PANETONES E PRESENTES
Salve Aventureiros e Aprendizes!
Chegou a época do ano mais esperada por todos! Para alguns é o período de festas onde as famílias se reunem e celebram suas datas sagradas, para outros significa que finalmente as férias. Mas aqui no Mestre dos Magos significa que a caixa postal do polo norte foi aberta e todos mandaram suas cartas de natal com desejos que sua mesa de jogo especial fosse realizada!
Muitos elfos pegaram as cartas e muitos jogos legais surgiram graças a mágica do Bom Velhinho. Eu mesmo estive na prontidão, mas ninguém pediu nada que eu soubesse mestrar. Mas isso foi apenas a ponta do Iceberg. Muitos jogos foram realizados e muitos aproveitaram para aprender novos jogos, como eu aprendi que tem dois jogos com o Cthulhu, por exemplo.
Esse ano está terminando de forma épica e vamos celebrar o fim desse ano como celebramos o fim de uma campanha épica! Com muita alegria e grandes memórias! Seja com os novos amigos feitos durante o ano ou com os colegas de sua mesa de jogo que vieram com você para o MdM!
Essa edição temos as nossas colunas especiais. Dessa vez o colonista especial foi o Dilson. Além dele temos o Malk Carioca com a coluna Mundo das Trevas, o Eavatar com O Culto Oculto resenhando mais um sistema obscuro.
E eu soube que um dos meus chefinhos, o Gamaliel junto com o BE e o Filipe Il-Sharat foram para o maior evento de RPG de Recife e eu estava na patrulha e vi tudo o que aconteceu. Vocês vão saber mais na Ronda MdM.
Eu desejo para todos muito panetone e presentes!
Boas Festas, Feliz ano novo e muito xp na sua ficha!
Gatolino
PS: Essa edição foi escrita por mim, o Gatolino, sob a supervisão do Eavatar e do Gamaliel sob o comando da Pamy. Só as colunas foram escritas por seus respectivos colunistas. Será que eles ganham também em XP que vale mais que Peças do Ouro como eu?
Tópico 1. Notícias de Eventos e Aulas
No dia 07 de dezembro o mestre certificado Jack O Medico narrou Call of Cthulhu 7e, onde num país existia um feriado honroso, o feriado de Lotus, um dia de comemoração e alegria. Rezam que este feriado foi criado para comemorar uma grande catástrofe mágica, que aconteceu a seis mil anos mas não se sabia ao certo, já que a magia era inexistente... O vencedor pdr rolou 1d50 e tirou uma relíquia incrível! A reliquia de número 5, o Arco do Vínculo, que quando um humanoide tocar nesse arco ele fica vinculado ao seu portador até que o mesmo venha a falecer. E ataques com esse arco ignoram resistência a dano perfurante do alvo, dano de 1d8+2.
Já o mestre Deleted User realizou um evento com o sistema de Savage Worlds no dia 08 de dezembro, onde uma Pátria decadente devido a má gestão da economia e uma desastrosa invasão militar de uma nação vizinha, fez com que os jogadores, civis, coletassem recursos e sobreviver em dias onde sua cidade natal servisse de palco para múltiplas revoltas populares. Tiveram que fortificar as janelas e as portas quando a noite chegar. Os Estranhos chegaram e eles também queriam tomar tudo que eram deles. O (P) Petrus Levitone ganhou O Crucifixo do Padre Quevedo, um item que dizem ser tocado pelo próprio Senhor, que dá vantagem em todos os testes de religião e +2 bônus de CA.
Espero que tenham gostado dos eventos como eu gostei. Se quiser fazer algum evento, não se acanhe, fale com a Hida Li Chan para agendar, e caso haja dúvida ou precise de ajuda, ela irá te ajudar!
Agora venham saber as aulas incríveis que aconteceram no decorrer da semana.
O mestre tutor Engenheiro do Vácuo nessa terça-feira (17/12) deu uma aula sobre o sistema Rastro de Chutulhu 3a edição. Sobre a existência do jogo. As diferenças entre Rastro de Chutulhu e Chamado de Chutulhu. E as mecânicas básicas: habilidades investigativas, habilidades gerais, estabilidade e sanidade. Essa aula foi um sucesso!
