os 100 UP Votes e agora está com o tão honorável cargo de Mestre Ancião. Também parabenizo o Ex-Pupilo Eavatar que agora é ADM Arcano do RPG Mestre dos Magos!

O corpo administrativo adverte: Não se esqueçam de reagirem aos emojis no cargos-de-notificação para serem notificados das mesas diárias no servidor!

Tópico 3. Entrevista

A entrevista de hoje é com o Aventureiro e atual Portador da Relíquia (P)Aura Magnusen, que é um jogador muito ativo no RPG Mestre dos Magos, já vi ele em algumas mesas nas Masmorras, Eventos e também participa de duas campanhas no servidor Campanha do MdM! 

Pergunta #1: Quando você participa de uma mesa das #missões-rápidas, o que você espera do início, meio e fim?
Resposta #1: Primeiramente gostaria de dizer que é uma honra estar aqui, as missões rápidas, mais popularmente conhecidas como oneshots são de certa forma um desafio, você (como mestre) tem que planejar bem a aventura em si e se virar na hora do improviso caso as coisas não saiam como esperado, como player eu vejo isso como uma rede de pequenas histórias a serem contadas, acho isso realmente fascinante sabe? Então como toda boa história, o que eu espero do começo é uma boa narrativa, o que eu espero do meio é um bom desenvolvimento de trama e o que eu espero do fim é uma boa conclusão da história no geral, as vezes com alguns ganchos para talvez possíveis campanhas.

Pergunta #2: Muito interessante! Quase parecido com a mesma pergunta anterior, o que você mais gosta em uma campanha?
Resposta #2: Campanhas no geral são já algo mais complexo, tudo em torno de um campanha gira em torno de uma narrativa enorme que pode variar de dias, meses e até mesmo anos, nunca sabemos na real, novamente na visão de um mestre eu imagino como deve ser trabalhoso montar tudo, porém ao mesmo tempo, satisfatório por ver os players se divertindo em sua aventura, rindo, cometendo erros estúpidos e ações tão inteligentes que merecem recompensas épicas, o que eu mais gosto de um campanha? Eu gosto de me divertir, da emergir dentro do enredo e me tornar um com o personagem, quanto mais alinhado eu estiver com ele, mais imerso eu ficarei na história, e isso meus amigos... Isso não tem preço.

Pergunta #3: O que um mestre, tanto de missão rápida e de campanha, podem melhorar em sua narração?
Resposta #3: Eu acho que improvisos são coisas importantes, os mestres fazem a história porém quem atua nela, quem monta todo o destino do enredo são os players, seguir o fluxo é algo legal e é importante improvisar quando coisas fogem do enredo original, no improviso novas histórias paralelas surgiriam e com isso poderiam voltar a história original com talvez ainda mais elementos para o final, uma coisa que eu vi muito o mestre Eavatar fazendo inclusive, gosto muito de narração dele por seguir esses método sabe? Então é isso.

Tópico 4. Espaço Livre

- O Culto Oculto
Por Eavatar

Changeling, os perdidos – uma história triste sobre almas quebradas

Changeling, os Perdidos é um dos mais belos jogos lançados pela White Wolf na fase do seu primeiro apagar das luzes. Ele é o penúltimo jogo do Novo Mundo das Trevas a ser lançado e o último jogo dessa linha a ser lançado no Brasil pela Editora Devir. 

Changeling os Perdidos é um jogo sobre pessoas que foram abduzidas pelas fées (s fadas verdadeiras), transformadas por elas e que, eventualmente, fugiram de seu cativeiro em Arcádia e retornaram para o mundo que nós conhecemos. Ao retornar você não aparenta a pessoa que você era no passado e você descobre que tem uma pessoa, um duplo que assumiu a sua vida no período que você esteve preso em Arcádia. 

Você joga com um changeling, uma pessoa que fora abduzida por uma feé, uma fada verdadeira para servi-la em algum de seus caprichos. O seu corpo será moldado para a função. Genericamente falando podemos falar que você é moldado para se encaixar em um dos seguintes arquétipos:

Beiissimo – seres que representam o que é mais belo e que servem para funções mais sociais ou estéticas

Elementais – seres que representam as forças da natureza e que tem uma natureza mutável e sempre instável, como as forças da natureza. 

