O CANAL DE NOTÍCIAS DE TODO AVENTUREIRO

kit-aventureiro

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

EDIÇÃO #024 - GATOLINO NOTÍCIAS


SERÁ QUE JÁ TEMOS UM TIME VENCEDOR DO EVENTO DE HALLOWEEN?


Na última quinta-feira (22/10) descobri que no Evento de Halloween os Morceguinhos estão ganhando dos Cabeça de Abóbora, 172 pontos contra 74 pontos! São 98 pontos de diferença! Será que os Morceguinhos já ganharam, ou haverá uma virada surpreendente dos Cabeça de Abóbora? O evento acabará às 23:59 do dia 31 de outubro.


Ao longo desses 15 dias tivemos o Dia das Crianças, felicidades para vocês que curtem as mesas +12 e as mesas de classificação livre! Aproveitem serem crianças, é uma das melhores fases da vida!


Também tivemos no dia 15/10 o Dia dos Professores, e aqui presto minhas felicitações a todos os professores do servidor, entre eles temos a @Pamy 🦇, o @Tales S. 🦇 e a @Narrador!


Foi criado o cargo Azarado do Server, para aquelas pessoas (inclusive eu) que o dado se recusa a ajudar. Por isso tento ser bom na interpretação para o mestre diminuir a classe de dificuldade.


Pessoal, agora o assunto é sério! Nós temos uma meta de chegar nos 10.000 seguidores no Instagram até o fim do ano. E você pode nos ajudar a realizar esse sonho, basta nos seguir lá: @mestredosmagosrpg.


Nosso Insta: https://instagram.com/mestredosmagosrpg 

Nosso Face: https://facebook.com/rpgmestredosmagos (aproveita e nos curta)


O Grão Mestre Filipe Il-Sharat  abriu vagas para Pupilo, caso tenha interesse em entrar na equipe do R.P.G. Mestre dos Magos, devem falar com ele no privado.


Meus amados Leitores do Reino, peço humildemente que vocês vão no nosso site e comentar lá sobre esta coluna, fazer um feedback legal e miau! Provavelmente iremos migrar totalmente para lá, então precisamos de vocês lá! Obrigadinho. 


Eis o link: https://gatolinonoticias.blogspot.com/ 


Nas colunas temos o Leandro Fogaça em "Dungeons & Dragons: a sedução da Lâmia!", "Cá Entre nós isso não é bem um RPG" pelo Bruno Fasanaro - 'Fasa', o "Capítulo IV, alguns conhecidos", "O Batedor", "Crias da Insania: Covil de Ka'pak" e o Jean Carlo vem com "Aventuras do cotidiano"! Não deixe de conferir logo abaixo no Tópico 4!


Quero fazer um convite honroso para você, que tem algo interessante pra falar do universo RPGista e acha que daria uma boa coluna, entre em contato com o Gamaliel, O Pesadelo Continua 🎃, a Pamy 🦇 ou o LASANHA 🦇 para escrever no nosso jornalzinho! O Gatolino Notícias está precisando de você para ser um colunista convidado!


Esta edição foi escrita por mim, supervisionada pela Pamy 🦇, pelo Gamaliel, O Pesadelo Continua 🎃 e pelo LASANHA 🦇. Diante mão estou feliz pois eles não atrasaram o meu XP que vale mais que todo o dinheiro do Jim Walton, o filho mais novo do fundador do Walmart.


Tópico 1. Iniciantes e Eventos.

Vamos começar essa nova edição com o evento de halloween do <327990596021125121>! Old School+Dark-Fantasy+Low-Fantasy & Horror com o sistema Longe de Casa+Expansão!
Resumo da história:

Ser um patrulheiro é algo de uma grande honra, todos sempre querem e sempre vão querer ser um. Por sorte vocês, jovens e cheios de si, decidem tentar esse cargo.

O ganhador tem o prêmio de: 5 doces.

PIPzera realizou um evento de D&D 5e, bem básico, apenas o livro do jogador e de nível 15 para ficar divertido!
Resumo da história:

Após uma perigosa aventura, os aventureiros em busca de mantimentos e abrigo, vão para uma pequena vila cheia de mistérios.

O ganhador tem o prêmio de: 5 doces.

Maat surge das sombras novamente e aparece com o evento de Halloween "Finalmente Halloween!" com sistema próprio.
Resumo da história:

31 de outubro de 2020. A data comemorativa do All Hallows' Eve, mais conhecido como "Halloween". Neste dia, 4 crianças planejaram se juntar e ir de casa em casa pegar alguns doces e dividir depois. Porém, está havendo um rumor de que está acontecendo um ritual, e que está sendo usado magia negra em algum lugar. Essas 4 crianças, muito curiosas, tentam descobrir a verdade.

O ganhador tem o prêmio de: 5 doces.

Nosso fantasminha camarada está sempre online e postando as suas mesas, essa semana não foi diferente! Gasparzin fez um evento de D&D 5e com fichas prontas no nível 4, história bem feita e regras bem estabelecidas!
Resumo da história:

Um trabalho recompensável em nome da nobreza do condado de Suelgard foi proposto aos aventureiros por um nobre senhor de terras que pôs em jogo 57 PO para que resolvessem um caso misterioso e instigante. O proprietário de uma mansão abandonada consideravelmente distante não paga o aluguel de sua residência a pouco mais de dois anos. Segundo os contratos e pergaminhos assinados, o senhor feudal tem direito de confiscar a residência e todos os bens adquiridos pelo proprietário, conhecido como Casmor Gaspar Dordrin. Entretanto, de acordo com suas informações, o proprietário faleceu a pouco mais de dois anos e foi enterrado em um assombrado cemitério.  Porém, segundo as denúncias de moradores e camponeses das redondezas, os mesmos afirmam e juram que Casmor não faleceu, e vive uma vida dita como "normal".

