O CANAL DE NOTÍCIAS DE TODO AVENTUREIRO

kit-aventureiro

domingo, 28 de fevereiro de 2021

EDIÇÃO #027 - GATOLINO NOTÍCIAS

 


ULTRAPASSAMOS OS 10.000 SEGUIDORES NO INSTAGRAM E O GATOLINO ESTÁ MELHOR DA PATINHA .


Minhaaanww, que saudades de vocês! Muitos sabem que o ano de 2020 foi um ano muito difícil no mundo inteiro, e no finalzinho do ano eu consegui acertar um feitiço (consegui comprar todos os componentes graças ao XP extra do home office) aonde eu fui para outra dimensão. Eu ia chegar antes mas acabei me machucando nas minhas férias... Eu estava jogando RPG com meus amigos, e eu perdi uma luta contra o Rato Herói nos dados, então eu bati minha patinha na mesa com raiva e infelizmente fui socorrido para uma clínica veterinária e o meu caso foi de cirurgia, o que me impediu de escrever para vocês no mês de dezembro e no mês de janeiro. Até chegar a minha alta e minha total recuperação, a Pamy e o Gamaliel sempre me levavam flores muito cheirosas, o LASANHA levava os meus biscoitos favoritos. E fiquei sabendo que teríamos uma nova integrante no jornal, a Eve, noiva do Gamaliel - ele às vezes atrasa o meu XP, espero que este ano seja diferente. Ela é uma fofa e já me fez muito carinho, além de ter me dado um kit de dados e uma bolinha para eu brincar no meu tempo livre. Enfim, sobre todas essas coisas, quero desejar a vocês um feliz natal muito atrasado, mas que a magia dessa época natalina possa estar conosco todos os dias, e desejo que este ano de 2021 seja bem melhor que o ano passado. Eu já tomei minha vacina, não virei jacaré graças ao Universo, e faltam apenas 18 dias para eu tomar a próxima! Tenho outras novidades importantes, depois de muito trabalho e dedicação da equipe de mídias, e de vocês que seguiram a nossa page do Insta, conseguimos ultrapassar 10 MIL seguidores em menos de um ano. Agora estamos com uma meta de 15 MIL seguidores, se você ainda não nos segue, nos siga por favor: @mestredosmagosrpg.


O jornal a partir desta edição passa a ser mensal e não mais quinzenal, espero que vocês leiam o Gatolino Notícias, tudo que escrevemos aqui é com muito carinho, dedicação e voluntariedade, e a única coisa que queremos em troca é que vocês leiam, reajam aqui no Discord e comentem lá no meu blog. Outra novidade do jornal é que temos um novo tópico, o sexto, "Cenas Épicas", onde nos enviaram cenas marcantes jogando RPG. Você também pode mandar a sua, que com certeza aparecerá na próxima edição. Você pode nos enviar para o nosso e-mail: gatolinonoticias@gmail.com ou no meu privado: @Gatolino Notícias#5747. Tivemos o evento de carnaval mais incrível do RPG Mestre dos Magos. Onde o time vencedor foi os Acadêmicos da Torre Arcana! Veja o Tópico 2 para ver quem ficou em segundo e terceiro lugar, e qual foi a recompensa para os vencedores! Nas colunas temos mais uma do Bruno Fasanaro - 'Fasa' com "É perigoso ir sozinho. Leia isso", também retornamos com o Lance Lancastle em "Histórias Ladinescas" e o Jean Carlo em "Como os deuses afetam a imersão em um jogo"! Não deixe de conferir logo abaixo no Tópico 4! Pessoal, agora o assunto é sério! Nós temos uma meta de chegar nos 15.000 seguidores no Instagram até o fim do semestre. E você pode nos ajudar a realizar mais esse sonho, basta nos seguir lá: @mestredosmagosrpg. Nosso Instagram Nosso Facebook. Meus amados Leitores do Reino, peço humildemente que vocês vão no nosso site e comentar lá sobre esta coluna, fazer um feedback legal e miau! Provavelmente iremos migrar totalmente para lá, então precisamos de vocês lá! Obrigadinho.

Eis o link: https://gatolinonoticias.blogspot.com/


Tópico 1. Iniciantes e Eventos


 No dia 3 de fevereiro tivemos uma aula com o mestre 𝔶𝔇𝔞𝔪𝔞ℨ sobre o que é RPG e como jogar, como criar seu personagem, como interpretar melhor e dar vida pra ele. 

