Gatolino |
VAMOS CONTINUAR SE DIVERTINDO!
Salve Aprendizes e Aventureires,
Esta quinzena por mais que eu ficasse em casa, tive alguns problemas com o Rato Herói, pois ele não quis me ajudar a fazer a ficha de Forbidden Lands. Ele não quer contato comigo por conta da recomendação de não ter aglomeração, ele sempre vem falar comigo com no mínimo cinco ratos! E eu entendo o lado dele, nós também devemos compreender isso! As mesas presenciais por enquanto está sendo por aqui, pelo Discord.
Inclusive, tenho uma notícia não tão feliz, que o DOFF (Diversão Offline) foi adiado, o evento seria dia 23 e 24 de maio. Mas só foi adiado, o evento ainda vai acontecer e o pessoal da Staff do RPG Mestre dos Magos com fé irá!
Nessa edição temos uma coluna muito incrível do Dilson com o Universo Paizo! Não deixe de conferir logo abaixo! Está fantástica!
Quero fazer um convite honroso para você, que tem algo interessante pra falar do universo RPGista e acha que daria uma boa coluna, entre em contato com o Gamaliel ou a Pamy para escrever no nosso jornalzinho! O Gatolino Notícias está precisando de você para ser um colunista convidado!
Essa edição foi escrita por mim, supervisionada pela Pamy e pelo Gamaliel. Diante mão estou feliz pois eles não atrasaram o meu XP que vale mais que a Libra Esterlina!
Tópico 1. Notícias de Eventos e Aulas
O Pupilo LoRd Sensei narrou D&D 5e dia 16 de março. Onde Galicia em seus tempos de glória era o continente que nunca nenhum outro tentava desafiar seus líderes. Fartura com as comidas, riquezas com o ouro e felicidade com as pessoas. Mas por conta de uma grande doença que assolou a terra de Galicia, tudo isso veio ao chão... O vencedor foi o Hayato kita que agora porta a relíquia de número 12, o Elmo da Lâmina. Onde armas ganham um bônus de +2 no dano e no acerto e esse elmo também concede +1 de CA enquanto porta ele.
Espero que tenham gostado do evento como eu gostei. Se quiser fazer algum evento, não se acanhe, fale com a Lara para agendar, e caso haja dúvida ou precise de ajuda, ela irá te ajudar!
Agora vem saber das aulas que aconteceram no decorrer das semanas.
A Grã Mestre Lara realizou uma #iniciantes sobre os Eventos no Servidor. Como funcionam os eventos atualmente, como os membros podem participar dos eventos, os planos para o mês de abril!
A Pupila LaísMts deu uma aula sobre o sistema Tales From The Loop, o que é o sistema, os princípios do jogo, os anos 80 que nunca acomteceram e como montar a ficha! Participei dessa aula miando de tanta sabedoria que absorvi sobre esse sistema.
O mestre Ruta Graveolens também realizou uma aula sobre o que é RPG, que uma Oneshot é uma ótima ideia para iniciar seus amigos a jogarem RPG, como criar uma Oneshot, como narrar, também falou sobre elementos narrativos que deixe a Oneshot memorável!
Na aula do dia 15 de março houve uma aula incrível sobre Compartilhamento de Experiências Entre Mestres, guiada pelo ( N ) O Senhor do Oculto! Introdução à mestragem, compartilhamento de experiências sobre: Métodos e ações que possam auxiliar e facilitar a mestragem, como contornar erros ou equívocos cometidos ao longo da mestragem e também tirou dúvidas dos novatos!(editado)
A Pupila LaísMts voltou a dar uma aula sobre Tales From The Loop, os princípios do jogo, como montar a ficha e como mestrar, e como realizar uma Oneshot rápida!
O mestre tutor Sis deu uma aula, transferindo seu conhecimento de mestre, como dicas e como emergir os jogadores em uma trama! Falou sobre coerência narrativa, como trabalhar a imersão de personagens dentro de uma mesa.
A LaísMts deu uma aula incrível sobre o RPG e como funciona o servidor, foi sensacional, fora que ela falou sobre como perder a vergonha e começar a interpretar seu personagem.
Todas as aulas foram muito boas. Se você quer contribuir o seu conhecimento de RPG, agende uma aula com o Tales S.!
Para participar de eventos ou aulas só ficar ligadin em iniciantes-e-eventos.
Tópico 2. Notícias em Geral
O Filipe Il-Sharat está procurando um pupilo para área de ADM, se você tem interesse sobre administração de servidor, procure-o no privado, a Pamy está procurando pupilo para área de mídias sociais, se você tem criatividade para memes e organização, fale com ela no privado, o Riku está procurando pupilo para área de balanceamento de relíquias, se você entende sobre o assunto, fale com ele no privado!