Já o mestre Ace WarlocK deu uma aula sobre Criatividade, Imersão e Diversão! Sobre onde encontrar a criatividade, qual a ponte entre o mundo, o personagem e as mecânicas, as cordas invisíveis que puxam para campanhas. E como entregar diversão para os jogadores de RPG.
Todas as aulas foram muito boas. Se você quer contribuir o seu conhecimento de RPG, agende uma aula com o Volatus!
Para participar de eventos ou aulas só ficar ligadin em #iniciantes-e-eventos.
Tópico 2. Notícias em Geral
- Uma salva de palmas para a Hida Li Chan, que no dia 12 de dezembro foi promovida para Coordenadora Cósmica!
E boas vindas para os novos Pupilos Jack O Medico & pdr!
- Nesse sábado (14/12) o Grão Mestre Filipe Il-Sharat e os Pupilos BE e Gamaliel participaram do maior evento de RPG de Recife da Coração dos Dados. Gamaliel narrou a aventura "Nossa Vida em Hogwarts" e o BE realizou palestras e finalizou o evento com a equipe organizadora. Você irá conferir melhor tudo o que aconteceu na nossa nova coluna MdM na Ronda.
- Alguns cargos temáticos foram criados para os mestres que atendessem os pedidos no canal caixa postal do polo norte, quem realizasse um pedido ficaria com a tag Anão de Jardim, quem realizasse três pedidos estaria como Empacotador de Presentes e com cinco pedidos realizados teria o Engenheiro de Sonhos. Os que chegaram em Engenheiro de Sonhos foi o Toninho das neves e a Hida Li Chan.
- E olha só essa novidade, o mestre que atender mais pedidos receberá uma premiação da Sagen Editora! Mas para isso terão que correr contra o tempo, pois essa competição irá se encerrar dia 30 de dezembro!
O corpo administrativo adverte: Procure não fazer piadas com outras pessoas, às vezes é engraçado para você mas não ao próximo, não exponha as pessoas ao ridículo.
Tópico 3. Entrevista
A entrevista de hoje é com o mestre mΔth, que antes era um mestre aprendiz e agora, é um mestre de mesa.
Parabéns!
Pergunta #1: Como você conseguiu bater os 20 UP Votes tão rápido?
Resposta #1: Pra ser bem sincero, nem eu sei bem, nas minhas primeiras mesas narradas, no final delas eu pedia para avaliarem, depois de um tempo eu nem pedia mais, o pessoal avaliou por espontaneidade, e é isso que acaba de me motivar a narrar mais mesas sempre nas horas vagas que eu tiver. Acho que subi de categoria rápido pelas interpretações que por mim foram feitas.
Pergunta #2: O que você mais pretende fazer no R.P.G Mestre dos Magos, agora que é Mestre de Mesa?
Resposta #2: Então Gatolino, melhorar minhas narrações e fazer uma grande e épica campanha, intensa e que dê vontade de ser jogada por todos da mesa, mesmo em horas que não é possível (risos).
Pergunta #3: Há alguma dica para ganhar o apreço dos jogadores em uma mesa?
Resposta #3: Mesmo sendo tímido, acho que a coisa principal é ser simpático, uma pessoa simpática é com certeza uma pessoa que as pessoas querem se comunicar e jogar juntos. Narrar me fez mais simpático e espero ficar mais com o tempo.
Tópico 4. Espaço livre
- O Culto Oculto
Por Eavatar
Shinobigami – um experimento japonês
Poucos sabem, mas diversos países tem uma boa produção de jogos de rpg além dos EUA/Canadá. Já falamos por aqui de um sistema sueco (o Mutant Ano Zero), agora vamos falar de um jogo vindo diretamente da Terra do Sol nascente.