Já no dia 04/02 o I am TOON fez uma inciante sobre como criar e interpretar melhor seu personagem. A aula foi seguida de análise ao tema, escolher um tipo e teste em aula.

 Já o Fungo, no dia 05/02, deu aula estruturada em dos temas mais votados! Foi incrível. Ele falou sobre desenvolver um cenário, criação de sistema próprio, como mestrar e sobre "sandbox". 

A Iniciativa Iniciantes está com tudo! No dia 6 de fevereiro tivemos o "Não muito tranquilo" de Rastro de Cthulhu. "Um ano sem chuva" de Shadow Of The Demon Lord.


No domingo, 07/02, tivemos Heroes Series | Marvel: Caos em New York e Mighty Blade 2.5 | A Caverna do Urso Maldito. 

No dia 08/02, o AGyoto deu aula sobre como jogar Valle of Cthulhu 7 edição, como criar seu investigador e perícias.

Também tivemos, FKR | Uma Aventura em Vénus, Pathfinder 2e | Os baús de Tunatumba, que foi RPG por texto, e pra finalizar Chamado de Cthulhu 7ed | A Assombração. 

E não para por aí, no mesmo dia aconteceu Pathfinder 2e | O dragão de Presa Branca, Chave & Hexes | A Cripta dos Quarto Cavaleiros e Chamado de Cthulhu 7ed | A Assombração. 

Já na terça, dia 09/02, o M A G R Ã O fez uma Iniciante sobre planejamento de mesa, a importância da comunicação, tempo de jogo e finalização de mesa. 

Já ontem, dia 10/02, o 𝔶𝔇𝔞𝔪𝔞ℨ falou sobre como se tornar um bom mestre, criar aventuras cativantes, explorando algum sistema.


No dia seguinte, 11/02, o Kiritou falou sobre sistemas bases, inspirações e nomenclatura. 

No dia 12/02, com a pegada de Carnaval, o Bloco do Pijama deu início a seus eventos, o pupilo todomaldomundo narrou o sistema Hogwarts: Um RPG com mistério, magia e crianças. 

No mesmo dia tivemos uma sessão, com o sistema Mighty Blade 2.5, narrado por Vasgo, com estilo medieval, onde aconteceu uma grande festividade, com música, bebidas e mistério.


No dia 13/02 tivemos iniciantes com o mestre tutor ೊ ★「๖ۣۜζHot ͜ ͡ Pants」, contando improvisação em histórias, pensando na base e aprendendo a improvisar. 

No dia seguinte, 11/02, o Kiritou falou sobre sistemas bases, inspirações e nomenclatura. 

No dia 12/02, com a pegada de Carnaval, o Bloco do Pijama deu início a seus eventos, o pupilo todomaldomundo narrou o sistema Hogwarts: Um RPG com mistério, magia e crianças. 

No mesmo dia tivemos uma sessão, com o sistema Mighty Blade 2.5, narrado por Vasgo, com estilo medieval, onde aconteceu uma grande festividade, com música, bebidas e mistério. 

Na primeira mesa do baile de máscaras que ocorreu no dia 13/02, tivemos a Miawzawa narrando o sistema C4 com muitas surpresa (ui, quanto mistério).


Gostaria de dizer que essa era a hora em que eu tiro minha sonequinha, como todo bom gato que se preze. Porém, devo contar o resto dos eventos "minhaaaaaaaaaaau", peço desculpas pelo bocejo


No mesmo dia tivemos iniciantes com o Dom-Ken inciando Mutantes & Malfeitores 3E, com contrução de fichas, como narrar M&M 3E. 

No dia 13/02 tivemos para outra mesa do Baile de Máscaras o mestre Vasgo narrando o sistema C4 no estilo Moderno e a surpresa foi das grandes. 

A última mesa de eventos sobre o Baile de Máscaras foi com o mestre Molfore, narrou o sistema Mighty Blade 2.5, com o muito mistério e fantasia medieval, contudo não deixou de ter muitas surpresas. 

Seguindo o roteiro, no dia 14/02 tivemos evento narrado pelo mestre arruda com o sistema Chamado de Cthulhu 7ed Fastplay, com estilo Moderno, Horror e Investigação.


No mesmo dia, tivemos outra mesa, narrada pelo yDamaZ, com o sistema Call of Cthulhu 7° Edição com uma pegada de Terror e Investigação. 

No dia 14/02, tivemos aula relâmpago sobre Dungeons and Dragona 5a Edição com o mestre bluedragon, com stealth, surpresa e básico de cada classe. 