O ganhador tem o prêmio de: 5 doces.

+Orion, do nosso time de mestres tutores, atendeu aos pedidos da turma do Gatolino e falará mais sobre ferramentas para RPG com uso no computador.  Entretanto, precisamos de saber quais das opções abaixo vocês gostariam de conhecer nesta aula.

Roll20 
Foundry VTT 
Criadores de Mapas (Isométrica)
Criadores de Mapas (Mundo)
Criadores de Mapas (Locais)

XIIIIIIIU! Desligue o seu microfone, aqui o único barulho permitido é o som da ambientação! Nós estamos na área de RPG Por Texto e a Miawzawa está digitando! Haha um evento de 3D&T Alpha e por texto.
Resumo da história:

Uma fera misteriosa está atacando os animais das fazendas e, por isso, o representante do vilarejo precisa de um grupo de heróis para caçar o animal. Tudo muito normal, corriqueiro e sem importância para os aventureiros... até que a caçada transforma-se em uma série de segredos obscuros revelados.

O ganhador tem o prêmio de: 5 doces.

Falando em plataformas e mapas online, você já conheceu o Inkarnat? Se você participou da aula do Douglas Ernande com toda certeza sim! O Inkarnate é um excelente site gratuito para criação de mapas e grids em geral.

Tópicos:
- Colocar e retirar solo;
- Texturas;
- Estruturas;
- Escalas;
- Posicionamento geográfico;
- Ferramentas de grades;
- Conceitos geográficos.

Novamente vamos conversar sobre as diferenças entre D&D 5e e Pathfinder 2e com o senhor dsaraujo na aula de iniciantes de hoje.

É isso mesmo que você ouviu cara! CONCLAVE DOA MAGOS BATENDO NA SUA PORTA!

Finalmente eles apareceram, Vampiro a Mascara Edição 20 th! Narrado pelo Skhappy.
Resumo da história:

As 3 Relíquias de caim foram perdidas, cada relíquia tem um grande poder de destruição, não seria bom que caim despertasse para procurar não é mesmo? ainda bem que vocês existem para essa missão.

O ganhador tem o prêmio de: 5 doces.

Mais uma one shot de terror e suspense, dessa vez narrada pelo Jack O Vigarista Compulsivo!
Resumo da história:

É natal e estamos dividindo a última lata de sardinha que temos
aqui no abrigo. Estamos a anos dentro desse porão fedido e por mais que
temos vontade de sair sabemos o quão perigoso é lá fora. Eu queria poder
me arriscar lá fora, mas Francis e Debora saíram ano passado e nunca
mais voltaram, então não tenho dúvida que é morte certa...

Sua campanha está durando bastante, porém, os jogadores não parecem estar tão motivados como antigamente... Seus problemas foram resolvidos! ♰ Dark Inquisitor ✬  realizou uma aula de iniciantes abordando o assunto "Como manter os jogadores motivados até o fim da campanha".

Outro RPG por texto protagonizado pela  Miawzwa!
Resumo da história:

Todos moradores da cidade já contaram ou conhecem pelo menos uma história de assombrações em um determinado cruzamento de estradas. Afirmavam que tochas, lampiões e lamparinas apagavam naquele trecho. Mais recentemente a notícia é de que todas as noites uma donzela estava ao pé de uma árvore e os homens que iam vê-la desapareciam. Três aventureiros foram contratados para investigar o mistério da Volta da Donzela. O que vocês descobrirão?

Yori chega voando em forma de morcego e aparece com um evento de Aventureiros e Mercenários.
Resumo da história:

A cada treze anos, na data especial em que se oferecem orações ao mortos, uma maldição assola a cidade-estado de Igslav. Um demônio, conhecido como Belsharar, leva 13 jovens para seu covil, e elas jamais são vistas novamente. Sempre quando isto está para acontecer, as pessoas escondem suas filhas ou as mandam para longe, mas um culto se formou ao redor do demônio e os cultistas buscam e sequestram as vítimas para seu senhor. Um nobre da cidade contrata mercenários para resgatar sua irmã mais nova que está desaparecida, provavelmente por conta destes sequestros. Será que vão conseguir salvar as 13 jovens a tempo?

Você é um narrador novo ou um player que quer ser narrador, mas não sabe por onde começar? Não tem ninguém para te explicar de maneira clara e aducada? Seus problemas foram resolvidos, por que aqui no servidor tem aulas para te ajudar nisso siiiiim! Um belo exemplo foi a excelente aula do White africans Gamer sobre como começar a narrar! Veja esse tópicos interessantíssimos:

Tópicos:
-A jornada do Herói 
-Recursos Narrativos
 *Conflito, Externo e interno
 *Semear e plantar
 *Surpresa e suspense
 *plot twist
 *4° Parede
 *Mistério
 *Simbolismo
 *Justiça Poética
 *Exposição
 *Arquétipo
 *ponto de virada
 *Clímax
 *Presságio
 *Deus Ex Machina

Você conhece Gary Gygax? Ele é o criador do primeiro RPG do mundo, o "Dungeons and Dragons"! Agora, uma nova pergunta: Se ele estivesse narrando uma mesa o que ele faria? Você faria o mesmo? Vamos descobrir na aula de iniciantes do Yori!