Shinobigami de Tochiro Kawashima é um jogo experimental em diversos níveis. Desde suas regras até como o jogo é introduzido para os leitores do livro. O livro não começa com os elementos tradicionais como por exemplo, “O que é RPG” ou um conto introdutório, mas sim com um dialogo entre o designer com a ilustradora Nagomi Ochai. E nesse dialogo que mais tarde será adicionado da presença dos outros jogadores Tochiro introduz todos os conceitos do jogo e bem como ele funciona. Já a parte das regras e de ambientação é apresentada de forma elegante e objetiva na segunda parte do livro.
.
Shinobigami é um jogo que usa dois dados de seis lados, como boa parte dos jogos produzidos no Japão, que são rolados em conjunto e com o resultado somado. A dificuldade padrão é 5, porém essa dificuldade pode aumentar baseada de quão long a sua perícia mais próxima a perícia pedida está. Diferente dos outros sistemas, em Shinobigami você tem as perícias agrupadas em colunas temáticas e as perícias não tem graduação, logo caso o mestre diga que você tem que rolar Necromancy para conjurar um dos fantasmas de seu ancestral e você não tenha Necromancy mas apenas Summoning você irá rolar contra dificuldade 6 ao invés de dificuldade 5, uma vez que Summoning é uma perícia adjacente a Necromancy. Caso você não tivesse Summoning e a mais próxima fosse Poison, uma perícia duas colunas de distancia a dificuldade aumentaria para nove devido a distancia entre as perícias.
.
O sistema de combate é interessante e rápido. O dano é bem relevante e incapacitante. Diferente dos outros sistemas de dano, os ninjas de Shinobigami tem seis pontos de energia vital. Uma vez que um ninja é acertado e ferido ele perde um ponto de energia vital correspondente a uma das seis colunas de perícia. Tal dano não apenas fere o corpo do ninja bem como deixa-o incapacitado de usar as perícias daquela área e seus poderes.
Além disso Shinobigami conta com um sistema rápido de construção de personagem. Um jogador inexperiente no sistema pode fazer a ficha em menos de meia hora com o mestre guiando o processo.
.
A ambientação do jogo é dada de uma forma superficial se focando apenas na existência dos seis clãs ninjas no momento e não se adentrando no passado. Bem como a situação geral do momento é dada de forma esparsa em largas pinceladas dando ao mestre liberdade de montar o seu mundo oculto onde os seis clãs existem e são relevantes, bem como seus inimigos externos e internos.
Shinobigami é uma boa surpresa vinda de um país que a sua ótima produção de RPG é desconhecida pelo ocidente. O jogo é rápido, fluído e interessante. Sua estrutura pode ser ideal para mestrar em um evento, uma vez que ele também pode ser aplicado facilmente para o PvP.
.
- Mundo das Trevas
Por Malk Carioca
Interpretação de um Malkavian Volta e meia vejo alguns membros do grupo com dúvidas sobre interpretar personagens do clã Malkavian, com alguns narradores falando desde que acham o clã engraçado (???) até proibirem o uso deles por não saber como lidar com certos jogadores interpretando esse clã.
Já deixo claro que não estou querendo exigir ou mudar as regras de ouro do grupo X ou Y, mas sim tentar dar boas dicas para quem tem dúvidas sobre a interpretação desse clã.
Bem, fiz umas dicas que talvez sejam bem úteis para a maioria, tentando simplificar o processo de criação de bons Malkavians:
- APENAS INTERPRETE A SUA PERTURBAÇÃO: Seu personagem é um personagem como qualquer outro, exceto pelo fato dele ter uma perturbação, precisando ser interpretada ao pé da letra. Aqui não tem muito o que dizer, pois as próprias descrições das perturbações dizem como cada perturbação deve ser interpretada. Dito isso. então não faz sentido que seu personagem tenha Bulimia como perturbação e saia por ai dizendo ser um animal da floresta, assim como não faz sentido ele ter Múltiplas Personalidades e cismar em andar por ai sem roupas.
- ATIVAÇÃO DA PERTURBAÇÃO: Existe muita gente que acha que as perturbações possuem algum botão de "liga / desliga", principalmente quando falamos de Duplas (ou Múltiplas) Personalidades, permitindo que o jogador "ligue" a personalidade que quiser (ou perturbação) quando quiser. Não é preciso muitas explicações pra dizer que não é assim que funciona.