No dia 14/02 tivemos mesa do mestre Vasgo, com título O Preço da Liberdade, utilizando o sistema Longe de Casa, a galera que participou teve que lutar pra sair do vilarejo cheio de goblinoides saqueadores. 

Também no dia 14/02, tivemos mesa do mestre yDamaZ, utilizando o sistema Call of Cthulhu 7° Edição, contendo terror e investigação noite a dentro! 

Já no dia 15/02, tivemos mesa do mestre Mr Blue Sky, usando o sistema D&D 5° edição, fantasia medieval foi seu foco, onde crianças do povoado estavam misteriosamente desaparecendo, os aventureiros tiveram que solucionar esse problema.

No mesmo dia, tivemos mesa da mestre tutor Miawzawa, com o estilo medieval e high fantasy, usou o sistema Históris Incríveis. 

No dia 15/02, tivemos mesa do mestre Yori, usando o sistema FKR, a galera se deparou com fantasia, alta aventura e exploração de masmorra. 

No dia 15/02 tivemos iniciantes com o mestre arruda, o seu conteúdo teve foco em como narrar horror, tipos de horror, estruturas narrativas, papel dos npc's e dúvidas e recomendações. 

Já no dia 16/02 tivemos mesa do mestre Heartless, usando o sistema D&D 5e, com estilo exploração, a galera teve que se aventurar no desconhecido com o mapa em mãos, a Tumba dos Horrores não foi um empecilho para encontrarem uma boa quantia de tesouros. Também tivemos mesa com o mestre Luther zero, com o sistema Malditos Goblins, tive aventura, comédia, e claro, muitos Goblins!


No mesmo dia tivemos mesa do mestre 𝔰𝔭𝔦𝔯𝔞𝔩 NEMESIS, com o estilo medieval utilizando o sistema Dungeons & Dragona, o aventureiros tiveram que sobreviver a uma Febre mortal. 

Dia 16/02, tivemos mesa dos mestres Blueberry e kazu, usando o sistema Celestial System, com estilo Battle Royale e mistura de tudo, tudo mesmo! 

No mesmo dia 16/02, tivemos mesa com o mestre Dann, usando o sistema Mining & Crafting (adaptação de Lasers & Sentimentos), a galera se deparou com aventura e realidade virtual. 

No dia 16/02, tivemos mesa do mestre Heartless, com o sistema Dungeons and Dragons Basic, utilizando estilo resgate. 

No mesmo dia 16/02 tivemos iniciantes com o mestre Lucca, os conteúdos foram sobre D&D 3.5 e D&D 5e, os tópicos foram qual o sistema escolher e qual o melhor dos dois. 

E com a última mesa do dia 16/02, tivemos o mestre Chuvisco narrando A Ilha da Morte com o sistema Classroom Deathmatch usando o estilo Battle Royale e Mata-Mata.


Tópico 2. Notícias Gerais


 Fui acordado da minha soneca matinal com uma das melhores notícias desse ano: batemos 10k de seguidores no nosso Instagram (https://www.instagram.com/mestredosmagosrpg/ )! Pra nós é uma realização muito importante. O RPG Mestre dos Magos criou uma nova sala, caso queria contar uma história, sinta-se a vontade em "quem conta um conto aumenta um ponto". Gostaria de fazer parte da #nossa_equipe? Se liga: vagas na área de PUPILOS para Filipe Il-Sharat e Aya. Prérequesito da Aya: +18! Caso esteja esteja interessado, chamem no privado. Agora mestre tutores vão precisar dar pelo menos três aulas até o dia 30 de junho para conseguirem o cargo, isso faz com que o tutor se torne mais presente no servidor. 

Caso você tenha um problema com algum mestre, jogador ou membro do servidor, entre em contato com algum dos nossos Administrador Arcano com o nome do Jogador/Mestre e com prints sobre o ocorrido. Vamos ajudar como for possível. 

O evento de Carnaval foi um sucesso pessoal, todo o empenho da galera fez toda a diferença. Agora tirem alguns segundos para os aplausos, estou batendo minhas patinhas nesse momento. Em primeiro lugar tivermos os Acadêmicos da Torre Arcana.

Em segundo lugar tivemos os Unidos da Ladinagem! E em terceiro a Império da Espada. Como recompensa os vencedores ficaram com o cargo Campeões do Carnaval até 2022! Título anual, hein. Merecidos.


Tópico 3. Entrevista


Hoje a nossa entrevista será com o criador do sistema de RPG e BoardGame "Sangue & Glória"! Palmas para o "Corvo da Tempestade".