Falando no nosso querido Yori, adivinha quem narraou um evento de  Fantasia estranha, terror, old school com o sistema Aventureiros e Mercenários??? Isso mesmo o Yori.
Resumo da história:

Alguns objetos muito valiosos foram trazidos para um convento isolado nas montanhas. Ladrões astutos fica sabendo dos boatos e decide ir atrás destes itens, afinal eles devem valer uma fortuna. Ao chegarem lá, tem uma desagradável surpresa.

Um mistério sobre um hotel em Okinawa, um evento de Halloween e a Larinha para narrar para você! Hehehe Nossa querida Lara fez um evento de Fate Acelerado para alegrar a sua tarde.
Resumo da história:

O hotel Ryukyu foi um grande investimento de uma franquia de resorts na tentativa de expansão para o oriente, fazendo seu primeiro estabelecimento em Okinawa. Mas relatos estranhos tem feito as reviews do hotel caírem desde sua inauguração e isso está espantando os clientes. Depois de tentar várias alternativas o gerente contrata  investigadores paranormais como último recurso.
Entre os contratados está um grupo de um pequeno escritório vindo de Tokyo e uma equipe de programa de variedades puramente por publicidade, afinal qualquer publicidade é boa publicidade.

Vem participar de mais uma ventura em RPG por texto com Yori, um dos narradores mais ativos do servidor!
Resumo da história:

A cada 13 mil anos, a Morte precisa reafirmar seu controle sobre as almas do vivos. Acontece que, desta vez, ela foi impedida, pois teve seus poderes roubados por um deus antigo e esquecido. Assim, ela convoca pessoas absolutamente comuns para serem seus campeões para ajudarem ela a retomar seus poderes em troca de alguns anos a mais de vida.

O RPG de mesa é uma ferramenta muito boa para melhorar as interações sociais entre as pessoas, na aula da Eileen nós aprendemos sobre criar um ambiente confortável e inclusivo!
Tópicos: 
- Acordo social;
- Compreendendo ao próximo;
- O que podemos fazer? 
- Mas, e se eu não me sinto confortável?

Tópico 2. Notícias Gerais

Para esquentar mais ainda essa semana cheia de eventos e mesas nós temos a live da nossa Grã Mestre Lara!


O Cargo de Mestre Ancião é dado para aquela pessoa que possui 100 up votes no mural dos mestres. A nossa querida LaísMts conseguiu tal feito e agora é uma Mestre Anciã! Parabéns ^^

Você é conhecido como aquele player com azar nos dados? O D20 na sua mão vira um D3? Então temos o cargo certo para você! conheça o Cargo "Azarado do Server".

Tópico 3. Entrevista.

Hoje vamos entrevistar um carinha que tem aparecido bastante no server ultimamente, o Yori! Ele mesmo! Parabéns cara ^^

PERGUNTA #1: Como conheceu o RPG de mesa? Como conheceu o R.P.G Mestre Dos Magos?

RESPOSTA #1: Eu conheci o RPG de mesa na minha infância. Quando eu era pequeno, eu gostava muito de simular aventuras em casa, segurando uma espada de brinquedo na mão e fingindo ser um herói fictício. Brincadeiras de "polícia e ladrão" e "casinha" eram como jogar RPG, sendo que eu não tinha a mínima ideia do que era RPG exatamente. Foi só com meus 12 anos eu comecei a perceber que RPG era um jogo de desempenhar papéis. E eu, como eu sempre gostei de atuar, caí de cabeça nesse jogo. Comecei minhas primeiras experiências com RPG por texto, depois conheci os livros-jogos do Ian Livingstone e aí, com o tempo, eu fui experimentando o Dungeons & Dragons e outros sistemas. Desde então eu não parei mais.
Quanto ao servidor Mestre dos Magos, eu o conheci por acaso. Foi quando eu estava procurando, aflito, um lugar onde eu poderia mestrar para outras pessoas, para suprimir minha falta de pessoas com quem jogar RPG de mesa.

PERGUNTA #2: Qual o seu tema favorito para uma mesa de RPG?

RESPOSTA #2: Meu tema favorito é com certeza a "fantasia nua e crua", como eu gosto de chamar. O motivo é a inspiração que tenho nos livros do Apêndice N, uma lista de referências literárias citadas por Gary Gygax como inspiração do AD&D 1ª edição na década de 70. São histórias de fantasia, horror e ficção científica antes de existirem essa separação e divisão de gêneros tão clara que existe hoje. Antes também dessa definição homogênea do que seriam orcs, elfos e outras criaturas que permeiam quase todos os mundos de fantasia “tradicionais”. Em uma mesma história poderiam haver bárbaros do norte gelado lutando contra seres humanoides verdes sanguinários, e alienígenas perdidos em uma nave antiga. Gosto dessa fantasia mais estranha e sujona, sem barreiras ou estereótipos, uma fantasia cabreira onde o fantástico e o sobrenatural não são nada comuns. Me agrada muito uma mesa de RPG inspirada na literatura fantástica pulp, um mesa com um clima aventuresco tal como as histórias de Robert E. Howard e o horror cósmico de H. P. Lovecraft.

PERGUNTA #3: Quais as suas inspirações para narração? Sejam livros, filmes e etc.

RESPOSTA #3: Meu ponto de referência é com certeza a literatura de fantasia mesmo. Sou apaixonado pela saga do Conan, gosto dos Mythos de Cthulhu, me amarro na ficção histórica de Bernard Cornwell e tenho um grande carinho pelo "O Hobbit" de J. R. R. Tolkien.

PERGUNTA #4: Qual o seu sistema favorito? Por quê?