E eis um texto da equipe do RPG Mestre dos Magos:
"Oi pessoas, vivemos num momento difícil com a nova epidemia que surge e mesmo sabendo que a maior parte do servidor consiste de um grupo que não tem tanto risco de complicações do vírus reforçamos que todos temos nossa responsabilidade em proteger os mais velhos e àqueles que já tem a saúde comprometida. Diminuir a contaminação é muito importante para não sobrecarregar o nosso sistema de saúde e assim não prejudicar ninguém, então trazemos aqui algumas medidas que todos podemos tomar para fazer a nossa parte:
-Lavar as mãos a cada duas horas ou sempre que necessário (ex: após espirrar), lave por pelo menos 30 segundos vamos adicionar uma imagem sobre como lavar as mãos corretamente;
-Sempre cobrir a boca e o nariz ao espirrar e de preferência com lenço descartável;
-Utilizar lenços descartáveis para higiene de secreções;(editado)
-Evitar manusear tocar a mucosa da boca, nariz e olhos;
-Evitar uso compartilhado de objetos de uso pessoal (ex: copos, garrafas…)
-Evitar lugares fechados e com multidões.
-Manter os ambientes ventilados.
-Evitar o contato próximo com pessoas que apresentam sinais ou sintomas da doença (ex: febre e sintomas respiratórios);
-Ficar em casa se tiver sintomas
Lembrando que a orientação principal do ministério da saúde ainda é de ficarmos em casa sempre que possível em quarentena, e que lavar as mãos é mais efetivo que álcool, use o álcool apenas em emergências quando não for possível lavar as mãos."
Por último,
Nos sigam nas nossas redes:
Instagram @rpg_mestre_dos_magos,
Twitch /mestredosmagosrpg
e no Facebook /rpgmestredosmagos.
O corpo administrativo adverte: Procure não fazer piadas com outras pessoas, as vezes é engraçado para você mas não ao próximo, não exponha as pessoas ao ridículo. No mais, se divirta jogando RPG!
Tópico. 3. Entrevista
Hoje a nossa entrevista será com o (M) Fênix, ele é novo no servidor e teremos uma visão diferente, uma visão de que a primeira impressão é a que fica.
Pergunta #1: Você é novo no servidor RPG Mestre dos Magos, quais foram as suas expectativas para com o servidor?
Resposta #1: Foram boas, chamativas, acima até... Tem diversas campanhas, one shots, e diversos mestres. Minhas espectativas base eram de conseguir mestrar campanhas e one shots.
Pergunta #2: Suas expectativas se tornaram realidade?
Resposta #2: Sim, consegui realizar algumas campanhas, participar de outras, foi acima das expectativas a quais esperava também.
Pergunta #3: O que o MdM deve continuar fazendo de bom e o que precisa melhorar?
Resposta #3: Em minha opinião, deveria ter mais entendimento entre a parte dos jogadores, em si algumas coisas que vi seria a parte de idade, visto que não se ajusta automaticamente entre aqueles que alcançam superiores
Tópico 4. Espaço livre
- Assuntos de mesa!
Por Dilson
Olá, caros leitores! Essa coluna vai ser um pouco especial. Hoje não veio falando sobre a Paizo e seus sistemas, mas sobre um bate papo sobre RPG. Todo fim de sessão, eu e meus jogadores fazemos um feedback sobre a jogatina e entre a conversação acabamos debatendo alguns assuntos que gostaria de compartilhar com vocês. Quero deixar bem claro, que aqui é minha opinião, baseado nas minhas experiências. Leve como dicas para você e não como uma verdade.
Ruim?
Eu comecei a narrar rpg em 2004 e desde que virei o mestre da mesa, eu sempre ouvi ou li em algum lugar, dicas para lidar com jogadores ruins ou como evita-los. Mas com o tempo foi passando, percebi uma coisa, não existe jogador ruim e nem mestre ruim. Existe escolhas e estilos. Um jogador de vampiro em uma mesa de d&d 4th por exemplo pode ser um péssimo jogador, mas em suas mesas de vampiro é um cara excelente criando uma narrativa maravilhosa ou até mesmo contrário, cara pode ser péssimo jogador de vampiro, mas na 4th um excelente estrategista. Devemos parar de julgar o que é ruim e bom, pois isso pode ser perspectiva sua! Claro, sabemos que temos pessoas babacas por ae, mas em sua maioria elas acabam não sendo quando está no seu ambiente de conforto. O mesmo eu levo para os mestres. Gente, não existem mestres ruins! As vezes o sistema não é adequado ao estilo dele, as vezes é o cenário. Todo mestre de RPG tem seu ponto forte, já vi um amigo narrando que minha nossa, como a narrativa dele é bagunçada e horrível. Mas quando ele leva isso para o grid, o cara é um gênio. Uns encontros táticos extremamente versáteis e que exige atenção continua da mesa. Se você não se encontra como jogador ou mestre em alguma cenário ou sistema, busque mudar. Nosso hobby tem a vantagem do infinito, temos de tudo desde sistemas e cenários históricos ou didáticos até as bizarrices da mente humana. Mas é claro tudo envolve leitura, isso entramos em outro detalhe.