Perturbações que exigem de gatilhos (os famosos botões que "ligam e desligam" as perturbações que as vezes são desconhecidos pelos próprios loucos) geralmente dependem de fatores externos (multidões, barulho, música, engarrafamento, etc) ou internos (algum sentimento negativo, silêncio, adrenalina, solidão, etc) para despertarem. Isso quer dizer que se você tem um personagem que tem um ataque esquizofrênico quando ele se sente deprimido, ele só começará a ver, ouvir e sentir coisas (ou seja, sua perturbação vai "ativar") quando ele estiver deprimido. Se você tem um personagem que sofre de Dupla Personalidade e a outra personalidade surge quando o personagem sente medo e/ou se sente oprimido por alguém, a outra personalidade tem boas chances de tomar o controle em situações que provoquem esses sentimentos. E somente nessas situações.
Os gatilhos muitas vezes são ligados aos motivos do porquê a pessoa tem uma perturbação, o que torna especialmente importante um bom prelúdio para o narrador identificar possíveis motivos do seu Malkavian ter desenvolvido a perturbação X ou Y (mesmo sendo algo mais ligado ao sobrenatural, no caso dos Malkavian, isso vale para qualquer personagem de qualquer clã ou espécie, incluindo mortais, com perturbação).
- NÃO É ENGRAÇADO PARA O LOUCO SER LOUCO: Muitos gostam de fazer personagens Malkavians pra virarem o alívios cômicos de suas mesas (ou narradores fazem isso pra dar um ar de graça ao jogo). Bem, por mais engraçado que seja rir do morador de rua que fala sozinho ou faz algo engraçado (e mesmo assim nem todos que vêem isso acham engraçado), para o louco em especial, alem de não ser nada engraçado, pode ser angustiante ver pessoas rindo dele porque acham que ele fala sozinho quando, na verdade, ele esta convicto que esta falando com alguém do lado dele. Muitos já devem ter visto moradoras de ruas com bonecas nas mãos e vendo-os tratar as bonecas como um filho, inclusive ninando e dando de comer. Já pararam pra pensar que, na cabeça deles, eles fazem o que fazem porque perderam seus filhos de verdade e a mente usou essa válvula de escape pra deixar a situação suportável pra eles?
Ainda tem os casos de loucos que vêem pessoas rindo deles e acabam fazendo mais graça para que riam ainda mais, até rindo junto com todos em volta, porém, em muitos desses casos, estamos falando de pessoas que são, acima de tudo, carentes. E quando se esta carente, quase qualquer coisa que segure a atenção pra si é válido, variando de pessoa pra pessoa. E com um louco (ou um vampiro) não é muito diferente.
Dito tudo isso, é interessante repensar sobre os Malkavians "bobos da corte" que muitos fazem, pois estão perdendo a chance de fazer personagens bem mais profundos do que eles são no momento.
- SEU PERSONAGEM NÃO SAIU DE UMA HQ: Acontece muito isso em diversas mesas. E isso não seria um problema se duas coisas não ocorressem quase sempre, que é a morte-final prematura do personagem e a reclamação de quando o jogador quer fazer algo e não consegue.
Personagens de HQ tem quase sempre ajuda do roteirista pra conseguir algo, o que ajuda eles a saírem vivos de situações de morte praticamente certa, algo que em uma mesa de RPG dependeria muito dos dados, da cena, do narrador e talvez de outros jogadores, ou seja, em uma mesa de RPG as chances são bem menores pra extremismo. O outro ponto são as reclamações, pois tem gente que acha que da pra entrar em uma delegacia e desmaiar cada um dos policiais armados ali dentro com socos e chutes. Bem, até pode acertar alguns, mas estamos falando de dezenas de policiais com escopetas e pistolas, mirando em diversas partes do corpo do seu personagem e atirando quase que ao mesmo tempo. Uma hora ele vai cair...
Nem preciso dizer que essa parte se aplica também para personagens inspirados em histórias de filmes de ação, livros de ficção e animes.