RESPOSTA #4: Honestamente, eu não tenho um sistema de jogo favorito. Acho que o sistema que mais me agrada é todo aquele voltado para uma pegada mais "old school". Gosto de sistemas inspirados naqueles das décadas de 70 e 80, aqueles jogos que são bem acessíveis para pessoas que preferem coisas menos complexas e com menos números para decorar. Sistemas que não cobrem todas as situações possíveis de jogo, sistemas que se apoiam mais na simplicidade e na necessidade de regras inventadas do que em regras oficiais. Meu gosto vai mais para estes jogos. Se for para citar alguns assim, eu gosto bastante do D&D original de 1974, o D&D Básico do Tom Moldvay de 1981,  AD&D 1ª Edição do Gary Gygax de 1978, o Dungeon Crawl Classics da Goodman Games e o Astúcia, que é o sistema que eu fiz.

PERGUNTA #5: Você tem sido muito presente no eventos de Halloween, existe algo que gostaria de mudar nesses eventos?

RESPOSTA #5: Eu tenho estado bastante presente no evento justamente porque eu enxerguei nele um belo passatempo. Eu participei bem pouco do evento anterior então, nesse ano, eu decidi ir com tudo. Gosto muito de mestrar RPG e portanto aproveitei essa maravilhosa oportunidade. Eu já conversei com a Lara recentemente a respeito deste evento de halloween do MdM, eu dei à ela uma ideia incrível sobre como poderíamos impulsionar esse evento. Não pretendo dar detalhes, quero que seja uma surpresinha. Qualquer coisa, pergunta para ela do que se trata. De qualquer forma, gostaria de dar uma mudada sim, com essa dica valiosa que eu dei para a Lara, garanto que vai ser excelente. De todo modo, eu estou aí, me dedicando e trazendo diversão para as pessoas neste mês do assombro.

Tópico 4. Espaço Livre

Dungeons & Dragons: a sedução da  Lâmia!
por Leandro Fogaça.


A monstruosidade conhecida como Lâmia surgiu na mitologia grega, uma linda e sedutora mulher que se tornou um monstro devorador de crianças depois que seus próprios filhos foram mortos pela deusa Hera, esposa de Zeus. Mas traços dessa criatura são encontrados também na mitologia da Pérsia, Líbia e Egito, bem como na cultura eslava.

Tamanha riqueza desse folclore multicultural e atemporal seria um desperdício se não fosse adaptada para qualquer sistema de RPG, e Dungeons & Dragons traz essa criatura em seus compêndios desde os anos 70. Um monstro repleto de mistério e violência, a Lâmia ultrapassa 1,80m de altura e 2,4m de comprimento, pesando 300 kilos – um oponente formidável. Metade humano, metade animal, as Lâmias são mulheres extremamente atraentes da cintura para cima, com corpos de poderosas leoas da cintura para baixo. No entanto, essas são as formas mais comuns de Lâmia: Com a evolução de seu poder, as chamadas “Lâmias nobres” tem corpos inferiores de serpentes, o que faz com que freqüentemente sejam confundidas com as nagas, as abominações yuan-ti ou certas medusas. As mais poderosas das Lâmias poderiam mudar seus corpos inferiores com a mesma conveniência de um ser mortal que troca suas roupas, então em determinado momento sua forma pode confundir ainda mais suas vítimas - Elder Lamias, as mais antigas e poderosas, podem se transformar no que quiserem, até numa tempestade de insetos.

Em Faerun, as mães humanas usam essa figura como uma palavra para assustar e disciplinar crianças que não querem dormir, desde o início dos tempos. As tradições orais e narrativas épicas dos menestréis sempre a evocaram como um fantasma, uma imagem de sedução e perigo, beleza e morte. Na cultura dos guerreiros e aventureiros, contos da Lâmia eram trazidos pelos sargentos aos jovens recrutas, nas noites de campanha ao redor da fogueira. Elas seduziam os jovens belos de bom coração para satisfazer seus apetites sexuais - para então devorá-los impiedosamente. Quanto mais jovem for sua vítima, quanto mais belo ou mais bondoso, melhor e mais saborosa é sua carne, especialmente temperada com as enzimas, hormônios e fluidos corpóreos pós-coito. Espécimes masculinos que atraem a Lâmia são escravizados sexualmente para procriação e prazer antes de serem finalmente devorados – qualquer filhote macho também é friamente devorado pela própria mãe. Embora tenha certa predileção por humanos homens, eventualmente a Lâmia pode seduzir mulheres ou mesmo outras raças, como os elfos - o apetite sexual de uma Lâmia não conhece limites.

A Lâmia vive para trazer conflito e sofrimento ao mundo. Amargor, desprezo, vaidade, ranço, luxúria e crueldade são seus únicos sentimentos. Quanto mais vive, mais cresce seu apetite por poder e prazer. O mero toque de uma Lâmia drena sabedoria de suas vítimas, tornando-as ainda mais indefesas e suscetíveis a seus estratagemas diabólicos. Alguns estudiosos em Candlekeep pesquisam a teoria de que elas tem alguma relação com Grazzt, um dos maiores Lordes Infernais de Faerun.

As Lâmias vivem de ilusão e usam essa maldição como sua principal arma, incluindo sedução, disfarce, manipulação, mentira, ventriloquismo, miragens, imagens espelhadas e outros artifícios para confundir e atrair suas vítimas. Pacientes e meticulosas, saboreiam cada passo de seu ardil até o banquete final. De cultura matriarcal, escravocrata, empoderada e autocrática, a tirania de uma Lâmia sobre seus escravos e súditos não tem fim e seu reinado solitário de terror pode durar séculos.