PERGUNTA #1: Como se originou o projeto de vocês? Tiveram inspirações de algum lugar? 


RESPOSTA #1: O Sangue & Glória começou como um hack de Dungeon World sem qualquer pretensão comercial. A cerca de 6 anos atrás eu comecei a jogar o Dungeon World com meus amigos em uma mesa que dura até hoje, e logo nós começamos a fazer algumas modificações e adições no sistema. Depois de cerca de um ano jogando, nós vimos que já estava tão diferente que resolvemos dar um nome para o hack com todas essas modificações, o chamado Advanced Dungeon World (uma brincadeira com o AD&D). Ao longo dos anos eu fui sempre aperfeiçoando e polindo aquele hack, divulgando ele por ai e colhendo feedback, além da nossa própria mesa que era a principal fonte de playtests. Até que no final de 2018, eu resolvi que tinha um material de qualidade em mãos e que poderia transformar ele em algo comercial. Ai no inicio de 2019 eu reformulei o hack para tornar ele um sistema independente do DW, e escrevi o livro em si, lançando o livro através do catarse alguns meses depois. 


PERGUNTA #2: Qual é a proposta do board game Sangue & Glória? Ele tem alguma história base?

 RESPOSTA #2: O Crônicas de Sangue & Glória é um jogo de tabuleiro relacionado ao RPG que eu estou desenvolvendo. É um jogo de guerra/área control que busca emular o espírito de jogos de RTS, tais como Age of Empires e WarCraft. Ele é inspirado muito em Kemet, um dos meus jogos favoritos, mas também tem certa influência de outros jogos do gênero que eu gosto muito, tais como Blood Rage, Game of Thrones e Reinos de Drunagor. O jogo tem uma lore vaga, com uma breve descrição de cada uma das raças e alguns personagens, mas nada demais já que a narrativa não é o foco desse tipo de jogo. Mas dito isso, essa pouca lore vai ter algumas ligações com outros projetos futuros. PERGUNTA #3: Houveram algumas críticas sobre as habilidades raciais do humano. Vocês planejam deixar a raça assim para uma melhor customização ao longo do progresso do jogador ou modificar ela dando habilidades específicas igual as outras raças? RESPOSTA #3: As habilidades raciais do livro são apenas sugestões. O S&G não possui um cenário próprio, deixando aberto para que cada mesa crie seu próprio mundo ou adapte algum cenário que eles gostam, tais como WarCraft ou Tormenta por exemplo. Por isso, a lista das habilidades raciais serve como um guia, representando as características tipicas das raças mais comuns da fantasia, mas eu deixo claro que isso pode e deve ser modificado para se adequar ao mundo em que o grupo estiver jogando.


PERGUNTA #3: Houveram algumas críticas sobre as habilidades raciais do humano. Vocês planejam deixar a raça assim para uma melhor customização ao longo do progresso do jogador ou modificar ela dando habilidades específicas igual as outras raças? 


RESPOSTA #3: As habilidades raciais do livro são apenas sugestões. O S&G não possui um cenário próprio, deixando aberto para que cada mesa crie seu próprio mundo ou adapte algum cenário que eles gostam, tais como WarCraft ou Tormenta por exemplo. Por isso, a lista das habilidades raciais serve como um guia, representando as características tipicas das raças mais comuns da fantasia, mas eu deixo claro que isso pode e deve ser modificado para se adequar ao mundo em que o grupo estiver jogando.


PERGUNTA #4: Como conheceram o R.P.G Mestre Dos Magos? 


RESPOSTA #4: Eu conheci a Mestre dos Magos durante a campanha do catarse, quando estava buscando lugares para divulgar o livro mestrando one-shots para apresentar o sistema hehe 


PERGUNTA #5: Quais são as suas espectativas para o futuro do Sangue & Glória? 


RESPOSTA #5: eu foco atual está no Crônicas e em outro livro de RPG, o Sangue & Trevas, que será um PbtA de fantasia urbana sobrenatural (vampiros, lobisomens, demônios, etc) e não terá qualquer ligação com o S&G. O plano é lançar ambos ainda esse ano. Mas para além disso, eu tenho planos para um quadrinho do Sangue & Glória que teria algumas ligações com o jogo de tabuleiro (como eu havia mencionado) e também com a aventura Rumo a Üldmar, que foi desenvolvida a partir das one-shots que eu mestrei na MDM durante a divulgação. E também um jogo de cartas do S&G e um cenário. Mas esses ainda são projetos distantes que por enquanto não passam de ideias.