Feras – Seres transformados para lembrar o semblante animal 

Mirrados – Pequenos seres hábeis com diversas foco em perícias técnicas. Eles não aparentam, mas sção grandes construtores, médicos e artifices. 

Ogros – Seres brutais repletos de força e fúria. Seres capazes de realizar grandes feitos de força, combate ou capazes de gerar grande medo

Trevosos – Seres vinculados aos segredos e os mistérios de além do horizonte. Eles são os estudiosos do oculto e aqueles que espreitam nas trevas na busca dos segredos teus, escondidos no silencio da noite. 

O sistema de regras usa o Novo Mundo das Trevas como base. Ele consiste em rolar diversos dados de 10 faces e contar os dados que resultaram em 8 ou mais e re-rolando qualquer dado que dê um resultado 10. As regras novas que vem nesse suplemento são os contratos, poderes que os changelings tem e que são drivados de acordos que foram feitos com elementos da natureza, com os perigosos hobgoblins – os seres residentes do misterioso reino da sebe ou com outros elementos abstratos. Os contratos além de exigir um rolamento especifico também podem ter clausulas, que seriam requisitos que você precisa seguir ou sofrer ao executar o contrato. 

A ambientação de Changeling não é algo estabelecido, cabendo ao mestre e aos jogadores montarem a cidade onde o jogo ocorrerá. Isso não é exatamente um problema, uma vez que Changeling os Perdidos tem um grande poder de customização no quesito de criação de organizações. Porém apesar do jogo se declarar uma caixa de ferramentas sobre a temática o jogo conta com elementos obrigatórios que dão uma sensação de que esses são os elementos de coesão do mundo. 

Changeling, os Perdidos é um grande jogo em que o terror não está nas mãos do sobrenatural, mas sim do mundo. Esse jogo é um prato cheio para aqueles que amam algo mais intimista ou aterrorizante.

- Mundo das Trevas
Por Malk Carioca

Todos nós que jogamos achamos interessante quando o narrador aproveita informações do prelúdio e coloca situações do nosso passado na história da crônica, sejam essas histórias benéficas ou prejudiciais para o personagem, permitindo que o personagem possa trabalhar bem o próprio prelúdio dentro da crônica e disponibilizando que outros jogadores também compartilhem da história que você criou. A família mortal que foi até os extremos para achar o seu personagem, amores do passado que reaparecem com um impacto inesperado, velhas inimizades que ganham força o suficiente pra lhe atrapalhar, etc.

Agora, e quando o jogador faz de tudo pra aparecer e se declarar "o cara", muitas vezes sequer criando um prelúdio a altura? Quantos dos narradores já não leram prelúdios (os aceitando ou não) do tipo "eu matei mais de mil vampiros no meu passado e a Camarilla/Sabá me venera por isso" ou "eu tenho diversas mulheres que me fazem favores sexuais porque sou lindo" ou mesmo "eu era o melhor do mundo naquilo que eu fazia" ou similares?

Pois é. E a situação se agrava quando você percebe que o jogador quer fazer, na verdade, o personagem que ele queria ser na vida real, pois a pessoa fica bem mais teimosa. E não se engane com a idade, pois isso acontece com jogadores de diversas idades, as vezes até com mulher e filhos (embora mais raramente). E o pior. Como ele idealizou o personagem com toda essa "capacidade", ele não aceita nenhum feedback quanto a história precárias e criticas às pontas soltas do prelúdio, que é certo de sempre ter.
Ai vem as perguntas: Porque, na opinião de vocês é tão difícil pra um jogador desses fazer uma história completa e coerente? Como lidam/lidaram com jogadores assim?