As Lâmias habitam ruínas decadentes e abandonadas, usando seus poderes ilusórios para deixar o local aparentemente a seu gosto. Para o DM atento, a Lâmia oferece uma gama preciosa de elementos de interpretação, com o longo e perigoso jogo de sedução enriquecendo parte de qualquer campanha. Mas não é só isso: Além do perigo direto oferecido por um encontro com uma Lâmia, ela dificilmente estará só: aventureiros escravizados e outras criaturas eventualmente a acompanham, como chimeras ou mantícoras, obedecendo aos seus caprichos e lançando-se de forma passional em batalha para proteger a sua amada.

Se aquele bardo espertinho que adora sair por aí seduzindo oponentes estiver atrapalhando suas sessões, a Lâmia é um excelente recurso para colocá-lo em seu lugar - caso ele sobreviva.

Cá Entre nós isso não é bem um RPG
Por Bruno Fasanaro - “Fasa”

Esses dias estava completamente sem ideias quando vi na página de um amigo também jogador de RPG ele apontando pessoas querendo fazer uma adaptação de “Among Us” para RPG. A princípio achei que a ideia daria muito mais trabalho que prazer, tendo muito mais o que dar errado do que certo. Além de não ser necessariamente uma ideia que fosse boa para um RPG mais do que seria boa para escrever uma história. Com pontos assim em mente resolvi ter essa conversa comigo mesmo é esse texto nasceu. Espero que aproveitem. 

Isso não daria um bom jogo: Você mais hora menos hora vai permitir que o RPG entre na sua casa, entre na sua vida, mas você na vai se limitar apenas ao consumo das produções das mídias de RPG. Vai ler um livro, assistir uma série ou ver um filme e terá aquele momento que bela epifania na qual você pensa “nossa isso daria um ótimo RPG”. Segura essa onda ai meu criativo, RPG é mais que uma história ou narrativa, quando você traduz alguma coisa para o jogo coletivo ele tem que abarcar algumas possibilidades, variedades e permitir que os jogadores possam fazer seus personagens interagiram com o mundo fora de um roteiro previamente pronto pelo narrador. 
Por exemplo, em algum momento você assiste Mad Max, utilizar o cenário de escassez, conflito e selvageria é uma ideia legal, mas recontar a história do Max e da Furiosa pode ser um convite à frustração. Recriar as exatas cenas do filme é um tiro no pé fantástico, ou mesmo imagine o momento no qual um jogador interpretando o Max resolva fugir da briga e voltar para a paz do deserto. Reencenar literalmente a obra é uma coisa que sinceramente eu não aconselho, agora utilizar o cenário pode ser interessante para já utilizar o conhecimento que os jogadores tenham do cenário pode ser bem legal. 

Esse sistema já existe: Eu não vou me estender tanto nesse tópico, primeiro por culpa, segundo por obviedade. Mas existem muitos sistemas de RPG, pode ser bem legal criar o seu, como eu disse eu tenho culpa nisso, mas hoje eu prefiro gastar minha energia em ler um sistema diferente e divertido do que simplesmente criar um sistema genérico que troca os nomes dos atributos. Longe de mim cortar a vibe alheia, mas uma busca no Drive ThruRPG pode convencer você que as vezes é melhor só usar um sistema que você já conhece e fazer uma adaptação ou cenário. 
 Isso é um conto: Eu vou perecer amando videogames, mas achando que a liberdade de verdade está no RPG. Dito isso eu sempre vou me repetir do cuidado que o mestre deve ter ao criar seu RPG. Se na sua história os heróis já tem um lado, não vão falhar e já tem um comportamento esperado talvez seja um bom momento para escrever um conto. Por exemplo teve momento no qual eu vi uma narrativa de RPG ruir pois um jogador aceitou o pacto com um demônio que o mestre achou que o jogador não iria aceitar. Claro que existem momento nos quais os jogadores tomam atitudes inesperadas, mas esperar que eles não tomem atitude nenhuma e apenas sigam um fluxo tira um pouco da graça do jogo. 
Isso em si não é um texto para desmotivar a criação de RPG, de forma alguma, é mais uma tentativa minha de abordar um tema de algumas coisas das quais eu já sofri um pouco no passado e só quero os melhores jogos para vocês. Bons jogos, abraço do tio. 

-Bruno, “o Fasa”.

CAPÍTULO IV, ALGUNS CONHECIDOS

Após a conversa de Clara e Srahadin, o estrangeiro adiou sua partida para duas semanas depois, para dar algum tempo à Clara de juntar aliados, e com muita sorte, conseguir um navio também. 
Clara, logo no dia seguinte, foi falar com Irannis. Contou tudo o que havia acontecido e o que havia conversado com Srahadin. 
-Eu entendo que você acha tudo isso muito arriscado Irannis, mas estamos frente à frente com uma chance única: conseguir uma embarcação. Além disso, quem gostaria de dar a esposa e o irmão a um meio elfo maligno, não? Precisamos ajudar Srahadin!
O meio drow coçou o queixo pensativo e um pouco incomodado. 
-Clara, você sabe o que pode custar se algo der errado com aquele meio elfo? - perguntou ele em tom preocupado. 
-Eu sei Irannis, por isso mesmo você não fará parte do acordo, porque desse modo você não precisará perder nada seu. Como eu serei a capitã do navio, eu assumo total responsabilidade sobre isso. E não adianta discutir comigo, está bem? - falou a garota ao ver o meio drow abrir a boca. 
Irannis ficou abrindo e fechando a boca por um breve momento, tentando dizer algo, com uma expressão zangada no rosto afinado, mas desistiu, e disse em tom derrotado: 

