O CANAL DE NOTÍCIAS DE TODO AVENTUREIRO

kit-aventureiro

quinta-feira, 11 de junho de 2020

EDIÇÃO #010 - GATOLINO NOTÍCIAS

Gatolino 



OVOS DE CHOCOLATE E DADOS DE RESINA 
PARA TODOS!

Salve Aprendizes e Aventureires,

Eu não sei quanto a vocês, mas para mim essa é uma das épocas mais deliciosas do ano. Se você é um gato mago e estagiário de jornal como eu você fica antenado nas coisas mais gostosas do mundo. Eu tive a chance de participar do jantar virtual de Pesach, a páscoa judaica, do Eavatar e ele foi muito legal de mandar as comidas nuns potes pra gente comer junto. Mas agora a minha barriga está pronta pros ovos de páscoa e pro festival de comidas gostosas que essa festa é aqui em casa.

Pois bem, o jornal está a pleno vapor. Temos notícias da Guilda dos Aventureiros, eu estou todo curioso sobre o que será descoberto. Além disso tivemos muitas aulas legais e eventos super incriveis. Além disso o Culto Oculto volta com o Eavatar escrevendo. Parece que o COVID-19 teve que fechar o templo dos cultistas dos jogos pouco conhecidos, mas esse culto é online e trazendo a resenha de um jogo que teve uma série de tv associada a ele lançada agora. Além disso temos as colunas de X e Y (insira aqui os colunistas que contribuíram) 

Essa edição foi toda escrita por mim em casa, mas eu mandei os arquivos pra Pamy e pra Gamaliel e Eavatar supervisionarem. O que os colunistas escreveram é responsabilidade deles e eu fui pago em marcos maiores de fate, pois eles valem muito mais que níveis de recursos do Chronicle of Darkness.

Tópico 1. Notícias de Eventos e Aulas

O mestre certificado Jack O Medico realizou um evento com o sistema de D&D 5e, com muita porradaria medieval, é tudo foi aleatório, o local, o objetivo e tudo mais! O vencedor foi ddddddddd, que agora porta a relíquia de número 32, a Infecção pelo VIVO.

A Grã Mestre Lara deu início ao evento de West Marches do servidor no dia 2 de abril, "A Herança de Família" foi uma aventura de Tenácia. Assim, os jogadores que fizeram seu personagem para esse evento poderão usá-lo para os outros eventos do mês de abril! Incrível, né?! O evento se tratou de um anúncio pregado no quadro de avisos da Taverna do Tagmar, onde 100 peças de ouro seriam dadas para os aventureiros que recuperasssem a velha espada de seu pai. (Vencedor ?)

"O baú de Blibdoolpoolp", foi uma aventura narrada por texto pelo mestre AldeãoComum Sensacional! Onde a Aninyel a meio eles solicitou a um grupo de aventureiros na taverna de Tagmar à irem a cidade portuária de Aranvel receber um baú que chegaria de navio naquele dia. O item no baú era raro e frágil, requeria bastante cuidado no transporte, Aninyel desejava que ele não fosse retirado de dentro do baú.

Esses eventos de West Marches estão sendo um sucesso! O mestre (M) davimancebo narrou uma aventura onde os jogadores foram chamados para fazer relatórios da região abaixo da montanha, que alguns goblins estavam parando alguns viajantes de subir para Tenácia. O que se sobressaiu no evento foi Littyy, agora tem a relíquia de número 43, o Buffalo Of Caos.

A Grã Mestre Lara deu continuidade no evento de West Marches com o sistema de D&D 5e, onde os aventureiros se encontravam relaxados na taverna Caneca Quebrada, quando Melow o veterano na Ordem dos Desbravadores chegou até eles pedindo que recuperassem um livro de um arquimago maligmo em uma cidade dominada por monstros!

Espero que tenham gostado dos eventos como eu gostei. Se quiser fazer algum evento, não se acanhe, fale com a Lara para agendar, e caso haja dúvida ou precise de ajuda, ela irá te ajudar!

Agora vem saber das aulas que aconteceram no decorrer das semanas. 

A Grã Mestre Lara fez uma iniciantes explicou sobre o evento de West Marches, falou sobre o D&D 5e, uma aula mais voltada para os jogadores, mas deixou claro que futuramente iria ter uma para mestres também.