Ler ou não ler es a questão!
Primeiramente RPG é leitura, na verdade a vida é uma leitura. Precisamos ler, se você não gosta, tudo bem! Porem deve entender que é um hobby onde tudo começa de uma folha com palavras e você vai precisar ler. Agora se você não gosta, isso não te tornar um jogador ruim, porem muitos mestres não gostam de ser didático, eles querem partir para o jogo e contar que você fez sua parte, então nesse caso você vai precisar ler, nem que seja a parte que trata das coisas que envolve seu personagem, se mesmo assim você não ler, ae amigo eu te recomendo dá uma olhada em outro hobby. Pratica de esportes em sua maioria não precisa de muita leitura de texto, ou se você não se sente bem lendo muitas páginas, dentro do mundo lúdico existem os Boardgames. Infelizmente, a leitura é essencial e se vc não quer, devo te alertar que o hobby talvez não seja para você, não ser que busque outros meios como vídeos ou podcast que explicam regras, mas nesse último caso não recomendo muito, pois cada um tem uma forma de interpretar e as vezes elas vem errôneas.
Tornando um mestre mais experiente.
Como ficou claro, eu não gosto de rotular pessoas de boas ou ruins, até porque tudo é questão de ponto de vista não é mesmo! Então aqui quero deixar meus conselhos pela experiência que já tive.
Primeira: Você sempre vai lidar com jogadores difíceis, isso não quer dizer que você é ruim. Tem jogadores que querem mais do que outros, seja combate, seja exploração, narrativa ou até mesmo conhecimento das regras. Busque entregar algo para todos, não é só pq essa pessoa fica exigindo de vc, que você vai exclusivamente da atenção para ele. Uma tática que funciona é fazer feedbacks pôs sessão, pois ae todos vão conversar entre si, dando suas opiniões e escutando, essa tática funciona pois evita que aqueles que não estão satisfeito começa a fazer conversas por fora e fora que mostra que você é um mestre aberto para opiniões e críticas!
Segunda: Jogue para se divertir! RPG é diversão e descontração. Para muitos é aquele momento onde se desliga da rotina diária ou de uma semana extremamente cansativa. Mas isso não quer dizer que você como mestre esta lá só para divertir seus jogadores. Você também precisa dessa diversão, até porque é você que conduz a história e se tiver frustrado com ela não vai conseguir criar uma boa história, isso entre na nossa última dica.
Terceira: Muitos mestres se cansam na preparação da sessão. Mas isso é necessário? Preparar? Bem, se você é novo e não sabe lidar muito com o improviso, recomendo que prepare, mesmo que isso as vezes seja chato de começo. Com o tempo vc desenvolve ferramentas para te ajudar com isso. Por exemplo, eu não preparo mais minhas campanhas. Normalmente eu escrevo o fim e um começo e o resto eu deixo meus jogadores me surpreende com suas ações e historias, claro que uso ferramentas para isso. De acordo que vou jogando vou anotando tudo da história deles e do sistema e desenvolvendo tabelas para mim, assim eu consigo gerar tudo o que eu preciso para situações diversas. Outra opção é saber escolher o sistema. Quando se joga muitos sistemas, vc acaba absorvendo ideias deles e transmitindo para seu estilo de jogo, mas como dito acima, vai encontrar aquele sistema que encaixa com você. Encontrar um sistema é complicado, pois cada um tem suas perfeições e imperfeições, se você não se identifica com o sistema vc vai se achar ruim ou ficar desanimado em narrar e preparar sessões e ae vamos voltar sobre o assunto de ser ruim ou não! Exemplo claro aqui foi de uma amiga, ela adora o cenário de Shadowrun, mas odiou o sistema, notei que as sessões estavam ficando arrastada e conversando com ela mostrei o Starfinder, ela se encontrou com sistema e trouxe o cenário. Cara foi uma das melhores campanhas de “Shadowrun” que joguei.
Então é isso caros leitores. Volto com a programação normal falando de Pathfinder 2th e Starfinder nas próximas colunas e espero que essas dicas ajudem a você a seguir em frente como jogador e mestre e ignorar essas coisas de bom ou ruim, foca em narrar e jogar coisas que você gosta e nunca deixe de ler! Conhecimento é tudo, aliás vou deixar uma dica de um excelente livro lançado a um tempo em português focado exatamente em te ajudar, chamado “Despreparo, Nunca!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a todos por lerem nossas colunas.