-Está bem!
Clara sorriu, mas partiu logo para outro lugar, para chamar outro aliado poderoso. Caminhou bastante pela cidade, quase a manhã inteira, adentrando os becos mais estreitos e escuros da cidade, até que finalmente alcançou o lugar onde precisava entrar, a boca enferrujada de um bueiro, com algumas runas dracônicas mal feitas rabiscadas nele. Tirou a tampa do bueiro e entrou no bueiro. Caminhou pelo esgoto, entre lixo, detritos e ratos. Mais algum tempo se passou, até que ela ouviu gritos ferozes e grosseiros, inúmeros gritos desse tipo vindo de um túnel mais estreito. Clara sorriu e seguiu apressada os gritos. 

Uma enorme multidão de pessoas se encontravam em um amplo espaço redondo do esgoto, rodeando algo. Clara se aproximou do centro da agitação empurrando as pessoas ali presentes sem cerimônia. Quando chegou no centro, sorriu mais ainda.
Havia duas pessoas ali no centro. Um meio orc musculoso e de cabelos negros desgrenhados, e uma humana esguia, porém com músculos muito bem definidos, as vestes rasgadas, os cabelos acaju tão desgrenhados quanto os do meio orc. Era uma luta livre. 
Os dois se olhavam, rangendo os dentes, a mulher com um lado da testa sangrando e o meio orc com um olho extremamente inchado. O meio orc resolveu atacar. Com um salto como o de um leão, pulou para cima da humana. Ouviu-se um estrondoso baque, seguido de um corpo caindo no chão com violência. Todos piscaram os olhos e ficaram em silêncio por um segundo, e começaram a gritar eufóricos novamente. No chão, encontrava-se o meio orc, caído e encolhido, enquanto a humana dava inúmeros socos no rosto da criatura. E ouviu-se um sininho tocar, ao que a gritaria aumentou dez vezes mais. Imediatamente, a humana parou de socar o meio orc, e amigavelmente o ajudou a se levantar. 
-E como todos podem ver, Violência, nossa campeã, venceu novamente!! - dizia um jovem anão em cima de uma caixa de feira, e ouviu-se uma onda de gritos - Sim!!! Agora, o prêmio!!!!! Laios, traga aqui, rápido! - do fundo da multidão, um menino trouxe um enorme barril de pinga anã - Sim!!!! E agora, Violência, faça as honras!!!!!!! - ouviu-se mais gritos. 
A humana deu um chute com a ponta do pé no bico do barril e este se abriu. Pegou o barril com as duas mãos e levou o bico a boca.
-Violência! Violência! Violência! Violência! Violência! - gritavam os espectadores, e Clara junto deles. 
A humana tirou o bico da boca após um longo trago, virou o bico para baixo, e apenas algumas gotas caíram. Ela virara o barril. A mulher deu um rugido selvagem e quebrou o barril com o joelho, sóbria. 
Muitos espectadores gritaram, e assim ficou por um longo tempo. Finalmente, o jovem anão gritou. 
-Muito bem seu bando de vândalos, agora todo mundo pro seu canto do esgoto, se não os guardas vão nos pegar, ou o maldito povo lagarto!!!! E nada de conversinha com os competidores, já falamos disso! Vai seu bando de bárbaros, cada um pro seu canto!!! - e a multidão foi diminuindo, indo cada um por um túnel diferente que havia ali no espaço. Clara, porém, ficou. 
-O que você quer garota? Vai embora! - falou o anão ao notá-la, cansado. 
-Não. Preciso conversar com Violeta. 
-Espera… Como você sabe o nome verdadeiro dela? 
-Não importa - ouviu-se um rosnado rouco - Clara, como você está? - perguntou Violeta, a campeã, sorridente. 
-Como sempre, Violeta - respondeu a jovem sorrindo também. 
-Como sempre, como sempre! - riu Violeta - Não sei se isso é bom ou ruim!
-É bom, com certeza - riu Clara pondo a mão no ombro da amiga - E como sempre, estou precisando de sua ajuda.
-É? - perguntou Violeta interessada - E do que você precisa?
-Parece que tenho uma chance de ter uma embarcação, Violeta! Um pouco arriscado, mas ainda assim, é uma chance! E eu quero te convidar para me ajudar nessa aventura! Você seria mais do que bem-vinda e útil na embarcação! A bem da verdade, você é quase invencível! 
-Isto com certeza me interessa Clara! - respondeu a mulher pondo a mão no ombro de Clara.
-E as semifinais?! - perguntou o anão sobressaltando-se.
-Cala a boca, Vraz - rosnou Violeta - As semifinais podem ficar com minha prima - disse ela, displicente. 
-Mas que prima? - perguntou o anão sem se conter - Você tem prima? 
-Não importa que prima, o que importa é que vai ter alguém e ponto final - disse a campeã. 
O anão abriu a boca para falar, mas a fechou novamente, demonstrando bom senso. 
-E quando que eu devo te encontrar? - perguntou Violeta, voltando ao seu tom amigável.
-Ainda não sei, mas creio que dentro de um período de duas semanas - respondeu Clara. 
-E quem mais está nesta embarcação, Capitã Clara? - brincou Violeta, ao que Clara riu. 
-Eu convidei Irannis, e ele está chamando alguns amigos dele, e irei convidar Tlawnier. 
-O meio drow e o druida? Que escolhas polêmicas Clara! - comentou a campeã surpresa.
-Ah, eles não são maus como as pessoas falam, Violeta. São caras legais, sabe? É uma chance para eles também! O que eles conseguiriam em nossa aldeia se eu não abrisse essa oportunidade a eles? Nada! Todos desconfiam deles. 
-Está bem, você é quem sabe, Clara - disse Violeta franzindo a testa.
Clara sorriu e deu um abraço na amiga.
-É bom ter você comigo.