A Pupila LaísMts realizou uma aula de Tales From The Loop (sim, de novo), mas nunca é cansativo, cada aula eu dou um loop!

O mestre certificado Jack O Medico deu uma aula sobre como montar uma boa aventura de zumbis, sobre o sistema Terra Devastada Edição Apocalipse.

O Pupilo Ace WarlocK deu uma aula incrível de Mundo das Trevas, com O sistema Vampire The Masquerade 5e, deu orientações quanto a como criar personagens e cenários, novas mecânicas e como fazer uma ficha de v5!

O mestre Yondaime Katsuro deu uma aula sobre Gurps, os limites do sistema, se era de fato difícil e as regras.

O Pupilo LoRd Sensei e a LaísMts fizeram uma mesa redonda para mestre iniciantes, como criar uma boa história, melhorar interpretação e riscos de ser um mestre.

O mestre ( N ) O Senhor do Oculto compartilhou sua experiência entre mestres. Falou sobre o Dark Fantasy e Mundos Punk.

Depois de uma votação pra lá de incrível nos #avisos-do-reino sobre qual sistema o mestre Dilson deveria dar uma aulinha, e o vencedor foi o Pathfinder, abordou sobre regras essenciais do sistema, criação de ficha e seleção de jogadores para uma aventura.

O mestre certificado Power Master deu uma aula sobre o sistema genérico que pode ser adaptado para qualquer "coisa"! O FATE RPG! Falou sobre as mecânicas básicas, funcionamento do sistema, adaptabilidade e por qual motivo usar o FATE!

E o mestre .Sis veio com uma aula +18! Sobre como inserir SEXO dentro da mesa! Abordou se o sexo explícito poderia, em que momento o sexo é legal em que tipo de ambiente.

A Poderosa Chefona Grã Mestre Aya deu uma aula sensacional sobre a última edição do D&D, eu compareci e ela me tirou diversas dúvidas!

A Grã Mestre Lara, Rainha dos nossos eventos, voltou com a West Marches, para os interessados fazerem sua ficha para se preparar para os eventos do mês de abril! Ensinou e auxiliou a todos sobre a criação de ficha D&D 5e.

O mestre tutor Fungo veio com uma aula sobre criação de sistemas! Abordou sobre "hack" e "sistema próprio", o que afinal cada ouvinte queria fazer... Falou também sobre a fase zero, mecânicas e estátistica, deu exemplos, recomendou fazer-teste-desconstruir-pensar!

A LaísMts voltou com "Tales From The Loop O Retorno", como adaptar o cenário e os estereótipos, é fez um extra de dicas de sistemas relacionados ao gênero.

Todas as aulas foram muito boas. Se você quer contribuir o seu conhecimento de RPG, agende uma aula com o Tales S.!

Para participar de eventos ou aulas só ficar ligadin em iniciantes-e-eventos.

Tópico 2. Notícias em Geral


O Filipe Il-Sharat e a Aya estão procurando um pupilo para área de ADM, se você tem interesse sobre administração de servidor, procure-os no privado, a Pamy está procurando pupilo para área de mídias sociais, se você tem criatividade para memes e organização, fale com ela no privado, a Lara está em busca de pupilo na área de eventos do servidor, o Tales S. procura pupilo para aulas e iniciantes, e temos o Riku  que está procurando pupilo para área de balanceamento de relíquias. Caso você tenha interesse de fazer parte desta Staff, fale com eles no privado! 

- A Eve foi promovida de Pupila para Arauta Criativa no dia 02/04. Sucesso!

- Prepare-se para a Cyclops Con! Trazido a você por forças inomináveis ​​aliadas à Goodman Games e a Sagen Editora, a Cyclops Con é uma celebração de tudo o que há no Dungeon Crawl Classics. O evento está agendado para os dias 17 a 19 de abril e acontecerá no phlogiston! (Isso é "online" em vernáculo mortal).

A edição brasileira ocorrerá no servidor do Discord oficial da Sagen Editora (que você pode acessar por este link: https://discord.gg/nWjuQ6w). O evento será digital e totalmente gratuito. A Cyclops Con celebra a linha de jogos da Goodman Games, com Dungeon Crawl Classics, DCC Lankhmar e Aventuras para a Quinta Edição - D&D 5E.
Você poderá fazer sua inscrição a partir do dia 13/04 na página oficial do evento no Facebook, basta comentar na mesa de jogo que você deseja participar. Vagas limitadas.