Tópico 4. Espaço Livre


É perigoso ir sozinho. Leia isso Por Bruno Fasanaro - “Fasa” 

Todo ano temos o ENnie Awards um prêmio para laurear os jogos e autores que tanto gostamos e compõem nosso hobbie. Mas esse ano na categoria de suplemento grátis algo que me chamou a atenção, não por ser uma ambientação, cenário ou aqueles simpáticos RPGs de uma única página. Foi por ser um guia para os jogadores e não para os personagens.  

O TTRPG Safety Toolkit criado pelas autoras Kienna Shaw e Lauren Bryant-Monk é um conjunto de ferramentas para garantir o conforto dos jogadores na mesa, o mais interessante é que as regras são tão abrangentes que podem ser utilizadas nos encontros ao vivo, mas também em ambientes digitais, inclusive são regras que podemos aplicar aos expectadores no contexto do uso de lives e meios de transmissão com expectadores. São regras que se baseiam em comunicação, confiança e cuidado. Agora vou apresentar algumas dessas ferramentas de forma simplificada, mas aconselho sem pestanejar que o leitor procure o material que também está disponível em português. Vale ressaltar que não se precisa utilizar todas as ferramentas ao mesmo tempo, mas considerar que elas podem se adaptar ao seu setup. 

Antes do jogo

Sessão 0: Uma prévia do jogo no qual mestre e jogadores sentam e discutem os assuntos que podem ser abordados ou eventuais assim como que ferramentas utilizar.

Classificação Script Change: É basicamente a utilização da classificação de filmes, aquelas que separam por idade, pois elas já contêm regras utilizadas por toda a indústria do entretenimento sendo bem acessíveis. Técnica Luxton de Discussão: Uma abordagem um pouco mais íntima e próxima no qual todos se sentam na mesa e abrem um pouco quais são seus traumas e anseios para que a aventura não vá para algum lado desconfortável.

Durante o jogo 

Cartas X, N e O: São cartas que se colocam em cima da mesa, ou mesmo digitadas como comando no chat, para que ser acessadas pelos jogadores ou audiência a qualquer indicando alguém problema na narrativa. O X para demonstrar o desconforto que algo deve parar ou ser alterado, a carta do N para quando o jogador acredita que a narração possa estar se encaminhando para um X e a carta O para quando a narração pode prosseguir. 

Cartas >>, << , II e >: É bem instintivo pois se opera da mesma forma de um vídeo. >> para avançar a narrativa (algo como um fade to black). O << para quando algo deve retornar podendo ser retomado quando com alguma alteração narrativa. II como literalmente uma pausa seja por uma cena demais tensa ou para descompressão dos jogadores e > para quando o jogo pode seguir normalmente ou retomar

Porta aberta: Esse foi um dos que mais achei interessante pois é algo que a maioria de nós assume como certo, mas é bom deixar evidente, é a garantia de que qualquer um possa sair do jogo a qualquer momento pelo seu próprio bem estar sem o julgamento dos demais. Pausa: Um folego, seja para uma pausa para o banheiro, seja para pode esticar as pernas ou por um motivo de desconforto.

Depois do jogo Sangramento: É tomar cuidado para que toda ação e tensão do jogo fique apenas no jogo e não “vaze” para a vida real.

Pós-Cuidados: Todos fazem uma descompressão após a aventura confirmando se houve algum momento de tensão ou problema.

Avaliação (Debriefing): Algo mais técnico tentando identificar problemas e modos de melhorar a interação dentro do jogo, destaca cenas e potenciais sangramentos

Estrelas e Desejos: Os jogadores apontam os pontos altos da aventura (estrelas) e o que desejam ou acham que vai acontecer nos próximos encontros (desejos). Eu pessoalmente fico muito feliz com esse tipo de iniciativa, o RPG é um passatempo maravilhoso e quanto mais pessoas puderam aproveitar com tranquilidade e segurança melhor ainda.

Bruno, “o Fasa”


Histórias Ladinescas By Lance Lancastle 

Bom dia, boa tarde e/ou boa noite ou qualquer saudação educada que esteja vigente em seu mundo, plano ou dimensão, aqui quem vos fala é seu anfitrião e colunista Lance Lancastle, venho lhes desejar um feliz ciclo novo de calendários, dependendo de sua religião. Mas enfim, após nosso término da última coluna que explicava sobre nossa Escola de Ladinagem, estou aqui para começar uma coluna que talvez inspire suas vidas e talvez melhore como você pode fazer suas escolhas. Em Histórias Ladinescas, falarei sobre pessoas que conheci, de várias raças e antecedentes que foram ladinos importantes em suas cidades, quem sabe algum não te inspira a seguir os passos dele.