Título - "O Batedor"

Bom dia, boa tarde e talvez boa noite a todos que acompanham está coluna de notícias em suas magias de visualização, jornais de notícias e outros meios desconhecidos da era medieval, aqui quem vos fala é seu anfitrião e dono da Elalala, Escola de Ladinagem de Lance Lancastle, e venho hoje vos falar sobre a nossa penúltima escola de conhecimentos facultativos, Escola Ágil de Corredores e Batedores.

Neste curso ensinamos você e treinamos você para ser mais ágil e rápido, passamos treinamentos que ao decorrer de seus dias você, ao praticar, ganhará mais velocidade e agilidade, aprenda a "Escaramuçar", o ato de correr quando chegam perto de você, tenha aulas extras de sobrevivência e natureza, saiba tudo sobre emboscadas, como escapar delas e como planeja-las, aja com mais velocidade que muitos outros para escapar delas ou para colocá-las em prática e tenha uma habilidade de combate incrível atacando muitos oponentes em um só combate, venha praticar para ser um emboscador, espião e caçador de recompensas.

Tudo isso com as aulas práticas e teóricas do básico de como ser um bom ladino, você garantirá bons anos de vivência, muitas aventuras e quem sabe um nome no hall da fama de seu reino...

Estamos esperando você para participar de nossos cursos, estamos com promoções para os cursos a longa distância enviados via pombos correios ou conferências mágicas, não fique de fora procure um de nossos representantes em sua cidade...

Até a próxima...

Crias de Insania: Covil de Ka’pak
- Parte 1 - Na Floresta de Bronze há uma região que é evitada pelos animais, até mesmo os
predadores se mantêm distantes, uma região para onde a diversificação da flora não se
propaga, até mesmo a luz do sol parece evitar tocar nesse pedaço de chão, uma área
demarcada com esfinges feitas com partes de animais e partes humanóide, nas quais
são apoiadas em paus e pedras, um tipo bem específico de comunicação que só pode
dizer uma coisa: FIQUEM LONGE. De frente com uma dessas esfinges que estava quase que na beira de uma
pequena estrada de terra está um grupo de aventureiros, Eldran, Scyther, Random, Medrash e Azzog cada um com seu objetivo particular porem que convêm no mesmo
final, resolver o problema da floresta de bronze. Após se comunicar com a criaturas
da região Eldran conta ao grupo oque descobriu. -Essa área foi dominada pro uma criatura maligna que afugenta a todos, os
animais temem essa região. Ao terminar de falar ele espera que alguém tome alguma iniciativa, quando
Scyther nota a breve confusão do grupo ele se aproxima da esfinge e começa a
desmontar ela.
-Se temos que caçar essa criatura, vamos fazer que ela venha até nós, afinal
depois no ultimo encontro ja sabemos que ela não aceita dialogo. Após desmontar completamente a esfinge ele segue floresta a dentro enquanto os
demais o acompanham. Scyther parece ter se tornado como um breve líder, talvez por
sua alta capacidade de persuadir ou por sua personalidade carismática, mas no
momento o grupo parece está disposto a ouvir e seguir o seu plano. 
Floresta a dentro o
silencio é frio, os passos dos aventureiros ate mesmo o de Random que não carrega
consigo nada de pesado, somente uma pequena mochila e um livro soam como pedras
rolando morro a baixo, nessas condições eles já sabem que assim que se aproximarem
eles serão notados, durante a caminha talvez o mais atento seja Azzog pois no ultimo
encontro ele não pode fazer nada para ajudar na batalha aérea, ele estava atento tanto
para um ataque surpresa dessa criatura como para que ele fosse o primeiro a
encontra-la para que pudesse testar sua força contra ela, enquanto olhava atentamente
ele encontra rastros nas copas das árvores, e com isso e ele muda sua direção começa
a pegar um caminho diferente quando os demais iriam o afrontar sobre essa atitude
eles entendem em com o único movimento que Azzog faz, ele tira a proteção da
lamina de seu Greataxe para saca-lo, nessa situação o ar se torna ainda mais pesado, todos achavam que estavam prontos para o embate porem o rastro de sangue no chão
junto com ossos e alguns pedaços putrificados de alguma criatura forma um rastro de
morte. Random observando tudo isso começa a anotar em seu livro tudo que ele
consegue ver, quando eu ouve Eldran murmurar algo.
-Essa criatura, achei qu.........eu achava que era uma espécie de animal que veio a
essa região e a dominou, mas esse comportamento, montar esfinges, matar criaturas e
não se alimentar, é quase que se ela fizesse isso por prazer é quase como se ela fosse
um - ele olha diretamente para o Random - HUMANO. Random que estava curvado
apenas escutando, fecha seu livro como uma resposta direta e sai da sua posição
curvada, mas antes que ele falasse algo, o corpo grande e dourado junto com sua
armadura pesada e escudo cruza entre eles, Medrash, notando esse atrito e interfere. -Não julgue os humanos, eles são apenas crias desse mundo, não a ninguém que
olhe por eles, ninguém que mostre a eles o quanto estão errados, mas vocês Firbolg devem saber que até mesmo criaturas apratonadas por divindades e forças naturais
podem ser tão terríveis ou mais para esse nosso pequeno mundo. Ao dizer isso a eles o grupo todo percebe que além de um discurso para acalmar
esse atrito era na verdade um discurso egocêntrico para que ele pudesse de valorizar
como um draconato que segue Bahamut que por um lado é a criatura mais nobre no
meio deles porem também a mais deslocada, pós sem um dragão guia, draconatos não
passam de eremitas em buscar de alguma paz de espírito. O silêncio da floresta e interrompido suavemente por algo que parece ser uma
corrente de água, ao andarem mais um pouco eles encontra uma capela, no centro de
um pequeno lago, onde até ela há somente um caminho, um fina ponte de madeira
rústica, e ao topo da capela todos veem, como se o sol estive fugindo deste local, sumindo no horizonte enquanto o céu e tomado por um tom em alaranjado, quanto
mais escuro vai se tornando o céu mais próximo do vermelho o horizonte chega, quando finalmente que por um breve momento, no exato momento em que todos
estavam atravessando a ponte de madeira a noite cai e o horizonte fica vermelho, não
por muito tempo, só o suficiente para que cada um percebesse que agora era o
momento, a batalha estava a sua frente, as suas vidas já estavam em jogo. Ao
entrarem na capela a escuridão cega alguns, mas aqueles que já estão adaptados ao
escuro tomam a dianteira para acender tochas, enquanto as tochas são tiradas na
mochila, sons de garras cortando a parede é ouvido e uma voz grossa e grave meio
que animalesca fala entre rugidos e passos.
Vocês são os hérois? vocês são os salvadores? AHAHAHA, NÃO, vocês são
somente meus brinquedos, meu alimento a minha diversão.
- Acentis - Disse Random, enquanto procurava achar de todas as formas a fonte
dessa voz, desse ameaça as tochas das mãos dos aventureiros e as que estavam nos
apoios da capela começam a acender em sequencia, revelando o tipo de lugar onde
eles estavam, uma capela trabalhada da pedra cortada, em formato circular, onde nas
paredes e ao meio agora a apenas varias manchas de sangue, e nas laterais quebradas e
jogadas estão ser as cadeiras, bancos, quadros, resto dos vitrais e apoios de
ornamentos, mas principalmente, ossos, ossos de todos os tamanhos jogados de uma
forma que da mesma forma que as esfinges ele passava somente uma mensagem: esse
é o MEU COVIL.
-Y.Appus