- TENHA SEUS MOMENTOS DE NORMALIDADE: Não é necessário agir como um completo perturbado a todo momento, a menos que sua perturbação exija isso (como a perturbação "Fantasia", "Megalomaníaco" ou "Ninfomaníaco", mas até elas tem seus momentos de pausa, apesar de estarem influenciando o personagem). Inclusive, segundo os livros oficiais, muitos Malkavians tem longos momentos de normalidade, que por sinal é o que preocupa muitos vampiros, afinal, quando você não sabe do que um louco é capaz, quem lhe garante que a qualquer momento ele não vai esfaquear você simplesmente porque uma voz na cabeça dele ordenou isso?
Essa parte de "nunca se sabe do que um louco é capaz", que fica na cabeça da maioria das pessoas que não conhecem direito o Malkavian (ou qualquer outro personagem louco). Também explica o porquê muitos não saem por ai achando graça de cada coisa que o Malkavian faz, mas isso não quer dizer que você não esteja com a mente sã naquele momento.
- SER LOUCO NÃO É O MESMO QUE SER BURRO: Já vi muita gente querendo jogar com o clã Malkavian porque achavam que se agissem como idiotas, ainda ganhariam mais experiência por interpretarem bem. Nem preciso dizer que isso não poderia estar mais errado.
A menos que seu personagem tenha Inteligência e Raciocínio baixíssimo, ele será capaz de pensar e planejar o que quer que seja normalmente (dentro do que a perturbação dele permite, afinal, um ninfomaníaco poderia planejar perfeitamente a sua morte-final, mas não antes de ter relações com quase uma dezena de pessoas ou passar algumas horas tendo relações com alguem, por exemplo), ou seja, o Malkavian é capaz de tratar o personagem dos outros jogadores bem, chamar os outros personagens pro refúgio dele, conversar horas sobre um assunto qualquer e, quando os personagens menos esperarem, podem ser empalados e jogados ao sol. E tudo porque a duas noites atrás a voz na cabeça do Malkavian ordenou que ele fizesse isso ou porque o Malkavian acredita que jogar os personagens pro sol fará bem a eles, espiritualmente falando, pois acredita que o sol é a única coisa que pode salvar a alma de um vampiro. E esse foi só um entre vários possíveis exemplos pra deixar claro de como um louco pode ser mais esperto que muita gente, e ainda sim praticar loucuras baseadas em sua perturbação.
Possivelmente seguindo essas dicas, dará pra fazer um excelente Malkavian pra maioria dos jogadores e narradores. Personagens desse clã dão um pouco de trabalho a mais, mas se bem feito, vale bastante a pena.
.
- O universo Paizo!
Por Dilson
Em algum momento você talvez já deve ter ouvido falar de Pathfinder. Para quem não sabe o sistema chefe da editora por muitos anos destronou D&D como o RPG mais vendido do mundo.
Paizo era uma equipe que escrevia para Dungeon Magazine, uma revista de Dungeons And Dragons na era de ouro da edição 3.5. Mas isso mudou, quando a Wizard resolveu lançar a 4th de D&D como CGL (Closed Game License) e a Paizou se manteve na edição antiga, lançando seu próprio sistema com as regras revisada. Isso, deu tão certo que seu sistema se tornou o mais popular por anos e também ganhou o título de D&D 7.5 por alguns fãs.
Certo, agora que sabemos um pouco do passado da Paizo e como tudo começou, porque ela merece um destaque? Simples, ela é uma metralhadora de lançamentos, a Paizo entrega em média 2 a 3 materiais por mês para seus dois sistemas, além disso ela finalizou agora em Julho a sua primeira edição de Pathfinder, após praticamente 11 anos de lançamento. Amigo, é material pra caramba, mesmo que você não saiba inglês ou não tenha dinheiro, os cara disponibilizam tudo no seu SRD, um site com todo material escrito de graça.
Pathfinder 2th?
.