Está ideia de coluna não é originalmente minha, mas como tudo na vida, nada se cria, tudo se cópia modifica além e vende mais caro. 

Hoje falaremos de Falaberto, O Mentor. 

Falaberto é um anão que conheci a muito tempo atrás, anão esse que por acaso do destino se tornou um acólito de uma igreja que na época era forte mas hoje não existe mais, Falaberto aprendeu tudo que tinha para aprender nessa igreja e conforme foram se passando os anos, abriu sua própria igreja com seus próprios ganhos e bençãos, Falaberto era um ladino acólito que seguiu a escola de mentoria, onde aprendeu a não ser enganado, ter uma lábia de botar inveja até mesmo no rei das cobras, conversava como criminosos e outros ladinos para que seguissem seus planos e quase não demonstrando sua aparência de ladino, com roupas religiosas conseguia compreender a "manhã da ariranha" falada nas ruas e assim além de se manter informado, dificilmente lhe passavam a perna.

Esse conhecimento também lhe auxiliava com problemas governamentais, tanto quanto taxas quanto como uma boa fachada a ser seguida e respeitada por muito, tanto do lado limpo como do lado sujo, hoje ele tem algumas igrejas espalhadas pelo mundo, que as vezes pode servir de refúgio para acólitos de todos os tipos e ladinos que estejam precisando.

Falaberto usava frases como " Deus está vendo essa sua mesquinhez", " Porque não benzer sua adaga?, Mal não vai fazer, pois um bom preço posso fazer", "em nome de Deus eu cobrarei pouco por esse serviço", " Confesse seus pecados, não contarei a ninguém, por por pouco dinheiro" ou " o meu caminho é sempre guiado por Deus e por esse saco de moedas, talvez você também queira se converter..."

Enfim, é raro ver um anão carrancudo com roupa de padre e uma lábia astuta para auxilio en momentos de conversa e até mesmo, algumas vezes em combates rápidos.

E você que tipo de ladino gostaria de ser ou ver aqui sendo comentado? Mande indicações, idéias ou dúvidas Ladinescas para lancelancastle@gmail.com que citarei seu nome aqui sem cobrar nada por isso. Um ladino anão acólito, se você nunca viu, eu já vi, espero que te inspire a seguir o caminho da salvação por um preço camarada... Vejo vocês na próxima...


Como os Deuses afetam a imersão em um jogo Por Jean Carlo 

“Não havendo outra maneira, o jovem devoto decidiu tomar de si, aquilo que lhe deveria ser o bem mais apreciado: a Vida!” 

O quão longe chegaria um devoto pelo seu panteão? Ou a pergunta deveria ao menos ser: O que estaria disposto a sacrificar em nome de um deus? 

Honra, lealdade, comprometimento e até compaixão, são algumas premissas presentes em espíritos/personalidades bondosas que acreditam estar fazendo o que é certo, em prol de algum bem maior. Acontece que estas mesmas premissas podem ser aplicadas aos devotos, sejam seus panteões bondosos ou não.

E como um panteão pode afetar uma campanha de RPG? A escolha de utilizar um panteão em uma aventura ou mundo pode tornar mais interessante as interações e os eventos que cercam aquela narrativa. Jogadores que possuem um deus a qual seguem, podem criar contextos novos e incluir parte de sua religião nas missões, na narrativa do mundo e até mesmo nas tomadas de decisões.

E são as decisões, guiadas pelas ordens de um Panteão, que podem afetar drasticamente uma aventura. As leis que regem aquela religião, e as punições causadas aos traidores podem facilmente influenciar qualquer evento que se mostra diante dos jogadores.

Para obter bônus e poderes, muitos se tornam seguidores de um deus, aderindo à suas condições e vontades. Um deus maligno fará com que seus servos busquem o caos ou almejem aumentar sua força, sacrificando até mesmo humanos. Os deuses que regem em torno do sacrifício também podem ser ótimos causadores de conflito.

Outras personalidades, como as que protegem a natureza, podem impedir seus devotos a comandar um ataque letal contra um ser vivo ou contra um animal “sagrado”. Outros bondosos, podem impedir seus seguidores de utilizar a violência, permitindo apenas a proteção e cura.