Link do evento: https://www.facebook.com/events/528270054553900

- Por último, 
Nos sigam nas nossas redes:
Instagram @rpg_mestre_dos_magos,
Twitch /mestredosmagosrpg 
e no Facebook /rpgmestredosmagos.

O corpo administrativo adverte: Lembre-se que aqui é um refúgio para todas as pessoas que possuem um hobby em comum.

Tópico 3. Entrevista

A entrevista de hoje vai ser com a Lizzie King, ela é uma jogadora experiente no RPG de Mesa e vamos ter uma visão feminina sobre as mesas de RPG.

Pergunta #1: Você já entrou numa mesa que só tinha você de mulher? Se sentiu normal ou sentiu falta de alguma menina na mesa?
Resposta #1: Sim, mas foi tranquilo. E se em algum momento precisar dar limites, eu posso fazer isso sem problemas também.

Pergunta #2: Acha que tem machismo no RPG de Mesa?
Resposta #2: Meio nerd é bem machista, né, mas na parte de RPG pra mim, por sorte, sempre foi tranquilo.

Pergunta #3: Finalizando, quais dicas você daria para mulheres que querem jogar RPG mas pensam que se sentirão excluídas? 
Resposta #3: Acho que é ir e mergulhar de cabeça, no começo pode ser intimidador mesmo, mas é só insistir e dar um toque no pessoal, e se eles insistirem, tentar procurar outras mesas para jogar, que não é todo lugar que é assim. Também tem pessoal de RPG mais voltado para o público feminino também, como o Biblioteca das Ancestrais.

Tópico 4. Espaço livre

- O Universo Paizo!
Por @Dilson

Pathfinder 2th

Finalmente leitores, chegamos na última parte da nossa exploração de regras do livro básico! Mas não ache que o acabamos. Hoje falaremos brevemente das pericias, depois nas próximas colunas, vamos começar a entrar na abordagem das regras para o mestre no livro. Lembrando que a paizo não trabalha com 3 livros, mas apenas dois! Por isso que o Livro básico tem mais de 600 páginas, pois ele são dois livros juntos!


Mas Dilson, você não disse que o livro do mestre foi lançado agora a pouco? Sim meu padawan, porem esse livro serve mais como um livro avançado, as regras para mestrar mesmo estão no livro básico! Entende agora, quando eu digo que paizo não brinca com seus sistemas e material é o que não vai faltar para você!


Pois bem, um dos capítulos de livros básico, ele trata sobre as pericias! Mas o que muda nele para os outros sistemas? Na verdade não muita coisa, tirando uma regra que já existia no d&d 4th, mas por algum motivo ela não foi implementada por completo na 5th que são os desafios de perícias. Esses desafios nada mais é do que teste que vc normalmente pede avulso e sem nenhum parâmetro para te ajudar em seus jogos, aqui vc acaba não tento isso! Não sabe para o que natureza serve e quais testes vc pode pedir para os jogadores? Está la, um exemplo é o comandar animal. Não sabe o que fazer com a perícia furtividade? Os exemplos e desafios estão la, inclusive as regras para te ajudar acentuar e saber o que aborda? Vai esgueirar? Vai esconder um objeto? Todo processo do teste e explicação da situação está la inclusive já com os níveis de resultado que o sistema trabalha (Já falado em outras colunas).

Talvez os duas novidades de maior impacto em Pathfinder 2th sobre as pericias são medicina e manufatura. Medicina se torna praticamente obrigatória tentar ser proficiente nela, devido ao tratar ferimento que ajuda a não acabar com os estoques de magias e poções de cura rapidamente, além de outros benefícios. Inclusive existe talento para permitir usa-la uma vez durante combate, fazendo até um guerreiro se tornar suporte! Já a manufatura, permite aos personagens forjarem todo tipo de item, inclusive os mágicos, além de claro ser mais usada por escudeiros, para reparar os danos absorvidos por eles.

Bem é isso, aqui fechamos toda base de regras e agora passamos para as regras de mestre, na próxima coluna vou falar sobre as regras de como estabelecer CDS de teste e sobre criar encontro.