Entendemos então que Pathfinder é um sistema bem antigo e que não teve mudanças num grande período de tempo, mas agora as coisas mudaram. Atualmente a Paizo lançou o Pathfinder 2th, mais precisamente no Dia 1 de agosto de 2019 e a melhor parte que isso ocorreu também no Brasil, pela primeira vez na história do RPG brasileiro, um sistema grande saiu sem atraso de publicação, pelo menos digitalmente. Mas ele bom? Vale apena? Se você gosta de fantasia medieval, já é um indicio de que ele seja para você. O sistema se tornou mais prático, polido, sem perder suas regras maravilhosas. Ele é muito tranquilo para iniciantes, inclusive pode ser mais prático um iniciante jogar ele do que um veterano, devido as mudanças que muitos consideravam vacas sagradas. O sistema entrega, uma gama de personalização, onde um grupo de seis guerreiros pode ser totalmente diferentes, seja em builds ou ações que irão tomar no decorrer de uma narrativa e combate. Então se você tem interesse em conhecer, você pode adquirir o sistema atualmente em Pré-venda, olha o momento jabá, ou você pode simplesmente acessar o SRD da nova edição e ler tudo lá, inclusive dos suplementos já lançados e jogar tranquilamente.
Não gosto de Medieval? O que seria esse Starfinder?
Bem, dentro do universo da Paizo, existe o Starfinder. O sistema usa regras um pouco mais robusta, porem concisas para a proposta, acredite não é difícil dominar, mas requer um pouco mais de leitura que o seu irmão mais novo Pathfinder 2th. Quando alguém me pergunta o que é Starfinder, eu gosto de responder que é um Guardião das Galáxias, com uma pintada de Star Trek e Star Wars. Dentro do sistema, você vai encontrar as raças como elfos e anões, até porque o cenário se passa a anos à frente do Pathfinder, mas também vai encontrar raças como os Vesk uns répteis grandes, a Ysoki, uns hamster que pode guardar armas em suas bochechas. Sim! Rocket Raccoon pode ser uma referência. Novamente sobre as regras, como é Paizo, você pode ter certeza que vai encontrar uma saraivada de materiais, personalização tanto das classes, como das naves, computadores e droides. Além disso, esse sistema se encontra em Português já impresso e atualmente o seu bestiário está em financiamento para lá de bem sucedido. Gostaria de falar mais sobre Starfinder, ele é maravilhoso, uma cereja do bolo quando estamos cansados de ficar andando em dungeons e lutando contra dragões, a apesar que você pode encontrar um dragão com uma bazuca vagando pelo espaço. Mas, não quero me estender muito e claro, irei falar mais sobre nas próximas edições do jornal.
.
Por enquanto é isso amigos, na próxima coluna, falarei muito mais sobre esses sistemas, vou abordar um poucos sobre as regras de cada um mais detalhadamente e claro, irei trazer também materiais seja oficial traduzido diretamente do SRD que inclusive Starfinder também tem ou regras da casa como planetas, naves para Starfinder e ancestralidades, armas e até build para Pathfinder.
Tópico 5. MdM na Ronda
Gatolino na patrulha é outra coisa. Eu vi o Gamaliel, o BE e o Filipe Il-Sharat reunidos sob o estandarte do MdM no primeiro evento da Coração dos Dados que ocorreu no Recife no dia 14 de dezembro, no campus da UFPE. Como vocês podem ver na foto a chefia estava lá em peso.
Eu só fiquei de olho no ocorrido como um bom aventureiro. Por exemplo, o Gamaliel mestrou a sua já consagrada adaptação de Harry Potter. Deu para ver na cara dos jogadores que foi pura magia. Será que o Ministério da Magia está de acordo com o ocorrido?
No mesmo dia o nosso Capitão, o BE palestrou. Fomos muito bem representados por lá. Deu um certo orgulho no peito.
Para um primeiro evento o Coração dos Dados mandou muito bem. Olha só o número de mestres que estavam lá. É quase um evento de Portadores de Relíquia de tanta gente legal e apta a fazer um jogo legal para todos. Eu dou uma poção de cura para quem achar o BE e o Gamaliel na foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a todos por lerem nossas colunas.