Uma rápida leitura sobre os panteões presentes em um sistema já é mais que suficiente para dar novas ideias a um mestre. Inserir cultos e conflitos com determinado panteão, pode gerar horas de angústia e até mesmo diversão

Ainda que talvez as restrições possam causar desconforto e até mesmo atrapalhe decisões importantes do grupo, a imersão com este conteúdo aumenta o gosto pela jogatina, pois é na dificuldade que surgem soluções criativas e histórias épicas.

 

Tópico 5. Nossos melhores memes do mês!


 E se passaram mais 30 dias e estou aqui para mostrar os memes mais badalados das nossas redes sociais! 

Então nesse assunto peço para que você nos siga lá no Instagram: @mestredosmagosrpg e acompanhar nosso conteúdo diário, todo dia temos algo novo! (https://instagram.com/mestredosmagosrpg) Liderando os 10 memes, temos este que fez um grande sucesso de engajamento! Diversos comentários e curtidas, compartilhamentos e etcetera! Neste meme tivemos 2.467 likes! É um meme muito interessante de se pensar... Espalhe para todos que não existe RPG ruim, apenas que o jogador tenha um pouquinho de esperança que logo logo achará um bom grupo de RPG! 


- Peço humildemente que vocês reajam aos memes aqui postados se acharem engraçados!




Em segundo lugar pensamos em toda a bagagem do grupo. Como fica? Ah, joga pro anão tank, mais forte que um anão, só dois anões.



O bardo não é santa mas é cheio de graça! Olha só a audácia dessa criatura, engravidou a filha do taverneiro e ainda quer respeito como genro.


Sempre tem um jogador que é viajado em um romance com uma NPC. Eu Gatolino tenho algo pra confessar, teve uma sessão que o mestre apresentou uma gatinha de raça rara e bonita, e filha do rei daquele reino, ela logo virou meu par romântico!



Nessa hora onde o jogador tira número muito alto nos dados e o mestre diz que ele erra... Rapaz, o grupo já se prepara que o boss tá com tudo!



Nessas horas temos que ter muita fé mesmo pra poder tirar um crítico no dado!



É muito engraçado quando isso acontece, o personagem tem 1 em Aparência e crita na rolagem de seduzir.



Aí o boss joga o dano e só tira número alto na primeira vez...



Traz o Monster que a mesa pode durar 12 horas, bebê!


E finalizando nossos melhores memes do mês, temos este! 

Já imaginou? O mestre narrando uma história que o jogador criou! Será que o mestre desconfiaria dos conhecimentos do jogador sobre toda a narrativa?!

- Então é isso, meus gatinhas e gatões, próximo mês voltaremos com mais memes resenhados! Não se esqueçam de reagir os memes, assim temos uma noção de que estamos fazendo um bom trabalho.



Tópico 6. Cenas Épicas!

Cena Épica do João Marcello

Em meio a uma guerra tormenta, todo o meu grupo havia morrido e sobrou apenas eu, minha personagem Ranger Eliza Korant e o amigo Adam, ele domou um dragão, mas acabou que foi derrotado por conta de uma altitude imensa que o fez desmaiar, por sermos lvl 18 ele ficou bem, mas desmaiado o resto da sessão, e apenas minha personagem estava de pé, enfrentei dois dragões apenas com uma pistola e 60 munições, eu matei ambos, mas por ter levado uma baforada havia ficado com 1 PV quando os matei, porém a fadiga me fez desmaiar, e depois ela se tornou a lendária heroína Eliza Korant, que é lembrada até os dias de hoje.

Cena Épica da Valquíria Nedieste

Nick Levinne, era 1 vampiro Mestre de 219 anos, que tinha uma filha de 16 anos, que havia sumido há pouco mais de 4 dias, ele era um dos protagonistas daquela Saga, daí o mesmo buscou informações em vários cantos, até saber que a mesma havia sido sequestrada por um grupo de vampiros, que o mesmo não fazia ideia que ainda existia.


O mesmo foi coletando mais informações para saber o por que do sequestro e onde achar os supostos vampiros. Então o mesmo depois de quase 2 dias de busca, descobre que pegaram a mesma para fazer 1 ritual, que consistia em os vampiros obter parte do raro poder que ela possuía, como andar durante o dia, e da mesma ser meia Anjo, coisa que Nick guardava para si, como iriam descobrir isso, que nem mesmo os vampiros ancioes mais fortes poderiam ler a mente de outros respectivos vampiros de classe alta. E ainda mais ela uma híbrida angelical. 