Starfinder

Como de pratica, na última coluna eu mencionei como fazer uma ficha de Starfinder. Mas o que temos que saber sobre as regras do sistema? Bem, na verdade elas não são muito diferente do padrão de PF1 ou D&D 3.5, você tem uma ação padrão, uma de movimento e uma menor para realizar e também uma reação por turno. Além disso, o livro traz uma gama de ações que vc pode fazer, desde conjurar magia, atirar e alguma manobra básica como agarrar, empurrar e etc...

Porque estou sendo bem direto nisso? Porque nas próximas colunas quero fazer das duas regras que fazem o Starfinder ser um d20 system espacial que deu certo e que faz o sistema ser interessante. Que é sobre hacker, perseguição em veículo e o combate de naves. Elas são uma um pouco maior, mas extremamente divertida de abordar. Inclusive no Brasil, existe um cenário chamado Balística, que vem em desenvolvimento e eles estão desenvolvendo mecânicas nos moldes da criação de naves e combate só que para Mecha.

Mas é isso, Starfinder não tem muito segredo, o seu sistema de combate já é em teoria usado por muitos sistemas, então se você já conhece esse padrão, não tenha receio de testa-lo, você vai se sentir em casa. Na verdade, acredite que ele foi bem simplificado e melhorado. Por exemplo, ainda existe o BBA (Bônus Base de Ataque) mas não tem suas divisões de múltiplos ataques, para fazer dois ataques por exemplo vc gasta ação completa e faz ambos com -4, os talentos também foram revisados, muitos se tornaram práticos como saque rápido, que para quem não tiver não é tão penalizado.

Você Sabia?

Na seção você sabia, como sempre venho falando de algum material que vai lançar ou já lançou nessas últimas semanas. Nesse caso venho falar primeiro que em MAIO, tanto Starfinder quanto Pathfinder 2h vão receber suplemento de peso, pois em Starfinder vai ser lançado o Arquivo Alienígena 4 e para PF2 vem o Bestiário 2. Ambos são livros que trazem uma gama gigantesca de monstros e npcs.

E agora no finalzinho de Março recebemos a parte 3 da campanha de Extinction Curse, a aventura que você joga numa trupe de circo em Golarion, com várias armas, monstros e regras na temática, mas o que faz essa parte se tornar importante é que nela temos uma nova ancestralidade para jogar, o Shoony, uma raça que são uma espece de Bulldog bípede!!

Nisso, encerramos nossa coluna de hoje. Na próxima, vamos falar de regras para mestrar em PF2, sobre hackeando em Starfinder! Aliás, fique atento, em breve no mestre dos magos, vou começar um processo de várias one shots, com uma aventura oficial feita para ensinar PF2.


- O RPG de texto
Por @Aldeão Comum

Primeiro gostaria de dizer que não sou um grande jogador de RPG, nem que estou a muitos anos jogando, mas desde que conheci o RPG, através do famoso RPG do Jovem Nerd, me interessei e entrei para o servidor a fim de jogar, mas com o tempo notei como há algumas formas de se jogar o RPG por meio digitais, acredito que as regras com o uso de grids são muito interessantes para os combates deixa o jogo interessante para quem está mesmo a fim de conhecer as mecânicas e se aprofundar bastante nas propostas de realmente um jogo de fato, já eu sou adepto de uma variação do RPG que presa muito mais o RolePlay e faz uso da mecânica do jogo como as regras que ditam como o mundo funcionam.
Jogar RPG através da internet sei que deve ser um assunto muito discutido entre todos que se envolvem no meio, mas gostaria de fazer uma analise sobre as plataformas que conheço, tomando como primeiro todo esse grupo de sites e programas de computador que permitem uma experiência praticamente tão boa se não melhor que um RPG presencial, quero dizer,  a conexão por voz, a rolagem de dados digitais, a apresentação de imagens e cenários, assim como o uso dos terrenos, permitindo fazer até mais possibilidades do que o presencial, é muito divertido, se pode aplicar toda a mecânica de jogo e todas as regras possíveis, mas no fim até agora não foi onde eu me encontrei

O outro lado do espectro acredita que seja o full Roleplay, não cheguei a entrar em uma mesa como essa, mas pelo que entendo a ideia seria jogar com base principalmente no desenvolvimento da história, aplicando ou não as regras ou mecânicas de sistemas de RPG, parece interessante, mas acredito que funciona muito bem, dependendo da sinergia da mesa. E no fim o meio termo, que é onde eu costumo jogar, e na minha visão é onde a maioria dos jogadores se acomodam em jogar RPG.