- Sistema Próprio
Por Fungo 

Não passa um dia em que não se veja aqui nesse servidor as duas palavras que podem ao mesmo tempo estimular alguns e fazer outros quererem saltar de um prédio: "sistema próprio".
Gente, tem TANTOS jogos por aí, mas TANTOS! Será que não tem nenhum que se encaixe na ideia do teu jogo? Nossa, mas que criação incrivelmente rebuscada, específica e original é essa que não haja nenhum sistema que se encaixe? Ou será que o teu estilo de narrativa é tão absolutamente único que não há ambientação que se sirva? Eita, hein...
Pode ser que você teve um lampejo de ideias de mecânicas inovadoras, algo capaz de criar um novo campo da matemática probabilística! Um sistema baseado nas cores do arco-íris e precisa NECESSARIAMENTE de um dado de 7 lados para funcionar! Cara, se for isso, me chama! Soa incrível!
Ou, o mais provável: você não quer ler livros de RPG. Isso é um pouco preocupante, pois como vou elencar mais abaixo, a leitura é uma ferramenta excelente e fundamental não só para inspirar, mas para compreender o que já é ofertado por aí no nosso hobby.
Certo, sem mais delongas. Então você quer fazer seu próprio sistema MESMO, é isso? Alguns pontos para se ter atenção:
1)Você tem uma ideia da pegada/sensação vai envolver teu jogo? (Você deveria.)
2)Já pesquisou se tem algum sistema por aí que já oferece o que você quer? (Obrigatório.)
3)Você acha que está bem familiarizado com uma quantidade razoável de RPGs? (caso não, é muito provável que você esteja embarcando na inglória jornada de reinventar a roda.)
4)Você está fazendo isso só para ter um sistema próprio para chamar de seu? (não tem problema nenhum se for isso, mas seja honesto consigo mesmo.)
nenhum se for isso, mas seja honesto consigo mesmo.)
5) Se lê em inglês, faz favor, leia isso: 
https://legendaryquest.netfirms.com/books/RPG_Design_Patterns_9_13_09 (de verdade, isso aqui é ouro puro)
Bem, nesse ponto, eu assumirei que você está manja as mecânicas mais populares e algumas mais obscuras. Vamos lá:

-E aí? Qual é a onda do teu jogo? Tente ser o mais específico possível aqui e resumir a ideia em algumas frases. "É para ser engraçado" é inútil, na boa. "Piratas sensuais em caravelas voadoras que pilham cidadelas flutuantes " é MUITO útil.
-Quão aleatório você quer que teu sistema seja? Previsibilidade permite mais tática, ao custo de ser menos surpreendente.
-Qual é a mecânica de resolução base do teu sistema? É tipo d20? (por favor, não! Tente alguma coisa que ainda não tenha sido feito por todo mundo) Pool de dados? Envolve números primos? Cara ou coroa? Beatbox? Dança contemporânea?
-Como você diferencia um personagem do outro? Tem atributos? Há proteção de nicho (mais proteção de nicho significa mais importância em trabalho em equipe e mais oportunidades para momentos de brilho; menos proteção de nicho significa personagens mais independentes e precisa de bons jogadores para que tenham algum destaque).

Certo, agora já temos algumas ideias básicas. O passo seguinte: testar. Quanto mais cedo melhor. Não espere ter páginas e páginas de material para organizar uma mesa e notar que tua mecânica base não funciona ou que há desequilíbrios severos no teu jogo.

Faça-teste-descontrua-pense. Tente manter esse looping bem curtinho, assim você vai ter mais rendimento, não vai pirar e vai notar rapidamente as coisas que não estão funcionando bem.
Por falar nisso: não seja TÃO apegado. É normal ter ideias ruins das primeiras vezes. Leva tempo polir as coisas adequadamente. É ainda preciso reconhecer o momento em que algo está para além do qualquer arranjo e jogar aquilo fora e pensar em outra ideia. Todos os profissionais de design de jogos jogaram fora muitas ideias antes de chegarem até algo mais sólido. Um bom truque é tentar identificar quando a coisa vale a pena mais polimento ou é hora de largar de lado.
Mas é sério: é para ser legal. Criação é para ser um processo estimulante. É para ser divertido testar. Diversão é a parte mais importante desse processo todo, sem dúvida.
Grande abraço!

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