Assim o mesmo juntou uns aliados e foram a caça, depois de descobrir o covil, o mesmo traçou um jeito de adentrar e emboscar, e assim foi. E depois de conseguirem com sucesso entrar e chamar a atenção de poucos vampiros que não conseguiram ser páreo para Nick, e consequentemente os mesmos foram impedidos antes mesmo de avisarem seus respectivos senhores. 


Assim Nick, conseguirá com seu grupo o acesso ao nível pretendido e assim, achar sua filha, ele sabia que faltava poucas horas para o Ritual, então, o mesmo chega e resgata sua filha bem. 

Porém, ao tentar sair, Nick e seus aliados percebem que as entradas e saídas estão lacradas com selos mágicos antigos, e que depois de ver a origem dos selos, o mesmo percebe que cairá em uma armadilha, já que os selos sempre estiveram ali, pq sua ativação necessitava que a vítima conseguisse seu objetivo, era um selo antigo, e que para não ser detectado de forma mais fácil, o mesmo permite que a vítima primeira conclua seus objetivos. E assim foi feito. 


Tudo era uma farsa, inclusive todos os habitantes da cidade onde Nick residia, fazia anos que haviam sido controlados por esse vampiro, seu nome até então desconhecido, Dervonier Demescu! O Vampiro filho de uma humana com um Ancião era a mente por trás de tudo. 


Assim muitos poderosos e antigos vampiros surgiram, e assim conseguiram neutralizar Nick e seus aliados. E ainda Nick em uma cena bem triste teve que assistir sua filha ser morta, e seus aliados, e ainda por cima sendo forçado a beber do sangue da mesma. Isso tudo antes do mesmo vir a ser ceifado pelas mãos do próprio Dervonier. 


Ninguém acreditou no que acontecerá nesse dia, fazia meses que estavam nessa aventura, e ninguém imaginou que 2 pdm's, que eu havia colocado para eles a meses, seriam os responsáveis pelas suas mortes. E fiz questão de fazer os mesmos se revelarem antes do fim inevitável. 


Obs: quando este respectivo selo é ativado, além de impossibilitar a saída das vítimas, o mesmo também tira os poderes dos mesmos por 12 horas. Sua filha havia sido atraída por uma amiga de mais de 2 anos, que era vampira e que levou esse tempo para ganhar a confiança da mesma. Tudo isso em troca do raro poder dela, e de artefatos raros que Nick e o grupo havia obtido nesses meses de campanha. 


Espero que goste. É longa, porém, foi um dia divertido para mim! Kkkkkk

Cena Épica do Brenno Otoni

Era uma campanha de d&d com algumas alterações feitas pelo mestre, meu personagem era um drow ladino na minha party tinha: uma humana guerreira, um paladino humano, e um mago também humano eu era o único diferente da party nós aventuramos até chegar o nível 20 e chegar no Boss iríamos lutar contra um dos cavaleiros da profecia servos de ragnarus um chefe q meu mestre também criou, e nos o matamos, se me lembro bem Jack estava com bem pouca vida igual o restante do grupo. 

Quando repentinamente ele se ergue de novo e usa 3 ações lendárias para matar cada um dos companheiros de Jack ele com um ataque de Pânico corre com tudo oq ele tem, depois disso Jack e conhecido como uma lenda por ser o único ser a enfrentar um dos cavaleiros e sair vivo. 

Agora estamos em outra campanha e estamos level 5 e viajando a procura da lenda q Jack se tornou nosso grupo decidiu q era uma boa ideia se arriscar tanto em busca de informação 

Enfim o mestre nós revelou o porque o cavaleiro de ré-ergueu na outra campanha nós podíamos procurar pela história desse cavaleiro mas nosso grupo decidiu que não e que era melhor nos o matarmos primeiro para evitarmos mais tragédia e esse foi nosso erro o único jeito de matalo  e fazer ele se arrepender do pecado que ele cometeu e se arrepender por ter feito pacto com ragnarus 

Espero que tenha gostado da minha história .




"Oh não, o Gatolino foi capturado por um mau muito poderoso. O mago das trevas o aprisionou juntamente com seus amigos, apenas alguns escaparam usando seus artefatos mágicos para atravessar diversas outras realidades. O terrível arcano espalhou os bichos aprisionados em várias realidades com o seu poder imensurável. Precisamos salvar nosso mascote, não quero nem imaginar o que acontece se falharmos. O que acontecerá com o Gatolino Notícias, ou melhor, o que acontecerá com o servidor?"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

      Agradecemos a todos por lerem nossas colunas.