O mestre e os jogadores desenvolvem suas histórias e aventuras, baseados nos sistemas aplicando as regras que convém, e isso já é o suficiente para se divertirem com base no sistema que jogam. Mas como é mais comum, digo visto em minha visão dentro de um servidor de Discord fundamentalmente feito para se jogar RPG online, é mais comum se jogar por chamadas de voz, onde todos podem conversar a vontade e interpretar seus personagens, e dentro de todo esse grupo que joga online, eu entrei para uma divisão menor, me divirto mais jogando por texto, fazendo só uso de um dos canais de chat por texto, para narrar, interagir, rolar os dados e apresentar minhas mesas.

Todo esse texto é exatamente para chegar a esse ponto, o que diferencia essas mesas de RPG por texto das outras maneiras de jogar?
Mais uma vez de minha visão dentro de um servidor de Discord, gosto de deixar isso bem claro e que não quero generalizar meu pensamento para a visão de outras pessoas dentro ou fora do servidor. Como mestre de mesa, sempre que estou afim e planejo alguma aventura, faço uma chamada de mesa nas Missões Rápidas, onde desenvolvo uma história geral, sempre no meu mundinho fictício de D&D, já fiz mesas por call antes, mas desde que comecei a narrar desenvolvendo por texto, cheguei a conclusão que me diverti mais jogando assim e queria apresentar minha visão sobre a experiência que tive como mestre.
Os jogadores que estão limitados a jogar nesse estilo de mesa, para quem nunca percebeu, sim, existem algumas pessoas que não podem ou só não tem acesso a todas as ferramentas de se jogar online como alguns gostam, como por exemplo, o uso do Roll20, uma das plataformas onde se pode fazer o uso de terrenos e rolamentos de dados, criação de ficha e aplicação de regras e mecânicas de vários sistemas de RPG.

Outra ferramenta essencial para aqueles que jogam RPG online, além do roll20, as chamadas de voz e  ou mesmo o uso de computadores. As vezes vi que algumas entre aspas " exigências " para entrar na mesa de um mestre era ter um microfone com a qualidade razoável, que permitisse que todos entendessem o que o jogador está falando.
Acredito que a maioria entende como uma experiência de jogar RPG de mesa, necessariamente, ter a interação pessoal, seja por vídeo ou por voz, para representar seu personagem e passar tudo àquilo que quer. Mas sabe, acho que no fim, você não necessita de tudo isso para jogar RPG, como dizem. É comum entre os jogadores também, um certo preconceito com o RPG por texto, eu notei isso. A visão que notei sempre foi algo como, não tem como interpretar por texto, não tem como narrar por texto, não tem como entender exatamente o que o outro quer dizer por texto. Pode dizer que não, mas foi exatamente essa questão que vi jogadores comentarem sobre o RPG por texto. Agora outro ponto sobre essa maneira de jogar, as pessoas que querem criar regras definidas de como se jogar assim. Se nunca jogou rpg por texto, aqui vão alguns exemplos: Essa criação de regras, bem chatas na maioria das vezes, vem de jogadores que reclamam das mesmas coisas que já citei. Regras como fazer o isso de sinais no chat para sinalizar e diferenciar ações de falas, diferenciar os pensamentos, pontuar de formar correta como seu personagem aparenta naquele momento, o que eu resumo é uma coisa só, ser chato.
Nas minhas mesas e para quem nunca jogou rpg por texto quero dizer que eu desejo dos jogadores duas coisas:

Preste atenção, isso é fundamental para qualquer rpg, mas para um jogo por texto isso interfere exatamente do ponto seguinte. 
O Tempo de resposta, diferente de um jogo por chamada de voz ou presencial, se é sua vez de jogar, poxa as pessoas vão te falar e mesmo que você não preste atenção, o que já é bem chato. No jogo por texto, as pessoas enviam a mensagem, dizendo algo, ou realizando uma ação, e o tempo de resposta do outro jogador é fundamental para manter o clima. E especialmente para isso eu tenho algumas dicas para fazer da sua mesa por texto, um jogo legal para todo mundo.
Dica #1 Seja rápido. Tudo bem pensar um pouco antes de uma jogada, mas em uma mesa dinâmica de RPG, ser a sua vez de jogar e você levar minutos escrevendo que " ataca " é chato. Escreva o que vai fazer ou responder na hora e preste atenção no que está acontecendo.
Dica #2 Esqueça as regras de diferenciar o texto para a pessoa saber o que cada coisa que você mandou em uma mensagem gigante de cinco linhas e você demorou um monte para mandar vai representar exatamente o sentimento do seu personagem para cada ação e pensamento que ele teve nos últimos 10 segundos da sua vida.