Aventuras do cotidiano
Por Jean Carlo

    Quem nunca bolou estratégias mirabolantes para umas compras no mercado após o trabalho ou escola? E quando temos de buscar um documento do outro lado da cidade?
    Parando para pensar, estes problemas são difíceis iguais aos propostos pelos mestres no RPG. Por que não trazê-los para o mundo de aventuras que está presente na sua mesa de jogos?

    A ideia não é criar estes problemas dentro de uma aventura. A proposta, é utilizar de recursos reais como base para suas criações e improvisações. Normalmente quando crio um personagem novo, tento me basear nas personalidades distintas de duas pessoas presente em um corpo só. Ou na hora de improvisar, eu costumava me inspirar no mundo cotidiano para criar alguns problemas para a mesa e torná-la ainda mais divertida.
    Lembro-me de uma seção que mestrei com amigos e neste mundo meio contemporâneo e apocalíptico, os jogadores costumavam viajar por toda a cidade com um veículo terrestre. Em meio as improvisações, eu criei um trânsito na rodovia. Alguns carros vazios, pessoas se deslocando e fitando carro a carro e buscando uma saída por ali. Uma cena de filme de zumbi, eu sei, parecia clichê. Até que um dos jogadores, desesperado, ou impaciente, decidiu que iria sair dali e iria andando. E arrastou mais um do grupo, onde, em meio a caminhada, trombaram com uma gangue e travaram um combate ali mesmo na rodovia.
    Eu não tinha pensado ou planejado estas cenas, mas aquilo nos rendeu horas de diversão.
    Portanto, sempre que posso, me baseio em alguns contextos cotidianos para criar situações divertidas e engajar ainda mais os jogadores.
    Muitas pessoas sabem de fato como passar aquele café maravilhoso. É uma receita que tem que ser seguida para que dê certo. Então que assim seja para criar as poções, para as ordens de um sultão ou para um ritual macabro que vai trazer um coleguinha de volta. Vocês são quem decidem! Bom jogo!

Tópico 5. Nossos melhores memes da quinzena!

E se passaram mais 15 dias e estou aqui para mostrar os memes mais badalados das nossas redes sociais! Então nesse assunto peço para que você nos siga lá no Instagram: @mestredosmagosrpg e acompanhar nosso conteúdo diário, todo dia temos algo novo!

https://instagram.com/mestredosmagosrpg

Liderando os cinco memes, temos este que fez um grande sucesso de engajamento! Diversos comentários e curtidas, repostagem e etcetera!

Peço que vocês reajam a eles se acharam engraçados!


Esse meme gerou muitos comentários, pessoas que concordaram e que discordaram. Vou até deixar uma reação pensativa, caso vocês estejam refletindo...



Recebendo a medalha de bronze, temos esse. Quantas vezes isso já aconteceu, não é mesmo?!


É quase como sair de casa nessa pandemia e perceber que saiu sem a máscara e tem que voltar pra buscar. Usem máscara ao sair de casa e não se esqueçam da ficha nas sessões de RPG!

Espero que na mesa de vocês todos se empenham a resolver os enigmas propostos pelo mestre!


                                                              Click aqui para baixar o PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

      Agradecemos a todos por lerem nossas colunas.