Dica #2 parte 2 Por que diferenciar o texto com itálico, negrito, sublinhando, riscado e qualquer coisa que se pode fazer no texto. Se simplesmente você pode dizer, João diz, João falou para ele, João acha que, isso já diferencia muito bem uma ação.
O jogador que controla o personagem João envia a seguinte mensagem, Pego minha espada e corro na direção deles. Foi difícil saber que isso é uma ação? E que João não estava falando nada só agindo. Bem no fim posso dizer só mais uma coisa, joga rpg como você gostar mais, se divirta e tenta não ficar atrapalhando o resto do pessoal de se divertir também, todo mundo é bem vindo a jogar RPG de todas as maneiras possíveis, uma braço do Aldeão Comum.

- O Culto Oculto
Por @Eavatar

Tales from the Loop, muito além de uma coisa estranha.


Saudações cultistas, desculpa pela minha ausência na edição passada, mas por motivos de saúde pública o templo do culto oculto teve que fechar as suas portas, mas vamos que vamos, pois o conhecimento dos jogos obscuros tem que continuar. 

O jogo analisado da vez é mais uma da Free League, a mesma produtora do ótimo Mutante Ano Zero. Diferente do seu antecessor Tales from the Loop é um jogo focado em uma versão estranha e diferenciada dos anos 80, antes da Internet se tornar dominante na vida do globo, e os protagonistas dessa vez não são sobreviventes em um mundo pós apocalíptico, mas adolescentes com problemas reais e comuns da idade e que se vem em um situação que os adultos são impotentes ou inexistentes e o mundo ao redor tem robôs de diversas formas contra eles, ou o estranho e inexplicável. 

O jogo conta com o sistema Year Zero modificado para o tema e tom propostos nas pinturas pop art de Simon Stalenhag  (https://www.instagram.com/simon_stalenhag/), uma mistura de adoração a cultura dos anos 80 e um certo tom de melancolia e isolamento ao retratar as crianças e os adolescentes sozinhos em um mundo vasto onde elas lidam ou sobrevivem a presença de robôs e de super ciência misteriosa. Tal tom é refletido perfeitamente na descrição do mundo de Tales from the Loop, os adolescentes são os únicos a notar o estranho e os adultos parecem que estão alheios a isso. Já os adultos parecem sempre estar ocupados ou são inexistentes, gerando assim uma dinâmica que torna a figura do personagem jogador mais relevante.

O sistema não apresenta muitas diferenças, apenas com o desaparecimento do contador de radiação da ficha, porém o que muda é o tom que é dado a construção do mundo e da campanha. O jogo recomenda que o jogo seja construído em parte coletivamente, com a agencia do jogador durante o processo, no que é chamado de Sessão Zero. Outro grande fator que torna interessante nesse jogo é que ele conta com um sistema de classes que é vinculado mais as tribos de adolescentes comuns em uma escola, mas ela não conta exatamente com a força da polarização dos estereótipos comuns nas séries de tv e no cinema. Todas as classes são relevantes e interessantes e contam com uma mística própria. 

Atualmente Tales from the Loop não está publicado no Brasil, mas ele estará em breve, sendo publicado em parceria entre a Editora Sagen (Forbidden Lands) e a Galapagos (D&D 5a edição), além disso Tales from the Loop inspirou uma série disponível para ser assistida na Amazon Prime.

Atualmente Tales from the Loop não está publicado no Brasil, mas ele estará em breve, sendo publicado em parceria entre a Editora Sagen (Forbidden Lands) e a Galapagos (D&D 5a edição), além disso Tales from the Loop inspirou uma série disponível para ser assistida na Amazon Prime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

      Agradecemos a todos por lerem nossas colunas.